Um ano escolar revisitado no Boletim PÚBLICO na Escola
A partir de um conjunto diversificado de textos publicados na imprensa escolar, o Boletim PÚBLICO na Escola de Novembro recorda pessoas e acontecimentos que marcaram o passado ano lectivo. As notícias, reportagens, entrevistas, textos de opinião ou poemas extraídos de cerca de três dezenas de jornais e revistas de estabelecimentos de ensino básico e secundário de todo o país dão conta de inúmeras aspirações e realizações que fizeram o dia-a-dia escolar em 2006/07.
“No nosso primeiro dia de aulas, entre as muitas coisas divertidas que fizemos, respondemos à seguinte pergunta que a nossa professora nos fez: ‘O que venho fazer para a escola?’”, escreveram, no Sextinho, os alunos da turma C do l.º ano do Colégio Paulo VI, em Gondomar. O texto, que inaugura o percurso pelo ano escolar, refere, em seguida, o resultado da interrogação: “Após termos pensado muito bem sobre o assunto, respondemos o seguinte: Ana: brincar e ler; Beatriz: aprender, brincar e estudar; Duarte: fazer testes, desenhar, brincar e estudar; João: trabalhar, brincar, fazer desenhos e comer; José: estudar, brincar, fazer desenhos e trabalhos; Miguel: fazer contas, brincar e estudar; Márcia: estudar; Nuno Araújo: fazer contas, brincar, estudar e fazer trabalhos; Nuno Campos: trabalhar, ler, fazer letras, brincar e estudar; Pedro: fazer contas, desenhar, pintar e brincar; Rui: fazer trabalhos, estudar muito e fazer deveres; Tiago Santos: pintar, fazer desenhos, brincar e estudar; Tiago Azevedo: pintar, fazer letras e fazer desenhos”.
Passaram-se dois meses e, conclui o texto, “já fizemos tudo o que respondemos, ou seja, já aprendemos, já brincámos, já estudámos, já trabalhámos, já desenhámos... e a nossa professora disse-nos que vamos continuar a fazer tudo isto e muito mais”.
O passeio do Boletim PÚBLICO na Escola pelo ano escolar termina com “Shakespeare no Centro de Recursos Educativos Paulo Taborda”. A notícia assinada por Rosa Narciso, jornalista do Onda Jovem, o jornal da Escola EB 2,3 Dr. António Augusto Louro, no Seixal, diz que, na representação de Romeu e Julieta, ocorrida no final do 3.º período lectivo, “os alunos [da turma E do 6.º ano] estavam nervosos, mas, no final, tudo correu bem e os aplausos foram merecidos. Os encarregados de educação que vieram ver os seus filhotes saíram de sorriso nos lábios”.
Eduardo Jorge Madureira |