Antonín Dvorák

É um dos nomes mais importantes do nacionalismo musical checo por ir buscar referências às melodias populares da sua região. Nas composições de Antonín Dvorák (1841-1904), sente-se ainda o desejo de alcançar uma linguagem romântica próxima da de Wagner, sem esquecer a riqueza temática. Foi um mestre na criação de músicas alegres e um homem viajado e reconhecido mundialmente. Começou por trabalhar como violinista numa cervejaria da sua cidade-natal e a vontade de evoluir como compositor levaram-no até Viena, onde conheceu o músico Johannes Brahms, que o ajudou e o recomendou ao seu editor. A sua maior paixão, a ópera, foi também o estilo musical onde o artista conservou com maior pureza a veia nacionalista (realçada pelo uso da palavra). De entre os 11 trabalhos que compôs neste género, o mais conhecido é “Rusalka”, criado em 1900. No seu catálogo musical destacam-se ainda “Requiem”; alguns poemas sinfónicos como “Ondina”, “A Roca de Ouro”, “A Pomba” e “Carnaval”; o Concerto para violoncelo e orquestra; e alguns quartetos de cordas. Em 1892, foi convidado para dirigir o Conservatório Nacional de Nova Iorque. Nesse período longe de casa, acabou por criar aquele que é o seu trabalho mais admirado: a Nona Sinfonia, conhecida como “Sinfonia do Novo Mundo”.

 

 

PRÓXIMO COMPOSITOR

Clement Philibert Léo Delibes

Viveu com o desejo de atingir uma perfeição artísticainalcançável. Clement Philibert Léo Delibes (1836-1891)deixou, mesmo assim, uma obra marcada pela graciosidadee o exotismo, começando por se evidenciar nogénero da opereta. Desta fase mais ligeira, que duroucerca de 15 anos, destacam-se “Dois Cêntimos de Carvão”(criada, em 1856, para o teatro Follies Nouvelles),“A Tortilha” (1859), “Os Músicos da Orquestra” (1861),“A Serpente de Penas” (1864) e “Malbrough foi para aGuerra” (1867).
Insatisfeito com o rumo da sua carreira, Delibes tentoudestruir os seus primeiros trabalhos (sem êxito) e sóconseguiu umaoportunidade parase afirmar comoautor de partiturasde “ballet” com“A Fonte” (1866).Seguiram-se assuas composiçõesmais famosas,“Coppélia” (1870)e “Sílvia” (1876),que lhe granjearamum êxito semprecedentes naÓpera de Paris.A forma como conseguiu combinar o teatro com adança pura tornaram-no num músico de referência.Em 1881, Delibes foi nomeado professor de Composiçãodo Conservatório de Paris, onde havia estudado na infância.A sua obra mais fascinante, “Lakmé”, estreou-se a14 de Abril de 1883, e revelou alguns traços de um certomisticismo oriental muito comum na época. A músicade Delibes, artista com uma profunda sensibilidademelódica, parecia estar fora do seu tempo e evitou oarrebatamento do romantismo militante.