home
logo logo
11 Feverreiro 2026 - 17h22
pub
home
 

PRODUTOS
COLECÇÕES
COMUNIDADE
FORMATOS
INICIATIVAS
NÓS
 

 

Em busca do tesouro do pirata Rackham
Por Ana Filipe Gaspar

Tintim e Haddock encontram um novo amigo, o professor Girassol, e com ele vivem uma fantástica caça ao tesouro. No final, todos ficam a ganhar

Depois de, em O Segredo do Licorne, decifrar o enigma deixado pelo cavaleiro François de Hadoque, Tintim decide partir à procura do tesouro guardado no Licorne. Hergé continua assim a viagem por um universo de aventura e fantasia, enquanto o mundo vive os dias difíceis da II Guerra Mundial. E é uma enorme surpresa encontrar o autor belga a desenhar nos primeiros minutos do filme animado… Como Hitchcock, Hergé também gostava de fazer pequenas aparições nas suas histórias e, no DVD O Tesouro de Rackham, o Terrível, vemo-lo sentado na taberna onde dois marinheiros falam sobre a caça ao tesouro organizada por Haddock e Tintim.

Nesta aventura, surge ainda uma nova personagem, cuja genialidade e generosidade contribuem de forma decisiva para o final da história. O próprio apresenta-se: “O meu nome é Girassol, Trifólio Girassol.” Surdo e distraído, o pequeno cientista confronta-se de imediato com Haddock, que nunca se cala e não suporta não ser ouvido. Baseando-se em Auguste Piccard, Hergé desenhou Girassol – um “mini-Piccard” – à imagem do cientista suíço, o primeiro homem a explorar a estratosfera em 1931, a bordo do balão FNRS I, que atingiu 16 mil metros de altitude.

Para chegar à ilha de François de Hadoque, Tintim e Haddock viajam no arrastão Sirius. E, de novo, Hergé mobilizou esforços para que a embarcação fosse o mais fiel possível à realidade. A partir do esquema de um barco autêntico, John – O.88, foi feito um modelo do arrastão e desenhos de cada ângulo, com todos os pormenores.

Quando chega a altura de explorar os destroços do Licorne no fundo do mar, o destemido repórter veste um pesado equipamento de mergulho (com cerca de 80 quilos), criado pelos irmãos Denayrouze e Charles Petit em 1889. Composto por um fato de tecido e borracha, um capacete com um sistema de trinco simples e rápido de tirar, uns sapatos de chumbo e uma corda de segurança, o equipamento não fica completo se na superfície não houver quem maneje a roda da bomba. É uma tarefa cansativa, mas dela depende a sobrevivência do mergulhador. Na história, os responsáveis são os Dupond(t) com os seus “discretos” fatos de marinheiro e que fazem uma pausa imediatamente após Tintim mergulhar.

Mas, depois de inúmeros esforços, o tesouro não é encontrado. Tintim e Haddock regressam a casa e é narrado o episódio da compra do Castelo de Moulinsart pelo capitão. No final, o velho lobo do mar acaba por ganhar um “lar doce lar” (outrora residência dos seus antepassados), um novo amigo (ideal para gerar divertidas confusões) e até um mordomo, Nestor. Quanto ao tesouro, será que o final reserva alguma surpresa? “Tudo está bem quando acaba bem”.