Organização Mundial do Comércio
 

 

O que é a OMC?
A Organização Mundial do Comércio (WTO - Wold Trade Organization), com sede em Genebra, é a única organização a nível mundial que determina as regras a serem seguidas no comércio entre os países. As regras têm de ser negociadas e assinadas pelos países-membros e ratificadas pelos respectivos parlamentos.

www.wto.org

Comércio mundial em 1999 (versão em inglês)

GATT deu lugar à OMC
A OMC foi criada em 1995 e sucede ao Acordo Geral sobre Tarifas e Comércio (GATT - General Agreement on Tariffs and Trade), que nasceu em 1947 após a Segunda Grande Guerra.

Uruguai Round 1986-1994
As últimas negociações do GATT - denominadas Uruguai Round - duraram oito anos, entre 1986 e 1994, e deram lugar à criação da OMC. Em Fevereiro de 1997, foi alcançado um acordo sobre a liberalização dos serviços de telecomunicações, ainda integrado nas negociações do Uruguai Round. Apenas 69 países assinaram o acordo.

Número de países-membros
A OMC tem mais de 140 países-membros que representam 90 por cento do comércio internacional. Perto de 75 por cento (98 países) são estados em desenvolvimento ou sub-desenvolvidos. Há 30 países a negociar a sua adesão à OMC.

Objectivo
O objectivo da OMC é criar regras iguais para os produtores de bens e serviços, exportadores e importadores dos 130 países-membros. A função da OMC é alcançar acordos comerciais com base na redução das taxas alfandegárias entre os países-membros.

Actividade
A OMC actua como mediador entre os países-membros, medeia disputas de países-membros, renegoceia acordos comerciais entre países, assiste os países em desenvolvimento em matéria de regras do comércio internacional e coopera com outras organizações internacionais.

Decisões
As decisões na OMC são por unanimidade, apesar da organização permitir o voto por maioria - nunca foi utilizado na OMC e raramente no GATT.

Estrutura
O Conselho de Ministros, que reúne pelo menos uma vez em cada dois anos e é formado pelos ministros da Economia de cada país-membro, é o organismo de decisão de topo. Segue-se o Conselho Geral, que inclui embaixadores e chefes de delegações dos países-membros presentes em Genebra.
No segundo nível, o Conselho de Produtos, Serviços e Propriedade Intelectual reporta-se ao Conselho Geral. Existem vários grupos de trabalho a prestar assistência em matéria de acordos individuais entre cada Estado-membro, bem como sobre os acordos do ambiente, desenvolvimento, regras da OMC e acordos regionais de comércio. O secretariado da OMC é formado por 500 funcionários e está localizado em Genebra, não existindo nenhuma delegação oficial fora da cidade suíça.

Orçamento do secretariado da OMC
O orçamento anual do secretariado da organização está avaliado em 15,4 milhões de contos anuais (76 milhões de euros).

Disputas entre países-membros
A OMC tem um código de conduta para resolver disputas entre países-membros. Recorre a especialistas para interpretar os acordos e as leis individuais de cada país.
Até Março de 1999, a organização teve de intervir em 167 casos, enquanto durante a vigência das regras do GATT - entre 1947 e 1994 - existiram 300 casos de desacordo entre os países-membros.

Regras e acordos
As regras da OMC resultaram em 60 acordos negociados entre os países-membros e assentam nos acordos do "Uruguai Round", discutidos entre 1986 e 1994 e que obrigaram à revisão geral dos anteriores acordos do GATT. Baseiam-se na redução das taxas alfandegárias e na abertura dos mercados à circulação de serviços. Através destes acordos, os membros da OMC promovem um sistema comercial sem discriminações e obrigam-se ao cumprimento de direitos e obrigações. Cada país tem a garantia de que as suas exportações - e importações - terão um tratamento conforme às leis aprovadas na OMC.

Outros acordos da OMC
Em 1997 um total de 40 governos concluíram as negociações para a abolição de tarifas alfandegárias sobre os produtos de tecnologias de informação. Outros 70 membros deram por terminada a negociação sobre os serviços financeiros, designadamente a banca, seguros, segurança e informação financeira, e que cobre 95 por cento das operações financeiras e comerciais de todo o mundo. Em Maio de 1998, a OMC acordaram estudar a área do comércio electrónico a nível mundial. Em 2000 iniciaram-se conversações sobre a agricultura e os serviços.

Resultados da OMC
Os números relativos às exportações de mercadorias em todo o mundo indicam um aumento anual, em média, de seis por cento desde há cinquenta anos, segundo os dados estatísticos da OMC. Em 1997, as exportações totais foram 14 vezes superiores ao nível registado em 1950.

Fonte: Wold Trade Organization


publico.pt  publiconline  última hora  desporto  guia do lazer  banda desenhada  cinecartaz  tvzine
fotojornalismo  calvin  bartoon  tempo  horóscopo  serviço público  publicidade  ficha técnica

© 2001 PUBLICO.PT, Serviços Digitais Multimédia SA
Email Publico.pt: Direcção Editorial - Webmaster - Publicidade