DR
 
  "In The Mood for Love", de Wong Kar-wai, é um dos responsáveis do renascimento do cinema asiático para o Festival de Cannes
 

Depois do sucesso nos Óscares
Hong Kong leva a Cannes maior comitiva de sempre
2 de Abril de 2001


Depois do sucesso nos Óscares, no passado mês de Março, Hong Kong vai enviar a maior comitiva de sempre ao Festival de Cannes, em França, para mostrar o que de melhor se faz na indústria cinematográfica asiática.

Na comitiva de 220 representantes, co-organizada pelo Governo de Hong Kong, vão estar o actor Yun-Fat Chow e a actriz Michelle Yeoh - dois dos protagonistas de "O Tigre e o Dragão" - e a estrela de Kung Fu Jackie Chan. A comitiva vai ter um pavilhão próprio, onde serão apresentados os filmes e as produtoras de cinema, e vai ainda exibir 20 longas-metragens durante a primeira semana do Festival.

Dois filmes estiveram na origem deste renascimento do cinema asiático para o Festival de Cannes: "O Tigre e o Dragão", de Ang Lee, que arrecadou quatro Óscares (melhor filme estrangeiro, melhor direcção artística, melhor fotografia e melhor filme estrangeiro), e "Disponível para Amar", de Wong Kar-wai.

O épico de Ang Lee, já estreado em Portugal recupera a arte marcial do "wu xia", mas apresenta, segundo Lee, a mesma sensibilidade e o ambiente intimista dos seus filmes anteriores, entre os quais "A Tempestade no Gelo", "Sensibilidade e Bom Senso" e "Comer Beber Homem Mulher". No fundo, segundo o realizador, "O Tigre e o Dragão" é apenas um "Sensibilidade e Bom Senso" com artes marciais.

Outro dos recentes sucessos asiáticos foi "Disponível para Amar" (em exibição em Portugal), de Wong Kar-wai, o realizador de "Chungking Express", "Anjos Caídos"e "Felizes Juntos". O filme arrecadou os prémios para melhor actor e melhor direcção técnica no Festival de Cannes do ano passado.

Por M.F.

Copyright 2000 Público S.A. / Publico.pt
Email Publico.pt: Direcção Editorial - Webmaster - Publicidade