DR
 
  Denktash está à frente dos cipriotas turcos desde 1975
 

Rauf Denktash: o intransigente

Rauf Denktash é o líder dos cipriotas turcos desde o final dos anos 50. Estudou Direito em Inglaterra e conta hoje com 78 anos.

Em Fevereiro de 1975, os turcos invadiram o Norte da ilha e anunciaram a criação de um estado federado turco do Chipre, com Denktash como Presidente.

Em 1983, é sob a liderança de Denktash que os cipriotas turcos declaram a independência, sob o nome de República Turca do Norte do Chipre (RTNC), um Estado só reconhecido pela Turquia.

O seu objectivo é que a ilha se torne numa confederação de dois Estados independentes. Há quem todavia lhe atribua o desejo ver o Norte do Chipre anexado à Turquia.

Uma coisa é certa, Denktash tem jurado incessantemente que nem a comunidade cipriota turca se tornará numa minoria nem a ilha grega.

Esta intransigência do líder cipriota é frequentemente apontada como um factor crucial no arrastamento do "problema do Chipre". Denktash responde nos seguintes termos: "Dizem que sou intransigente porque recuso o Governo dos cipriotas gregos. Mas nós não somos uma minoria em Chipre, somos uma das componentes políticas do país e devemos ser reconhecidos como tal."
A provável adesão do Chipre à União Europeia para finais deste ano veio trazer para a ordem do dia a questão da divisão da ilha. Denktash concordou em reunir-se, durante os próximos meses, três vezes por semana com o seu homólogo cipriota grego para tentarem encontrar uma solução para o problema.
Apesar da sua teimosia, o histórico líder dos turcos do Chipre parece disposto a fazer cedências, se as houver também do outro lado. Para já, há sinais encorajadores, como o facto de ter renunciado ao reconhecimento da independência da parte Norte da ilha como pré-condição para as conversações.
Há também quem diga que Denktash, já no fim da sua longa carreira política (e com alguns problemas de saúde, como diabetes), gostaria de ser lembrado no futuro como aquele que conseguiu pôr fim ao "problema cipriota".


Há algum assunto que gostasse de ver abordado neste dossier? Envie-nos a sua sugestão.
Quer fazer uma pergunta sobre este tema? Envie-nos a sua questão e leia aqui a resposta. Receberá um aviso quando ela for publicada.

© 2001 PUBLICO.PT, Serviços Digitais Multimédia SA
Email Publico.pt: Direcção Editorial - Webmaster - Publicidade