Reacções
Quarta-feira, 8 de Junho de 2001


Da sua obra universal, ainda que sempre fiel à sua Bahía natal, emanam uma energia vital transbordante e uma imaginação riquíssima, ao serviço do combate por um mundo mais humano e mais justo.

Jorge Sampaio
Presidente da República



Admirava Jorge Amado como escritor solidário e progressista desde os meus tempos de universidade. Mesmo sendo um escritor de sucesso, nunca deixou de ser um homem simples, de uma modéstia tocante e de uma generosidade sem par.

Mário Soares
Ex-Presidente da República



Portugal vê desaparecer com pesar um carinhoso amigo que soube usar o seu talento ao serviço da defesa da justiça e dos oprimidos.

António Guterres
Primeiro-ministro



Foi um dos maiores escritores de língua portuguesa e, entre estes, o de maior projecção em todo o mundo. Por isso, é injusto e inexplicável que não tenha sido distinguido, como tanto merecia, com o Prémio Nobel da Literatura. Ele influenciou, com os seus livros, toda a minha geração, tanto cultural como politicamente. A sua morte representa uma grande perda para o universo da língua portuguesa.

Manuel Alegre
Poeta e deputado



A suas obras farão sempre parte do património cultural comum do Brasil e de Portugal. Foi um grande escritor e a sua morte é uma grade perda para a literatura de língua portuguesa.

Vasco Graça Moura
Poeta, ensaísta e eurodeputado



O legado de Jorge Amado transcende uma obra que, pela sua riqueza e densidade, é o exemplo vivo do que pode o espírito humano em suas mais elevadas criações. Que maior glória pode ter um escritor? A língua de Jorge Amado é um português que seduz todos os cinco sentidos, cheio de cores, sons, perfumes, sabores e texturas. Foi um criador que teve a coragem de pintar o Brasil em suas cores reais para, a partir delas, propor a sua utopia.

Fernando Henrique Cardoso
Presidente do Brasil



Jorge, a música popular da sua cidade ama você. A sua cidade ama você. O povo da Bahia é seu. Em todos os momentos de prazer, de alegria, que nós vivemos, você está presente, sempre. Em todas as comidas gostosas, em todos os prazeres sensuais, em todos os carnavais. Salvé Jorge.

Caetano Veloso
Músico



Desapareceu um monumento da literatura brasileira e mundial. Eu me sinto como se um pedaço da minha vida tenha ido embora. Acabo de saber, ainda não me acostumei com a ideia

João Ubaldo Ribeiro
Escritor brasileiro



Jorge Amado conseguiu juntar uma obra suficientemente grande para nos podermos manter sempre com ele. Deixou-nos os seus livros, o seu enorme talento, por isso, Jorge Amado nunca morrerá.

Craveirinha
Escritor moçambicano



Jorge Amado marcou os escritores portugueses e os próprios portugueses, que através dos seus livros quer através daqueles que foram adaptados para novelas. Temos todos a perder, brasileiros e portugueses, e sobretudo a escrita internacional.

Graça Didier
Presidente da APEL - Associação Portuguesa de Editores e Livreiros



Foi um homem ávido de convívio com os outros homens, senhor de uma enorme disponibilidade para os outros e de uma grande alegria de viver. A sua obra é de uma extrema pujança e marcou sucessivas gerações de leitores e escritores .

José Manuel Mendes
Presidente da APE - Associação Portuguesa de Escritores



Ele dizia que eu era a 'Gabriela de Angola', era uma pessoa muito simpática e afável. O mundo perdeu um escritor, mas eu perdi um amigo.

Gabriela Antunes
Escritora angolana



O que morreu foi o corpo de Jorge Amado. Ele está aqui há minha frente, nesta completa obra que preenche uma longa prateleira da minha estante. Não se chora a morte de quem vive para sempre.

Fernando Costa Andrade
Escritor angolano



Não podemos verter lágrimas, vamos deixar isso para a sua família. Os leitores e amigos do mundo das letras devem é recordá-lo como um grande escritor romântico. Com a sua morte, acaba-se a linha dos grandes momentos dos profissionais da literatura de ficção.

Agustina Bessa-Luís
Escritora



Jorge Amado, que se dizia formado em casa de raparigas, conhecia bem o povo de multados, negros, jagunços, árabes e trabalhadores, mas também conhecia a alta burguesia e os grandes proprietários. Usou na literatura como na vida de muita generosidade.

Arnaldo Saraiva
Escritor e professor universitário



Acho que ele conseguiu criar um território ficcional rico e representativo do imaginário brasileiro. Ele casou a perfeição da sua imaginação com os anseios narrativos do nosso país. Um grande romancista brasileiro e um homem de extrema generosidade. Soube amar, como poucos, o povo brasileiro.

Nélida Piñon
Escritora e académica brasileira


Há algum assunto que gostasse de ver abordado neste dossier? Envie-nos a sua sugestão.
Quer fazer uma pergunta sobre este tema? Envie-nos a sua questão e leia aqui a resposta. Receberá um aviso quando ela for publicada.

© 2001 PUBLICO.PT, Serviços Digitais Multimédia SA
Email Publico.pt: Direcção Editorial - Webmaster - Publicidade