Vencidos
Sexta-feira, 07 de Setembro de 2001

Partido Social-Democrata
O PSD foi a terceira força política mais votada, mas acaba por ser um dos derrotados nas eleições do dia 30. O partido contou, na sua fundação, com o apoio de Ramos-Horta e Xanana Gusmão, que também não escondeu a sua simpatia por esta força política nesta campanha; no entanto, ficou muito aquém do que assegurava ir conseguir ("mais de 30 por cento dos votos").

Embora tivesse recusado o apoio da UNTAET para a campanha eleitoral, por discordar da forma como era concedido, o partido de Mário Carrascalão (ex-governador da Indonésia no território) foi dos que mais investiu em material de propaganda e contou também com o apoio de alguns sectores da Igreja Católica. Ainda assim, foi batido pelo PD e quase era vencido pela surpreendente ASDT.

União Democrática Timorense
A UDT é a grande decepção das eleições. O partido histórico, que fez a guerra com a Fretilin em 1975, não foi além dos dois deputados, ao nível dos pequenos partidos, alcançando apenas 8581 votos. A juntar ao mau resultado eleitoral, João Carrascalão, o líder do partido, manchou o pacto de unidade nacional assinado antes das eleições, ao vir lembrar, depois da votação, a guerra de 1975, pedindo o julgamento de alguns dirigentes da Fretilin por crimes contra a humanidade.

A UDT é também o único partido que contesta as eleições. E se é verdade que João Carrascalão pode ter razão em algumas reclamações, elas são de tal forma insignificantes em relação à forma positiva, regular, democrática e transparente como decorreram as eleições que chegam a ser ridículas. João Carrascalão afirmava ontem que o resultado da UDT era "tão insignificante que não chega a ser humilhante", tentando assim provar mais uma vez que houve fraude. A verdade é que o resultado foi mesmo humilhante. O que vale a João Carrascalão é que, neste momento, não tem alternativa à sua liderança no partido.



Há algum assunto que gostasse de ver abordado neste dossier? Envie-nos a sua sugestão.
Quer fazer uma pergunta sobre este tema? Envie-nos a sua questão e leia aqui a resposta. Receberá um aviso quando ela for publicada.

© 2001 PUBLICO.PT, Serviços Digitais Multimédia SA
Email Publico.pt: Direcção Editorial - Webmaster - Publicidade