Centro de Portugal
Aqui há Carnaval
para todos os
tipos de foliões
Gosta de assistir aos cortejos ou prefere mergulhar na história e nas tradições carnavalescas? Seja que tipo de folião for, vai encontrar um programa à medida, no Centro de Portugal.
Carnaval é sempre sinónimo de festa, risos e alegria. Mas nem toda a gente gosta de o celebrar da mesma forma. Alguns foliões não prescindem de assistir a imponentes corsos carnavalescos, onde o samba reina, personagens exuberantes invadem as vilas e cidades e carros alegóricos gigantes ocupam as ruas.
Outros, por seu turno, preferem a simplicidade das tradições seculares, algumas delas ancoradas em rituais ancestrais. No Centro de Portugal, há oferta de tudo isso.
Venha connosco descobrir alguns dos concelhos onde o Carnaval é celebrado a rigor. Depois, escolha os seus favoritos e vá festejar.
Para quem gosta de cortejos e desfiles
Se quando pensa em Carnaval pensa em samba, então, Ovar, Estarreja, Mealhada e Figueira da Foz são os seus destinos de eleição. Com grandes corsos, nas tardes de “Domingo Gordo” e de terça-feira, além de animação nocturna, esses são concelhos onde os ritmos do Brasil se misturam com a folia à moda portuguesa. E onde não falta música, festa, cor e diversão.
Mas nem só de samba vivem os cortejos de Carnaval no Centro de Portugal e há desfiles mais tradicionais. É o caso de Torres Vedras, de onde nos chega, este ano, o “Carnaval do Futuro”, ainda que o início dos festejos carnavalescos naquele município, de forma organizada, date de 1923. As manifestações carnavalescas, essas, já vinham de antes, sendo seculares. O certo é que por ali, ainda hoje, continuam a ser eleitos dois homens da comunidade para desempenharem os papéis de rei e de rainha do Carnaval. E a tradição das “matrafonas”, em que os homens se mascaram de mulheres, continua viva e a marcar os desfiles, agendados para domingo e terça-feira.
Na Batalha, está tudo a postos para que o corso de Carnaval a saia à rua. O mesmo acontece em Pataias, Alcobaça, onde este ano se celebram 25 anos de festejos carnavalescos. Já em Peniche, os tradicionais desfiles também não vão faltar – sendo sempre as datas mais esperadas de um extenso programa de festas –, assim como na Pampilhosa da Serra, onde o cortejo conta sempre com muita criatividade e sátira à mistura.
Sabia que o Carnaval de Estarreja é o primeiro no mundo a ser adaptado a daltónicos? Para isso, foi implementado o código de identificação de cores ColorADD, na organização do recinto dos desfiles.
O Carnaval de Torres Vedras é Património Cultural Imaterial Nacional
O Carnaval de Torres Vedras é Património Cultural Imaterial Nacional
A cidade de Ovar acolhe, anualmente, um dos festejos de Carnaval mais emblemáticos do país. Créditos DR https://www.facebook.com/photo/?fbid=10154913783188726&set=a.10154913636213726
A cidade de Ovar acolhe, anualmente, um dos festejos de Carnaval mais emblemáticos do país. Créditos DR https://www.facebook.com/photo/?fbid=10154913783188726&set=a.10154913636213726
No coração do Dão encontra dois carnavais - Nelas e Canas de Senhorim
No coração do Dão encontra dois carnavais - Nelas e Canas de Senhorim
O carnaval de Estarreja atrai milhares de visitantes todos os anos. Créditos DR: https://www.facebook.com/photo/?fbid=573487261488413&set=a.573489938154812
O carnaval de Estarreja atrai milhares de visitantes todos os anos. Créditos DR: https://www.facebook.com/photo/?fbid=573487261488413&set=a.573489938154812
Para aqueles que gostam de tradições ancestrais
Muitas de origem incerta, há tradições ancestrais ligadas ao Carnaval que ainda perduram, em vários concelhos do Centro de Portugal. Máscaras, jogos de rapazes solteiros, danças atípicas e, acima de tudo, autenticidade. É disso, e de mais, que são feitas as celebrações carnavalescas mais peculiares.
A “Dança dos Cus”, em Cabanas de Viriato, no município de Carregal do Sal, não deixa ninguém indiferente. Remonta a finais do século XIX e tem-se assumido como um dos cartazes turísticos da região.
Em Figueira de Castelo Rodrigo, por seu turno, foi retomado em 2023 o tradicional desfile “Correr o Entrudo Figueirense”. No mesmo concelho, em Vilar de Amargo, o Carnaval manda as mulheres mascararem-se de homens e os homens de mulheres, usando máscaras de cortiça para esconderem os rostos. São, precisamente, as máscaras de cortiça o chamariz da “Corrida do Entrudo”, que acontece nas Aldeias do Xisto de Góis, com início em Aigra Nova.
Os “Cardadores” assumem-se como as personagens centrais do Carnaval de Vale de Ílhavo, Ílhavo, com os seus excêntricos trajes e máscaras.
Os Caretos de Lagos, em Mira, marcam a matriz cultural do concelho. Na aldeia de Touro, em Vila Nova de Paiva, o galo é o rei da festa e figura de destaque – para acabar, depois, na panela. A rivalidade entre bairros alimenta os festejos em Canas de Senhorim e em Nelas.
E na Quintela de Azurara, em Mangualde, não faltam fogueira, papas de milho e o jogo “Sacada”, destinado aos rapazes solteiros. No final, em todos os municípios, a tradição une-se à alegria e o convívio entre os foliões faz a festa.
Torres Vedras
Sabia que o Carnaval de Torres Vedras já tem mais de cem anos? O início dos festejos data de 1923. Nesse ano, houve apenas rei (Álvaro André de Brito) e a primeira rainha (Jaime Alves) juntou-se no ano seguinte.
Curioso? Saiba mais no podcast “Aqui Entre Nós, o Centro de Portugal”:
Créditos da imagem: DR - https://www.facebook.com/photo/?fbid=4996149277098690&set=a.4996151643765120
Ovar
Um dos festejos de Carnaval mais emblemáticos do país. Não se conhece o início das tradições Carnavalescas aqui. Os periódicos vareiros referem-se ao Carnaval de Ovar em 1887.
Carregal do Sal
Em Cabanas de Viriato pode assistir à “Dança dos Cus”, único do género em Portugal e que atrai visitantes nacionais e internacionais
Canas de Senhorim
Aqui a rivalidade entre o Paço e o Rossio enche as ruas de cor e de música que culmina com o tradicional despique, na terça-feira de Entrudo
Do que está à espera?
Venha connosco e celebre o Carnaval no Centro de Portugal!
NOTA: As condições meteorológicas adversas podem levar ao cancelamento dos desfiles. Informe-se antecipadamente.