5 de Janeiro de 2001
O engenheiro civil Lourenço Ferreira, do Instituto para
a Conservação e Exploração da Rede Rodoviária
(ICERR) efectuou a última fiscalização informal
à ponte Hintze Ribeiro. "Por não ter encontrado
qualquer problema digno de menção", não
redigiu sequer o relatório, mas foi obrigado a fazê-lo
no dia seguinte à tragédia, conforme declarou à
comissão de inquérito criada no âmbito do Ministério
do Equipamento Social.
4 de Março
Por volta das 21h00, um dos pilares da Ponte de Hintze
Ribeiro cai, arrastando para o rio um autocarro e três automóveis
ligeiros. Morreram 59 pessoas.
5 de Março
De madrugada, Jorge Coelho, ministro do Equipamento Social,
anuncia a demissão do cargo.
Decretados dois dias de luto nacional.
Governo nomeia comissão de inquérito.
6 de Março
Primeira vítima é sepultada.
8 de Março
O presidente do Instituto de Estradas de Portugal, António
Martins, é afastado do cargo.
Aparecem os primeiros quatro corpos na Galiza.
9 de Março
Mais dois corpos dão à costa da Galiza.
12 de Março
Descoberto mais um cadáver na Galiza.
19 de Março
Provedoria de Justiça fixa em dez mil contos o valor
das indemnizações a atribuir aos familiares das
vítimas.
Instituto de Estradas de Portugal anuncia inspecção
a 354 pontes do país.
Conclusão do relatório preliminar da comissão
de inquérito ao acidente diz que a extracção
de areias, as cheias e as descargas das barragens se conjugaram
para provocar a queda da ponte.
Foi localizado o autocarro a cerca de 120 metros a jusante da
ponte de Entre-os-Rios. Estavam seis corpos no seu interior.
2 de Abril
Primeiro veículo encontrado. No interior estavam os
corpos de um casal.
7 de Abril
Segundo veículo encontrado e retirado.
8 de Abril
O Instituto Hidrográfico abandona as buscas no Douro,
34 dias depois do acidente de Entre-os-Rios.
11 de Abril
O presidente do Instituto de Navegabilidade do Douro (IND),
Mário Fernandes, apresenta a demissão, depois de
o relatório da comissão de inquérito ao acidente
ter atribuído ao IND culpas na queda da ponte.
19 de Junho
Encontrado terceiro carro com três corpos no seu interior.
7 de Outubro
Não são encontrados quaisquer corpos nas operações
de remoção do tabuleiro da ponte. Continuam por
aparecer 36 corpos. Para a Comissão dos Familiares das
Vítimas, chegou o momento de "partir para um novo
ciclo, uma nova vida, uma nova etapa".
9 de Outubro
A Comissão Parlamentar de inquérito ao acidente
de Entre-os-Rios termina os seus trabalhos e conclui que a causa
directa da queda da ponte foi "a descida do leito do rio
na zona do quarto pilar", relacionada com as "actividades
de extracção de inertes do leito do rio". O
relatório é enviado à Procuradoria-Geral
da República, para averiguar da existência de possíveis
"ilícitos criminais graves".
19 de Janeiro 2002
O Presidente da República efectua a sua primeira visita
oficial ao concelho de Castelo de Paiva, respondendo a um convite
de 1998. Jorge Sampaio justifica a deslocação com
a necessidade de "fechar o ciclo da tragédia".
26 de Fevereiro de 2002
Procuradoria-Geral da República informa, em comunicado,
que a investigação "está em fase adiantada".
4 de Maio de 2002
É inaugurada ao trânsito a nova ponte, uma réplica
da Hintze Ribeiro. Obras custaram cerca de sete milhões
de euros.
10 de Novembro de 2002
Vêm a público as primeiras informações
que dão conta que o Ministério Público já
apurou responsabilidades e que elas recaem nos organismos públicos
ligados ao ambiente e conservação de estradas, bem
como pessoas e entidades associadas à extracção
de areias.
11 de Novembro
O presidente da Associação de Empresas de Dragagens
do Norte, Fernando Jorge, assegura que ainda nenhum dos areeiros
que operavam em Castelo de Paiva foi notificado judicialmente
por eventual co-responsabilização criminal pela
queda da ponte de Entre-os-Rios.