Cronologia

1914 - Reino Unido anexa Chipre.

1925 - Chipre torna-se parte da coroa britânica.

1955 - Cipriotas gregos lutam contra soberania britânica. O movimento de guerrilha, Organização Nacional de Combatentes Cipriotas (EOKA) defende a unificação com a Grécia (enosis).

1956 - Arcebispo Makarios, líder da campanha pelo enosis, é deportado para as Seychelles.

1959 - Makarios regressa ao Chipre e é eleito Presidente.


A independência

1960 - A República do Chipre torna-se independente do Reino Unido, depois de acordos entre as duas comunidades étnicas da ilha (gregos e turcos) e de Londres assegurar a manutenção da sua soberania sobre duas bases militares.

1963 - Cipriotas turcos retiram-se das instituições de Governo comuns. Segue-se uma década de tensões e violência entre as comunidades grega e turca, com acusações mútuas de atrocidades e tentativas de genocídio.

1964 - A ONU estabelece uma força de paz no Chipre.


A ocupação turca

1974 - Golpe de Estado com o apoio da junta militar da Grécia; o arcebispo Makarios é derrubado da presidência. Cinco dias depois, o Exército da Turquia ocupa o Norte da ilha, com o objectivo de proteger os cipriotas turcos.

1975 - Os cipriotas turcos estabelecem uma administração independente no Norte da ilha, dividindo de facto Chipre ao longo da "linha verde" controlada pela ONU.

1983 - O líder cipriota turco, Rauf Denktash, suspende conversações e proclama unilateralmente a República Turca do Norte do Chipre (RTNC), que só é reconhecida internacionalmente pela Turquia.

1989 - Conversações entre o Presidente cipriota grego, Georgios Vassiliou, e Rauf Denktash são abandonadas.

1993 - Glafkos Clerides é eleito Presidente da República do Chipre.

1998 - Clerides é reeleito Presidente, e anuncia a instalação de mísseis terra-ar de fabrico russo na parte cipriota grega; a Turquia ameaça retaliações e Clerides abandona o plano. Entretanto, a União Europeia inclui Chipre na lista dos candidatos à adesão.

1999 - O norte-americano Richard Holbrooke, mediador nomeado pela ONU, declara a sua missão a Chipre "um fracasso".

2000 - Rauf Denktash é reeleito presidente da RTNC; realizam-se na parte turca de Nicósia manifestações sem precedentes contra a presença turca. Em Novembro, a quinta ronda de "conversações de proximidade" entre cipriotas gregos e turcos fracassa novamente, quando Denktash abandona a mesa de negociações.

2001 - Em Julho, o Conselho de Segurança das Nações Unidas renova a sua 36ª missão no Chipre. Cerca de 2400 homens da ONU patrulham a zona-tampão entre os territórios cipriotas grego e turco. A Turquia mantém cerca de 35 mil soldados no Norte da ilha.

2001 - Em Novembro, o ministro dos Negócios Estrangeiros turco, Ismail Cem, diz que a Turquia anexará a parte Norte da ilha se o Chipre aderir á União Europeia.

2001 - No final do ano, em Dezembro, Clerides e Denktash encontram-se pela primeira vez em quatro anos. A reunião ocorre na zona-tampão.

2001 - Primeira visita do líder cipriota turco ao Sul da ilha desde 1974, para jantar com Clerides.

2002
- Início das conversações entre os líderes cipriota grego e turco, que acordaram, no dia 16 de Janeiro, encontrar-se todas as segundas, quartas e sextas-feiras.


Há algum assunto que gostasse de ver abordado neste dossier? Envie-nos a sua sugestão.
Quer fazer uma pergunta sobre este tema? Envie-nos a sua questão e leia aqui a resposta. Receberá um aviso quando ela for publicada.

© 2001 PUBLICO.PT, Serviços Digitais Multimédia SA
Email Publico.pt: Direcção Editorial - Webmaster - Publicidade