A mais nobre das descobertas
Quando o futuro está a seguir à próxima curva, a estrada ganha um novo significado.
Viajar, tomar o volante de um automóvel e percorrer uma estrada nova, é uma das formas mais libertadoras de nos conhecermos a nós próprios. A estrada é um espaço privilegiado para estarmos com os nossos pensamentos, definir os nossos objectivos e delinear o rumo que queremos dar à nossa vida.
Contudo, na estrada tal como na vida, a maneira como percorremos o caminho é tão importante como o nosso destino.
Olhando para o futuro, não podemos esquecer o que deixamos para trás, e hoje já é possível viajar sem deixar "pegadas" negativas para o meio ambiente, graças aos veículos 100% elétricos, como o Nissan Ariya. É ele que nos leva nesta viagem de descoberta.
O início da viagem
Tudo começa com o "iki".
O sentido estético japonês não se limita à arte, mas sim a todas as áreas da criação humana, incluindo a vida em si mesma.
A busca da perfeição e do minimalismo, coexistem com a espontaneidade, com a alegria de viver a vida mesmo nos mais pequenos detalhes, sem esquecer a profunda relação com o sol, a luz e as cores.
"Iki" deve estar tão presente na mão do pintor ou do escultor que desenham as linhas de um automóvel, como na mão que guia esse automóvel pela tela que é a estrada.
Uma tela que representa oportunidade: oportunidade para criar, para conhecer coisas novas, para encarar a vida como se encara o amanhecer de um novo dia. O ínicio de algo.
Numa viagem de auto-descoberta, a cor escura do asfalto é pontuada pelos tons que vão transformando a paisagem. Sempre a dicotomia entre o negro do alcatão e o verde das florestas, o azul do céu, o tom acobreado e quente de um sol que nasce entre as montanhas.
É este jogo de equilíbrios que o Ariya enverga como as suas cores, para lembrar que em todas as viagens existem altos e baixos, luz e escuridão, uma razão para partir e uma vontade de chegar.
"Ariya" é um nome que invoca nobreza, coragem e força. Atributos que habitam neste crossover 100% eléctrico e que contribuem para uma experiência diferente, com alma.
Representando o compromisso com a herança histórica - sem nunca tirar os olhos da inovação - o Ariya apresenta uma frente nova, onde um escudo substitui as antigas grelhas. Um padrão kumiko combina as raízes nipónicas com o novo foco na performance sustentável, melhorando a aerodinâmica, sem descurar o estilo.
100% eléctrico, mas sem comprometer a liberdade e o conforto. A experiência da Nissan em veículos eléctricos encontra aqui o seu expoente, num veículo que permite até 533 km de autonomia e carregamentos rápidos de aproximadamente 35 minutos (para 80% da capacidade de armazenamento).
Futurismo intemporal: um conceito que se expressa não só nas linhas deste crossover, mas também no seu "coração" tecnológico.
Sempre presentes para ajudar, mas sem nunca se assumirem como uma distracção, os vários sistemas de apoio e de interconectividade do Ariya permitem-lhe estar sempre actualizado, pronto para o que aguarda mais à frente no caminho.
Até onde iria para
se encontrar a si mesmo,
se tivesse plena autonomia?
Inteligência e Força, o segredo para chegar ao topo.
Na hora de abordar a subida a uma montanha, devemos ter em mente as 4 forças em jogo. A força dos elementos, a força do automóvel que conduzimos, a nossa força (física e mental) e, por último, a força da própria montanha.
Com a ajuda do Ariya, conquistar uma montanha - seja ela o Monte Fuji, a Serra da Estrela ou qualquer outro cume cuja estrada aberta nos convide a subir - é também um jogo de 4 forças electrizantes, graças ao sistema
e-4ORCE.
Fruto de um legado histórico de veículos todo-o-terreno e desportivos da Nissan, este sistema de dois motores elétricos e tração integral nas 4 rodas permite ao Ariya encarar qualquer desafio com o mesmo ímpeto, segurança e capacidade de superação.
Mais do que um automóvel, este crossover de última geração assume o papel de um verdadeiro companheiro de aventuras.
Mas a força, sem a capacidade de a empregar da forma mais inteligente, de pouco serve.
Num exemplo perfeito de equilíbrio, quase uma lição de vida, os sistemas de apoio à condução do Ariya avaliam onde, quando e como aplicar tracção e força de travagem. Um jogo de xadrez que faz com que a viagem seja o mais fluída possível, mas que também garante que a linha que escolhemos, enquanto condutores, seja o mais verdadeira possível quando confrontada com a nossa intenção original.
O que nos reserva o horizonte? Transformação.
Se enveredamos por uma estrada desconhecida e desafiante, temos de estar prontos para nos adaptar às condições que ela nos apresenta.
Desde as viagens em que a potência e a precisão são essenciais para dominar a sinuosa estrada de montanha, até ao percurso de todos os dias em que a segurança e a tranquilidade dentro do habitáculo são uma fonte de inspiração, o Ariya mostra-nos uma enorme capacidade de adaptação.
Adoptar a mudança é trazer o futuro para perto de nós, é antecipar o que está após a próxima curva.
Ao adoptar uma mobilidade mais sustentável, 100% eléctrica, não estaremos assim a abdicar de nada, mas sim a criar espaço para um mundo melhor, que merece ser descoberto. Ao abraçar a tecnologia como um passo lógico a tomar, mas sem abandonar as suas raízes, o Ariya mostra-nos como qualquer viagem é uma oportunidade de crescimento. Para nós que tomamos o volante, mas também para quem nos acompanha.
E assim, percebemos que a mais nobre das descobertas é conhecer o mundo e conhecer a nós próprios.

