ESTATUTO EDITORIAL DO PÚBLICO.PT

PUBLICO.PT é um sítio de informação na Internet que herda e adopta como sua principal referência os princípios editoriais e a cultura de rigor jornalístico e inovação da sua empresa-mãe, o jornal PÚBLICO.

PUBLICO.PT orienta a sua actividade informativa por critérios de rigor, independência, clareza e criatividade editorial.

PUBLICO.PT inscreve-se numa tradição europeia de jornalismo exigente e de qualidade, recusando o sensacionalismo e a exploração mercantil da matéria informativa e visando uma informação eficaz, atractiva e imaginativa.

PUBLICO.PT aposta numa informação plural, que cubra os mais variados campos de actividade e que ofereça diferentes perspectivas da realidade, visando contribuir para a compreensão de um mundo de complexidade crescente e corresponder às motivações, interesses e necessidades de públicos diversos.

PUBLICO.PT estabelece as suas opções editoriais sem hierarquias prévias entre os diversos sectores de actividade, numa constante disponibilidade para o estímulo dos acontecimentos e situações que, quotidianamente, são noticiados e comentados.

PUBLICO.PT considera que a existência de uma opinião pública informada, activa e interveniente é condição fundamental da democracia e da dinâmica de uma sociedade aberta, que não fixa fronteiras regionais, nacionais e culturais aos movimentos de comunicação e opinião.

PUBLICO.PT considera como condições essenciais para a formação de uma opinião pública e para a sua mobilização não só a existência de uma informação rigorosa e isenta, mas também a exposição, encontro e discussão de diferentes opiniões.

PUBLICO.PT participa no debate das grandes questões que se colocam à sociedade portuguesa na perspectiva da construção do espaço europeu e de um novo quadro internacional de relações.

PUBLICO.PT recorre às novas possibilidades técnicas que se oferecem à informação, quer no domínio da produção de informação quer no da sua distribuição, explorando as capacidades de permanente comunicação e interacção com os seus leitores.

PUBLICO.PT é responsável apenas perante os leitores, numa relação rigorosa e transparente, autónoma dos poderes políticos, económicos ou religiosos e independente de poderes particulares.

PUBLICO.PT reconhece como seu único limite o espaço privado dos cidadãos e tem como limiar de existência a sua credibilidade pública.

Março 2000




publico.pt edição impressa última hora desporto guia do lazer bd cinecartaz tvzine
fotojornalismo calvin bartoon tempo serviço público copyright publicidade ficha técnica

© 2001 PUBLICO.PT, Serviços Digitais Multimédia SA
Emails: Direcção Editorial - Webmaster - Publicidade