Portugal paga 100 Mil contos por mês
Terça-feira, 11 de Setembro de 2001
Por Luciano Alvarez, em Díli

Portugal já pagou cerca de 1,2 milhões contos aos 1500 pensionistas que trabalhavam para o Estado português antes da ocupação indonésia de 1975. São cerca de 100 mil contos por mês que Portugal está a entregar desde Setembro de 2000, com base num acordo entre o Executivo luso e a UNTAET e que a administração das Nações Unidas e a Indonésia também já firmaram há vários meses, embora só ontem se tenha iniciado a fase de registo.

As pensões que Portugal está a pagar variam entre os 60 e os 130 contos, segundo revelou a administração do BNU em Díli, que faz os pagamentos aos reformados timorenses. Pensões muito superiores à média mais ou menos estabelecida pela UNTAET como ordenado mínimo no território, que não chega aos 20 contos mensais.

Alguns destes reformados do Estado português já recebiam a pensão nos tempos da ocupação indonésia, numa operação financeira que fazia girar o dinheiro em volta do mundo e que acabava por ser gerida no território por um banco de Jacarta, que acabava a pagar em rupias e sempre com atrasos significativos em relação ao final do mês.



Há algum assunto que gostasse de ver abordado neste dossier? Envie-nos a sua sugestão.
Quer fazer uma pergunta sobre este tema? Envie-nos a sua questão e leia aqui a resposta. Receberá um aviso quando ela for publicada.

© 2001 PUBLICO.PT, Serviços Digitais Multimédia SA
Email Publico.pt: Direcção Editorial - Webmaster - Publicidade