Palavra de Cidadão
Sexta-feira, 21 de Setembro de 2001


António Coelho,
60 anos
Vendedor
Massarelos - Porto

A noite é, para António Coelho, o momento do dia em que se sente mais inseguro. Para este vendedor de Massarelos, a solução para o problema passa pela "colocação de mais polícias na rua, como havia antigamente, quando ainda se andava seguro e não havia problemas porque havia sempre polícias", e acrescenta que "agora há apenas os carros-patrulha, que passam de duas em duas horas". Não se vêem polícias a pé e, por isso, segurança não há. Na sua opinião, a insegurança é global, não é um problema deste ou daquele local do país ou da cidade. O sentimento de insegurança é geral e tudo culpa da grande falta de policiamento.

Coelho, que nunca teve qualquer problema de segurança, acrescenta ainda que isto se deve ao facto de evitar andar na rua à noite.


Geraldina Pereira, 39 anos
Doméstica
Massarelos - Porto

Muitas pessoas a queixarem-se de insegurança e muitos familiares e amigos que até já foram assaltados fazem com que Geraldina Pereira acabe por admitir que não se sente muito segura, sobretudo à noite. Os pequenos furtos são os mais temidos, por serem também aqueles que, aos seus olhos, são mais fáceis de cometer.

Embora afirme que a solução passa por um reforço do policiamento, Geraldina reconhece que, muitas vezes, esta medida não é suficiente. O sentimento de medo é geral e muito fruto das diversas notícias que vai tendo deste ou daquele que já foram vítimas deste ou daquele assalto.


Dulce Barros, 41 anos
Auxiliar de Serviços
Massarelos - Porto

"Nunca tive nenhum problema de segurança, mas também não me sinto muito segura", afirma Dulce Barros. Aquilo que ouve na rádio e na televisão e os pequenos furtos mesmo à porta de casa fazem com que, tal como muitas outras pessoas, Dulce não se sinta particularmente à vontade em determinadas horas do dia e em determinados locais. A solução, também para ela passa por um reforço do policiamento, sobretudo nas zonas mais problemáticas da cidade.

 

   

Há algum assunto que gostasse de ver abordado neste dossier? Envie-nos a sua sugestão.
Quer fazer uma pergunta sobre este tema? Envie-nos a sua questão e leia aqui a resposta. Receberá um aviso quando ela for publicada.

© 2001 PUBLICO.PT, Serviços Digitais Multimédia SA
Email Publico.pt: Direcção Editorial - Webmaster - Publicidade