O Humor dos Irmãos Marx
Quarta-feira, 5 de Janeiro de 2005
Por: Rui Pedro Vieira
Por Rui Pedro Vieira

"Um Criado ao Seu Dispor" é uma sátira ao universo teatral protagonizada pelos geniais Groucho, Chico e Harpo Marx.

São considerados o expoente máximo do humor "nonsense" no cinema clássico de Hollywood, mas Groucho, Chico e Harpo Marx sabiam muito bem o que faziam. Os seus filmes são espaços de diversão, histórias ligeiras e seguidoras de uma aparente anarquia narrativa que, por entre trocadilhos e situações mais caricatas, demonstravam algumas das fragilidades da sociedade norte-americana das primeiras décadas do século XX.

Em "Um Criado ao Seu Dispor/Room Service" (1938) o alvo é a indústria teatral, mas também a gestão hoteleira e os esquemas de um produtor falhado para conseguir patrocinadores. Gordon Miller (Groucho Marx) tem a grande oportunidade para conquistar o meio artístico com a peça "Viva e Adeus", mas nada parece correr bem, com os 22 actores do seu elenco prestes a serem despejados de um hotel por falta de pagamento e uma dívida de 1200 dólares a atrasar toda a produção.

O autor da peça, Leo Davies (Frank Albertson), vem para saber como está a correr o espectáculo e não há muito para mostrar enquanto o dinheiro não aparecer. Quem também parece não estar disposto a ceder nas pressões é Gregory Wagner (Donald MacBride), o dono do hotel onde o grupo está instalado, que não vai desistir enquanto não expulsar Gordon Miller.

Neste cenário hilariante protagonizado por três perdedores, tudo vai servir para cumprir dois objectivos: ludibriar o dono do hotel e arranjar rapidamente um patrocinador. Miller parece ser um perito na arte de enganar o próximo, mas só consegue controlar a situação com o apoio de Harry Binelli (Chico Marx) e Faker (Harpo Marx), dois outros membros da companhia teatral. Neste jogo de embaraços, esquemas, vigarices e boa disposição, o trio protagonista captura um peru para matar a fome, rapta um médico por dizer a verdade e simula a morte do argumentista Leo Davies (sem esquecer os elogios fúnebres).

"Um Criado ao Seu Dispor" foi o único filme da carreira dos Irmãos Marx que não foi propositadamente escrito para eles. A história, marcada pelo humor físico inconsequente, foi uma bem sucedida adaptação do musical da Broadway "Room Service", da autoria de John Murray e Allen Boretz.

Groucho, Harpo e Chico Marx estão no terreno artístico que sabem pisar melhor, com os jogos de palavras e os gestos exagerados a recordarem por que são considerados a melhor herança humorística de um cinema extravagante e genuinamente divertido. O realizador William A. Steiter percebeu que a base dos Irmãos Marx era o teatro burlesco e centrou a maior parte da acção no quarto de um hotel, um espaço apertado onde as personagens entram e saem à pressa do enquadramento. A receita funciona, revelando o lado frenético da comédia.


 
"O Mundo a Seus Pés"
DE ORSON WELLES

"Um clássico que revolucionou a indústria artística, nos seus reflexos de testemunho e de onirismo. A partir dele, nada se adiantou - sobre os desígnios do poder, a influencia dos meios de comunicaçao, a vagabundagem visionária, os mistérios e os fantasmas da infância..."
"As Duas Feras"
DE HOWARD HAWKS

"O exemplo perfeito das 'screwball comedies', num requinte de ambiguidades morais e sexuais. Um prodígio quanto a narrativa e ao diálogo, ao tempo de acçao, aos efeitos de surpresa, ao absurdo dos artifícios, ao carisma extravagante dos intérpretes."
"Os Dominadores"
DE JOHN FORD

"Uma vibrante celebraçao da saga 'western', tendo John Wayne num dos seus mais formidáveis desempenhos, com a fenomenal reavaliaçao de Ford, em que ao envolvimento de massas se recorta, afinal, o vulto solitário dos protagonistas."
"King Kong"
DE MERIAN C. COOPER E
ERNEST B. SCHOEDSACK


"Épico do terror-fantástico, e um dos clássicos primordiais de culto, mantém um sortilégio essencial: em magia, exotismo, aventura, 'suspense', pulsao erótica em que se transcende o mito entre a bela e o monstro. Eis o espectáculo virtual por excelencia."