Alberto Oculista
Quando o passado também conta o futuro
Pode uma óptica contar uma história com histórias de gente dentro? Pode, e a Alberto Oculista leva já 40 anos a fazê-lo, mostrando que o futuro também se tece de passado.
Para conhecer a Alberto Oculista é necessário retroceder até 1984 e localizarmo-nos numa ilha no meio de Atlântico, onde, naquela época, todos os sonhos são possíveis, mas a maior parte ainda está por concretizar.
É aí, na cidade no Funchal, capital do Arquipélago da Madeira, que a forte motivação de Alberto Caires encontra o espaço e o tempo certos para prosperar, fundando a primeira loja de uma rede que, hoje, é vasta e reconhecida pela sua inovação e pioneirismo – a Alberto Oculista.
Quatro décadas depois, é tempo não só de celebrar o número redondo do aniversário, mas é também o momento de perceber o segredo da longevidade.
Afinal, o que é que faz da Alberto Oculista a marca que soube trilhar um caminho até chegar bem perto de todos os portugueses?
A História com muitas histórias dentro
Para conhecer profundamente a alma de uma organização, há que escutar atentamente o que diz quem nela trabalha. E é precisamente ao fazê-lo que descobrimos a chave do sucesso da Alberto Oculista: as pessoas que habitam as histórias e a história da própria empresa.
Melhor do que ninguém, os colaboradores da empresa conhecem do que ela é feita. Um dos mais antigos funcionários e uma das mais recentes ‘abrem a porta’ e partilham o que é a Alberto Oculista e põem a descoberto o lado de grande empenho na busca de soluções inovadoras e comprometidas com a saúde visual, mas também o seu lado profundamente humano e ético.
Com quatro décadas de existência, é inevitável que sejam muitas as histórias vividas diariamente pelos colaboradores da Alberto Oculista no atendimento ao público, umas mais engraçadas, outras inusitadas, mas todas plenas de vida.
É o caso precisamente das situações caricatas recordadas por Juan Carlos Fernandez, a trabalhar na empresa praticamente desde o início, como a do “cliente que fez óculos para ver ao perto, mas, ao efectuar o levantamento dos mesmos, ficou todo irritado por não conseguir ler, sendo que, afinal, ele não sabia ler”; ou a história da “cliente com lentes de contacto que, na loja, estava com uma visão excelente, mas, no dia seguinte, regressa toda chateada por não conseguir ver de um olho, e depois percebe-se que tinha colocado as duas lentes no mesmo olho”.
Também Janine Cardoso, Directora Operacional da Zona Centro e, actualmente, a trabalhar na mais recente loja da cidade de Aveiro, possui já uma considerável colecção de histórias passadas com clientes, apesar de só estar na empresa há oito anos.
Para partilhar, escolhe uma recente e que revela bem o poder de um gesto e o impacto que pode ter na vida dos outros: “Fizemos uma atenção à mãe de um filho especial, portador de trissomia 21, que está sempre a partir os óculos, e oferecemos os óculos a este menino. O engraçado foi que a reacção da mãe foi chorar emocionada e a do filho foi cantar músicas populares, fazendo a loja inteira cantar e dançar com ele. Ficámos todos muito felizes, porque esta nossa atitude tão simples fez, afinal, toda a diferença para esta família.”
O fundador da Alberto Oculista, Alberto Caires
O fundador da Alberto Oculista, Alberto Caires
A motivação e as aprendizagens permanentes
Recrutado directamente por Alberto Caires, Juan Carlos Fernandez tem 63 anos de idade, mas tinha apenas 24 anos quando começou a trabalhar na primeira loja da marca. Actualmente a trabalhar como refraccionista na loja da Rua das Aranhas, no Funchal, relembra o seu percurso com alegria. “Quando entrei, já fazia atendimento ao cliente e montagem de óculos; depois foi sempre a aprender, a melhorar e, 39 anos depois, continuo a aprender”, afirma o colaborador.
Diz mesmo recordar-se bem do dia em que Alberto Caires, o fundador da Alberto Oculista, o convidou para trabalhar e da impressão que na altura lhe ficou do futuro patrão: “Ficou logo a ideia de uma pessoa trabalhadora e séria”.
A razão para a motivação que ainda hoje sente vem precisamente dessa figura tutelar:
“A motivação veio do senhor Alberto, que sempre me incentivou a fazer mais e melhor. E como gosto de estar sempre a aprender, essa é a minha maior motivação.”
Além disso, destaca também, como factores para se empenhar da melhor maneira que consegue e sabe, “o contacto com as pessoas”, bem como a sua “família do trabalho” – expressão que usa para designar os colegas – “que passaram de três ou quatro para centenas”, numa alusão à crescente expansão da rede de lojas Alberto Oculista.
Uma história que começou no Funchal
Desde 1984, ano em que Alberto Caires fundou a primeira loja Alberto Oculista na rua Dr. Fernão Ornelas, no Funchal, o crescimento da marca tem sido consistente e fulgurante.
Ao longo dos anos seguintes, a implantação no Arquipélago foi forte. E, em 2004, a Alberto Oculista fez mais uma abertura, mas esta muito significativa para a marca: abriu uma segunda loja na rua onde tudo começou, celebrando, assim, os seus 20 anos.
A partir de 2011, o rumo da expansão alterou-se em direcção ao Continente, com a abertura de dez lojas no Algarve e, logo no ano seguinte, duas nos Açores. O crescimento foi contínuo e acelerado, levando a empresa a marcar presença em todo o território nacional, avançando com novos conceitos de loja e chegando mesmo ao país vizinho, em 2017, com a abertura de um espaço em Madrid.
A mais recente abertura, este ano, na cidade de Aveiro levou à cidade o que de melhor se faz e pode oferecer no sector das ópticas em Portugal.
Hoje, a Alberto Oculista orgulha-se da sua história e do caminho percorrido, dispondo de uma rede de 68 lojas físicas.
Orgulho para continuar
a olhar em frente
Embora trabalhar numa óptica nunca tenha feito parte dos seus sonhos de juventude, Juan Carlos Fernandez diz que, hoje, não se vê a fazer outra coisa. Assume sem pudor o orgulho que sente por trabalhar onde trabalha, sobretudo porque, nas suas palavras, “a Alberto Oculista está sempre para os clientes, sem distinções, e tenta sempre oferecer melhor, quer seja em produtos ou em profissionalismo”. Aliás, na Alberto Oculista, destaca especialmente a “dedicação” e “o prazer de colocar o cliente sempre acima de tudo”.
“Tenho o costume de dizer que somos bons no que fazemos. Isso deixa-me orgulhoso do que já fiz, e nunca esquecendo que estamos sempre a tentar melhorar”.
E também Janine Cardoso destaca as mesmas características na marca. Adiante que se pudesse escolher uma só palavra para definir a Alberto Oculista, escolheria “visionária”, pois os olhos estão sempre postos no futuro. Mas fá-lo sem esquecer as pessoas, uma vez que os valores, saberes e o bem-estar dos colaboradores e dos clientes estão sempre em primeiro lugar.
“O que fazemos é a pensar sempre neles [nos cliente]”.
“Orgulho em vestir a camisola”, é o que a colaboradora diz sentir ao integrar a empresa e a sua equipa. E, para tal, muito contribui o legado dos 40 anos de existência da Alberto Oculista.
“Sente-se que este percurso de crescimento foi feito a pulso, com muita garra, com muito empenho, muito trabalho, e é isso que a empresa nos transmite. Sentimo-lo em actos concretos da empresa, temos uma história a manter e a cultivar”.
O que também a motiva – e muito –é o facto de a Alberto Oculista ser uma empresa totalmente virada para o futuro. Nas suas palavras, esta ambição é sentida diariamente. “A empresa está sempre em constante actualização”, com as novidades e projectos inovadores a chegarem a um ritmo acelerado. “Isto faz com que tenhamos uma grande capacidade de encaixe e de resposta rápida”, justifica.
Agora, já sabe que, no futuro, pode contar com a Alberto Oculista.
Uma marca que tem sempre o passado bem presente em cada atendimento, experiência e armação de óculos que escolher.
CONTEÚDO COMERCIAL