O que é a zona desmilitarizada das FARC?
Segunda-feira, 14 de Janeiro de 2002

HugoCastanho/PUBLICO.PT


É uma zona com uma superfície de 42 mil quilómetros quadrados (comparável à Suíça), situada em plena Amazónia, a cerca de 700 quilómetros a sul de Bogotá.
Foi concedida pelo Governo colombiano às FARC em Novembro de 1998, para servir de "laboratório" para as negociações de paz.
No enclave desmilitarizado vivem cerca de cem mil pessoas, essencialmente camponeses, que trabalham as terras de cultivo e os cerca de dez mil hectares de plantações de coca, matéria-prima da cocaína.
Integra os municípios de San Vicente del Caguán, do departamento de Caquetá, Mesetas, La Macarena, La Uribe e Vistahermosa, do departamento de Meta.
Fica próxima da base militar estratégica de Tres Esquinas, onde peritos americanos treinaram, nos últimos dois anos, mais de dois mil soldados colombianos para o combate ao narcotráfico.
A zona está no centro da polémica entre a guerrilha - que nunca aceitou o cessar-fogo - e o Exército colombiano, que acusa as FARC de a utilizarem para se rearmarem, treinarem práticas terroristas, traficarem cocaína e como albergue das pessoas que sequestram. Os comandantes guerrilheiros negam as acusações.
Para as FARC, o fim da zona desmilitarizada significa o automático fim do plano de paz e o início da guerra total na Colômbia.
O drama da população que vive no interior da zona desmilitarizada é explicado assim por um jovem de 21 anos: "Para o Exército [e para os paramilitares, que se receia que aproveitem a oportunidade para atacar], somos todos potenciais guerrilheiros, somente porque vivemos aqui", disse à Reuters. "Para os guerrilheiros, a partir do momento em que as forças governamentais chegarem aqui, passamos a ser considerados alvos legítimos".

Há algum assunto que gostasse de ver abordado neste dossier? Envie-nos a sua sugestão.
Quer fazer uma pergunta sobre este tema? Envie-nos a sua questão e leia aqui a resposta. Receberá um aviso quando ela for publicada.

© 2001 PUBLICO.PT, Serviços Digitais Multimédia SA
Email Publico.pt: Direcção Editorial - Webmaster - Publicidade