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O Mago do Piano
Menino-prodígio do piano, Chopin deixou-se influenciar pelo folclore polaco. Hoje, o PÚBLICO dá-lhe a conhecer algumas das suas mais apreciadas valsas, “polonaises” ou “mazurkas”. Amanhã, será a vez de conhecer os seus concertos para piano Bem recebido pela crítica, o polaco Frédéric Chopin foi um dos mais importantes pianistas do romantismo. “Scherzo Nº 1 em Si Menor, Op. 20”, a primeira obra para piano do volume 8 que a Colecção Royal Philharmonic lhe dá hoje a conhecer, foi escrita em Viena e chamada de “banquete infernal”. A força da melodia criada por Chopin atraiu as atenções de Paris, cujos salões nobres se abriram à música do compositor influenciado pelo folclore de Varsóvia.
Chopin nasceu em 1810, em Zelazowa Wola, na Polónia. Teve aulas de música com o professor Adalberg Zwyny, um músico checo que lhe mostrou a obra de Bach e Mozart. Considerado um menino-prodígio, teve um percurso parecido com o de Mozart e tocou na Rússia a pedido dos Czares. Estudou no Conservatório de Varsóvia, onde aprendeu harmonia e contraponto com o compositor Joseph Elsner. Em 1828, escreveu o primeiro concerto para piano e orquestra, a “Crakoviana, Op. 14”. É considerado um “herdeiro directo” da forma de tocar piano que se intuía em Haydn, se manifestava em Mozart e em Beethoven. Ler »
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PRÓXIMOS COMPOSITORES |
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Mozart, Tchaikovsky
e Grieg
Se há verdadeiros génios da música, Wolfgang Amadeus Mozart é um deles. Nasceu em 1756, em Salzburgo, na Áustria, e começou por criar peças para festas, ceias e bailes dos salões da cidade. Mais tarde, muda-se para Viena e ocupa o seu tempo com a produção de sinfonias ou actuações com piano e orquestra, que lhe valem grandes aplausos da crítica. Menos compreendido foi Piotr Ilich Tchaikovsky, que nasceu em 1840, na pequena cidade de Votkinsk, na Rússia. Pós-romântico, foi acusado de a sua música se aproximar do espírito alemão, em detrimento do russo. Já Edward H. Grieg é o mais importante representante do nacionalismo musical norueguês. Nasceu em 1843, na cidade de Bergen, e aperfeiçoou os seus estudos de música no Conservatório de Leipzig. O crítico Eduardo Rincón defende: “Grieg começa um trabalho de organizador de concertos com o objectivo de divulgar o folclore e a música nacional norueguesa, transformando-se num notável maestro e num virtuoso do piano.” |
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