2002 "Devia Ser o Ano da Grande Pedagogia"
Por Lurdes Ferreira
Quarta-feira, 5 de Setembro de 2001


Os manuais bem dizem que, embora a produtividade esteja muito ligada à qualificação da mão-de-obra, depende também, entre muitos outros factores, da modernização da organização do trabalho, do aumento do investimento público e privado em I&D (investigação e desenvolvimento) e em inovação, da descentralização da tomada de decisões, da promoção da cooperação, da integração social dos trabalhadores imigrantes, do recurso à economia digital e exploração dos seus ganhos de eficiência e do reforço da utilização das tecnologias digitais na administração pública. Como os portugueses passam a ser trabalhadores produtivos quando emigram, os manuais devem ter mesmo razão.

O secretário de Estado da Indústria, Comércio e Serviços, Ribeiro Mendes, que representa o Ministério da Economia nesta discussão, olha para o esforço em curso no CES como uma "pedagogia conjunta a três", entre Estado, trabalhadores e patrões, e defende que 2002 "devia ser o ano da grande pedagogia" sobre a produtividade: "Porque se há uma consciência colectiva de que é um ponto nevrálgico, não há a mesma consciência sobre o que cada um pode dar nem os caminhos concretos desse contributo."

De fora, uma realidade concreta não pára de pressionar: apenas 20 por cento da população portuguesa tem educação secundária elevada ou superior, quando a média da OCDE é de 60 por cento; o inquérito comunitário à inovação, em 1998, diz que o país é o que menos inova na indústria, entre os Quinze, e que investe pouco em investigação e desenvolvimento: a indústria portuguesa afecta 1,6 por cento das suas receitas à I&D, o que é metade da média europeia; a OCDE constatou também que Portugal tem um baixo grau de inovação organizacional nas empresas; e, segundo o Eurostat, apenas um quarto das suas exportações correspondem a produtos de alto valor, quando a média europeia é de 40 por cento e a da Irlanda de 60 por cento.

 


   

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