DR
 
  Clerides já anunciou que deixará a Presidência em 2003
 

Glafcos Clerides: o dinaussauro

Glafcos Clerides é Presidente do Chipre há oito anos mas é um dinossauro da política cipriota. Nasceu na capital Nicósia em 1919 e desempenhou um papel proeminente nas negociações para a independência da ilha (anexada pelo Reino Unido em 1914), que se concretizou em 1960.

Durante a Segunda Grande Guerra foi voluntário na Força Aérea britânica, até que, em 1942, o seu avião foi abatido na Alemanha, tendo sido capturado e feito prisioneiro pelos nazis, só sendo libertado no final da guerra, em 1945.

Tal como o líder da parte Norte da ilha (Rauf Denktash), Clerides formou-se em Direito no Reino Unido e exerceu advocacia até ao final dos anos 50. Depois da independência, em 1960, Clerides tornou-se no primeiro presidente da Câmara dos Representantes.

Durante os anos 60 e 70, em que houve violentos confrontos entre as duas comunidades devido à partilha de poder, Clerides encabeçou a delegação cipriota grega nas negociações com o lado turco.

Durante um curto período de tempo, em 1974, Clerides esteve à frente do Governo do Chipre, em substituição do Presidente Makarios, alvo de uma tentativa de golpe de Estado patrocinado pelos coronéis da ditadura da Grécia.
Em 1993, Clerides foi eleito Presidente da República. Hoje com 82 anos, Clerides pode ficar para a história como o homem que reunificou a ilha. Esta será a sua última oportunidade, tanto mais que já anunciou que não se vai recandidatar ao cargo que ocupa até Fevereiro do ano que vem.


Há algum assunto que gostasse de ver abordado neste dossier? Envie-nos a sua sugestão.
Quer fazer uma pergunta sobre este tema? Envie-nos a sua questão e leia aqui a resposta. Receberá um aviso quando ela for publicada.

© 2001 PUBLICO.PT, Serviços Digitais Multimédia SA
Email Publico.pt: Direcção Editorial - Webmaster - Publicidade