Frank Perry/AFP
  O título de campeão francês pode ser retirado ao Nantes
  .
 

Nantes pode perder título para o Lyon
Sexta-feira, 8 de Junho de 2001

O Toulouse submeteu ao Conselho de Estado (CE) francês, a mais alta instância jurídica do país, um pedido de suspensão da classificação do campeonato da I Divisão. O clube pede que sejam retirados os pontos conseguidos pelas equipas em jogos em que alinharam com jogadores cujos passaportes se encontravam em situação irregular. A ser deferido este pedido, o Nantes perde o título para o Lyon e o Mónaco, o St. Etienne e o Metz descem à II Divisão, salvando-se assim o Toulouse e o Estrasburgo, despromovidos desportivamente.

Segundo apurou a AFP, o CE examinará a argumentação do Toulouse no dia 20, conforme avançou hoje (sexta-feira) a revista "France Football", mas apenas em Julho se pronunciará, e definitivamente, sobre a matéria. Se aceitar o recurso do Toulouse, a classificação final do campeonato francês sofrerá uma revolução.

O Toulouse, que enfrenta uma descida administrativa até à III Divisão – por falta de garantias financeiras que podem relegar o Marselha à II Divisão – pode salvar-se da despromoção e manter no escalão principal o Estrasburgo, relegando o Mónaco (problemas com o passaporte de Pablo Contreras), o St. Etienne (Alex e Aloísio) e o Metz (Faryd Mondragon) para o escalão secundário do futebol francês.

Mas a mais significativa das alterações que uma resposta positiva do CE ao Toulouse pode provocar é a substituição administrativa do campeão 2000/2001: o Nantes, que ganhou no relvado, pode ver o Lyon coleccionar pontos suficientes e garantir o título francês na secretaria.

Copyright 2000 Público S.A. / Publico.pt
Email Publico.pt: Direcção Editorial - Webmaster - Publicidade