Eduardo Cintra Torres
:Imagens novas, novas visão


A actual multiplicação de canais de TV proporcionada pela tecnologia leva também à multiplicação de "conteúdos" mesmo nas áreas que eram antes as mais desprezadas, como os documentários.
Em poucos anos, surgiram no mercado milhares de horas de teledocumentários, muitos deles de fraca qualidade e visando aproveitar as novas janelas de exibição para "encher chouriços". Começa a tornar-se insuportável ver no ecrã até algumas das obras cimeiras da humanidade, como as pirâmides de Gizé ou o Taj Mahal. As coisas belas banalizam-se quando nos são mostradas a toda a hora e com a superficialidade de muito turista perante a Mona Lisa.
Nem sempre, porém, isso acontece. A série Mar das Índias tem como primeira recomendação a busca de novas formas de mostrar o já visto noutros teledocumentários sobre o mesmo tema mas, principalmente, a busca de novas imagens e de lugares nunca dantes filmados. Alguns momentos dos primeiros episódios surpreendem não pela sua evidente beleza mas porque ainda ninguém nos mostrara aqueles lugares e daquela maneira: por exemplo, os castelos no planalto da Etiópia, o porto de Zanzibar, o santuário copta, sítios fantasmas no Norte de Moçambique.
Embora abusando do zoom e do efeito de telefoto (que nos dá a ideia de estarmos perto estando longe), Mar das Índias tem um rigor formal do enquadramento muito satisfatório visualmente. Alguns planos são mesmo duma beleza plástica rara nestes tipo de documentos. Havendo tantos teledocumentários, deveria haver mais imagens belas e surpreendentes - mas isso é o que distingue esta série dos teledocumentários vulgares. Mar das Índias tem mesmo alguns planos de paisagens que sugerem superfícies planas (pintura), matéria que quase convida a um debate filosófico: é a arte que imita a natureza ou é a natureza que imita a arte? À beleza plástica, junta-se um ritmo de montagem que se adapta ao panorama revelado e uma boa banda sonora.
Claro que os aspectos técnicos só fazem sentido quando se adequam ao projecto e isso sucede nesta série. Ao começar o primeiro episódio, o espectador sentirá um desacerto de Mar das Índias com o género habitual dos teledocumentários. A participação do apresentador, Miguel Portas, e a narrativa implícita na voz off não se sobrepõem à narrativa das próprias imagens, deixando que pareça que são estas que comandam o fluxo dos programas: este facto não é nada fácil de conseguir em TV. O apresentador e a voz off não nos pressionam com informação ou opinião nem têm demasiadas coisas para nos dizer: o texto-palavra remete-nos para a imagem-texto.
Os programas não nos forçam a aceitar o seu ponto de vista (que está lá, naturalmente). Ao contrário de outros teledocumentários que renovam para a era democrática e pós-colonial o ponto de vista nacionalista, etnocêntrico, estes programas levam-nos ao ponto de vista do "outro" sem ofenderem o ponto de vista nacionalista. O que vemos são antigos lugares dos portugueses em África abandonados porque a aculturação dos povos não chegou ao ponto de eles viverem aquela arquitectura como sua.
O que vemos da "nossa" passagem pelas terras swahilis e coptas é que sobram apenas ruínas, algumas palavras e uma ou outra lenda. Passámos por lá, fossem dezenas ou centenas de anos, como uma suave maré ou uma tormentosa monção do mar índico... Passámos. Os povos por lá ficaram, como nós por cá ficámos depois da dominação espanhola, ou francesa - ou inglesa - na nossa terra. Acontece que temos querido ater-nos à imagem dos bons descobridores a quem os povos teriam pedido para os colonizarmos. É uma memória reconfortante, como o é para os de lá a memória contrária, segundo a qual nada de positivo haveria na passagem portuguesa.
Esta série mostra que as imagens da memória são diferentes conforme o oceano que as banha E que ainda há imagens novas para colher com todo o cuidado.