Bispo de Díli contra candidato único
à presidência da República

Por Luciano Alvarez
Sexta-feira, 31 de Agosto de 2001

Ximenes Belo, bispo de Díli, manifestou-se ontem satisfeito com a candidatura de Xanana Gusmão à Presidência do futuro Estado independente de Timor, mas adiantou que gostava que surgissem "mais dois ou três candidatos", para "o povo ter oportunidade de escolher". Quanto ao processo eleitoral em curso, Ximenes Belo mostrou-se satisfeito com "o voto em liberdade", mas disse que ainda é cedo para fazer o balanço da forma como ele decorreu.

O bispo de Díli votou pelas 9h00 numa escola do bairro de Becora, um dos mais populosos da capital. Sorridente e visivelmente satisfeito, Ximenes Belo, que nas últimas semanas se tem recusado a dar entrevistas "devido ao seu trabalho pastoral", não fugiu desta vez ao jornalistas que o aguardavam, adiantando logo que os timorenses estavam a "viver um grande dia": "É o dia do voto em liberdade. Um voto para a constituição de uma assembleia, o que formalmente representa um início de um verdadeiro Estado. Depois vamos ver quem vai ganhar e vamos trabalhar com o partido que vencer."

Manifestando-se satisfeito com a forma tranquila como decorreu a campanha eleitoral - "tirando um ou outro incidente" -, Ximenes Belo afirmou, porém, que "ainda é cedo para optimismos". "Vamos esperar que tudo isto termine e saber como correu, cidade a cidade, aldeia a aldeia. O mais importante é que o povo saiba que ganhar todos ganhamos e perder todos perdemos", afirmou.

Ainda sobre a forma como decorreu a campanha, o bispo de Díli disse que teria gostado que "os partidos tivessem falado mais dos seus programas" e que "se tivessem apresentado melhor às pessoas. "Estamos ainda num processo de aprendizagem, espero que nas próximas eleições cada um mostre melhor os programas que tem", salientou.



Há algum assunto que gostasse de ver abordado neste dossier? Envie-nos a sua sugestão.
Quer fazer uma pergunta sobre este tema? Envie-nos a sua questão e leia aqui a resposta. Receberá um aviso quando ela for publicada.

© 2001 PUBLICO.PT, Serviços Digitais Multimédia SA
Email Publico.pt: Direcção Editorial - Webmaster - Publicidade