DR
 
  "Apocalypse Now" não "perdeu a sua força e perturbante actualidade", afirmou o presidente do Festival de Cannes
 

Homenagem a Francis Ford Coppola
"Director's cut" de "Apocalypse Now" vai ser
exibido em Cannes

28 de Feveiro de 2001

A edição 2001 do Festival de Cannes vai homenagear o realizador norte-americano Francis Ford Coppola. No âmbito da homenagem, será exibido o "director's cut" de "Apocalyse Now", que contém mais 53 minutos que a versão comercial e inclui sequências que foram retiradas da montagem original e outras que nunca tinham sido aproveitadas.

Coppola - que ganhou a Palma de Ouro em 1974 com "The Conversation" e com "Apocalypse Now" em 1979 - estará presente em Cannes para o visionamento.

Gilles Jacob, presidente do Festival, já sublinhou a importância desta exibição. "Parece-me muito importante, 21 anos depois ter ter inscrito um marco na história do cinema e apenas um ano depois da primeira visita de um Presidente americano a solo vietnamita, mostrar que esta obra não perdeu nada da sua força e da sua perturbante actualidade", afirmou.
O realizador de "O Padrinho" e "Drácula" conta que quando decidiu, em 2000, fazer com Walter Murch a versão definitiva de "Apocalypse Now", o trabalho se revelou "um prazer", uma vez que se fez uma completa re-montagem a partir do material original.

Cannes acompanhou o nascimento de "Apocalypse Now" há mais de 20 anos. Exibir o filme novamente na Sala Lumière é, segundo o realizador, "como se com a mesma emoção, o filme fosse apresentado pela primeira vez".

Por M.F.

Copyright 2000 Público S.A. / Publico.pt
Email Publico.pt: Direcção Editorial - Webmaster - Publicidade