
Coimbra, 15 de Janeiro de 2007 
 
 
 

 
Caro Director do Público: 
 
No dia 27/10/2006 enviei uma carta ao Provedor sobre a qual basearia a sua crónica 
“Uma Forma de Plágio”. No passado domingo (7/01/07), após ter lido a crónica do 
Provedor escrevi uma carta ao Provedor mencionando que, por mim, o assunto estaria 
encerrado. Estaria longe de pensar que poderia tomar o caminho e proporções que 
tomou. Por isso, sinto que devo acrescentar algo ao que tem sido escrito. 
Quando escrevi a primeira carta ao Provedor fi-lo na intenção de que esta deveria servir 
para alterar procedimentos menos correctos.  
É importante que não tenha “caído em saco roto” e sirva para despoletar uma saudável 
discussão sobre o assunto.  
Devo dizer que, mais tarde (16/12/2006), ainda antes de escrever a sua primeira crónica, 
o Provedor me contactou pedindo-me um original do texto. Na altura não percebi se o 
original que mencionava se referia ao texto da jornalista Clara Barata ou se “do original 
da presumível tradução que referi”. Enviei-lhe indicações de alguns sites nos quais se 
contava o da “wikipédia”. Nunca lhe mencionei o site da notícia do “New Scientist”. 
Isto mostra que o Provedor fez um trabalho de pesquisa sério.  
 
Parece-me ser consensual que a escolha e designação de um Provedor obedece a 
requisitos que pressupõem, entre outros, a existência de uma sabedoria inerente à 
experiência e desempenho da profissão. Os assuntos por ele abordados deveriam 
merecer sempre uma atenção séria e não um desmerecimento do valor (ou conteúdo) 
das suas crónicas. Claramente pareceu ser esta última a postura inicial da jornalista. 
 
Tal como o Provedor, penso que a jornalista não distinguiu o essencial do resto. E o 
essencial é que existiu comportamento incorrecto. O que choca é o não reconhecimento 
imediato do erro por parte da jornalista. Numa área sensível como a ciência é 
imperativo existir um cuidado redobrado. Relembro, com as devidas distâncias, um 
trabalho de 22 de Janeiro de 2006 que saiu na Secção Sociedade-Ciência, pág. 32, 
“Sistemas de Financiamento Científico Promovem a Fraude”, e as caixas que nele são 
reportadas. Embora a fraude (científica) seja o assunto desse artigo, a linha separadora 
entre fraude e plágio é por vezes muito ténue. Em muitas situações misturam-se.  
 
A discussão sobre a troca de “e-mails” parece razoavelmente bem documentada 
(convém no entanto ler ambas as cartas -jornalista & provedor- do dia 11/01/07). 
Do que é facultado (textos disponibilizados no blogue e crónicas do Provedor), a forma 
como o provedor actuou parece-me correcta. O Provedor tem obviamente o seu estilo 
próprio. Parece claro que desejava -mostrando isso por diversas vezes- que a jornalista 
se retratasse e fizesse a sua mea culpa. Ao invés a jornalista optou por alguma 
sobranceria e, num tom de alguma agressividade, argumentar com comentários 
criticáveis que mais parecem configurar o que em linguagem popular comummente se 
descreve como “a melhor defesa é o ataque” evitando deste modo uma clarificação do 
que se impunha. 



Relativamente às conclusões do CR do Público (comunicado de 12/01/2007).  
 
No ponto B, é mencionado o facto de “as frases serem sobre dados factuais e não plágio 
de ideias”. Mas então o artigo padece de um mal de raiz: o de ter sido assinado.  
Se não o tivesse sido ou se por exemplo na caixa tivesse sido utilizado “fonte: 
wikipédia” e no texto principal aparecesse, por exemplo em nota de rodapé, algo como 
“Nota: este texto foi adaptado de xxx e de 
www.newscientist.com/channel/health/mg19125704.100-tan-stimulant-may-bronze-
eventhe-fairest-skins.html.” por certo nada disto teria acontecido. 
 
Penso ser de importante considerar o Ponto C) Recomendação alíneas a, b e c) do 
comunicado do CR; nomeadamente no que diz respeito a 
“(…)clarificar e uniformizar os critérios de citação usados em todo o jornal(…)”. 
 
Não parece ser problemático inserir 5-6 citações num texto desta natureza (por ex. com 
letra mais pequena e no final do texto). Existem numerosas formas de apresentar 
referências bibliográficas (ou outras), por exemplo: 
Ozbay, E. Science, vol. 311, pag. 189 (2006). 
E se existirem muitas referências sobre um tema, por certo se pode procurar um trabalho 
onde essas referências apareçam e acrescentar no fim “e referências nele citadas”. 
Não creio que tal procedimento seja inviável por falta de espaço. 
 
Por último e talvez de algum relevo (e por isso dizia na minha carta ao Provedor que o 
assunto já não era novo) existem exemplos semelhantes que foram reportados por este 
mesmo Provedor; ver crónicas “Autoria, Primeira Parte por Rui Araújo”  21 de Maio 
de 2006” e “Autoria, Segunda Parte por Rui Araújo - 28 de Maio de 2006”.  
 
Evitar a repetição deste tipo de situações deve merecer uma atenção especial do 
Director do Público e do CR. 
A secção de Ciência do Público é inovadora no espaço jornalístico nacional e possui 
qualidade. O melhoramento de procedimentos deve ser uma constante. 
 
Não me escondo atrás da figura do anonimato. Penso no entanto que este tipo de 
assuntos merece ponderação e não um jogo de comentários (alguns já sem nada a ver 
com o assunto servindo inclusive para ataques a uma secção) que normalmente estão 
associados num “blogue”. Por isso envio esta carta para o seu email pessoal, dando 
igualmente conhecimento ao Provedor. Disponha para qualquer esclarecimento que 
julgue necessário. 
 
 
 

 
Com os meus melhores cumprimentos 
 
J. Sérgio Seixas de Melo 


