Os Venenos
 
DR

Uso Ilegal de Venenos…
Uma ameaça à Saúde Pública e à Biodiversidade

 

Porque se usam os venenos?

A principal motivação para o uso de venenos é a eliminação de animais considerados nocivos.

Os predadores das espécies cinegéticas e pecuárias são as espécies-alvo e neste grupo incluem-se a Raposa, o Saca-rabos, o Lobo-ibérico, várias espécies de aves de presa como o Grifo e o Abutre Negro, assim como cães e gatos assilvestrados. Também são frequentes os casos em que o uso de venenos é provocado por conflitos e desentendimentos entre pessoas.

O uso de venenos como forma de extermínio está completamente proibido pelas leis nacionais e europeias e é uma prática irresponsável que pode ter consequências  graves para a Saúde Pública e Biodiversidade.

 

Quais as suas consequências?

A nível mundial, o uso de venenos está referido como uma causa das principais de diminuição acentuada e extinção de várias espécies protegidas.

Este facto deve-se principalmente aos seguintes aspectos:

É um método não selectivo de eliminação de animais, por isso podem ser afectadas muitas espécies para alem daquele ás quais os iscos envenenados se destinam.

O veneno aplicado em iscos é ingerido por um animal que acaba por morrer. Estes animais são por sua vez consumidos por outros, que acabam também por ser vítimas. Estas situações de envenenamento secundário sucessivo podem tomar proporções incontroláveis e imprevisíveis, sendo afectadas diversas espécies, principalmente aquelas que ocupam o topo da cadeia alimentar.

As espécies mais vulneráveis são as que têm hábitos alimentares necrófagos, ou seja, as que ingerem animais mortos ou pedaços de carne. Entre estas destacam-se o Lobo-ibérico, as três espécies de abutres que ocorrem no território Português – O Grifo, o Abutre-negro e o Abutre- do-Egipto, e várias espécies de aves de presa como o Milhafre real, a Águia Imperial e a Águia Real.

O uso de venenos provoca também a morte de animais domésticos e constitui um sério problema de Saúde Pública.

Muitas das substancias usadas como veneno são altamente tóxicas e algumas delas, como a Estricnina, estando proibidas há muitos anos em Portugal continuando no entanto a ser utilizadas. A falta de controlo eficaz sobre o uso de substâncias altamente tóxicas e a facilidade com que são adquiridas conferem á problemática do uso de venenos uma importância que vai muito além das consequências sobre a fauna silvestre.

O que fazer quando encontrar animais com suspeita de envenenamento

 
Por Samuel Infante, QUERCUS