TORNADO GR4
 

O Tornado GR4 é um caça-bombardeiro bimotor de dois lugares polivalente da Royal Air Force (RAF) que possui cerca de 150 aparelhos deste tipo.

A sua principal particularidade é o facto de ter uma geometria variável: as asas deslocam-se ao longo da fuselagem o que permite uma grande velocidade.

Concebido e construído pelo consórcio Panavia (Alemanha, Itália e Reino Unido), lançado em 1968, o protótipo do Tornado efectuou o seu primeiro voo a 14 de Agosto de 1974.

A primeira esquadrilha da RAF a ser equipada foi declarada operacional em Junho de 1982.

Optimizada para as missões de bombardeamento a baixa altitude, o Tornado GR4 pode transportar uma grande variedade de bombas como os mísseis ar/terra (como o Storm Shadow, com um alcance máximo de 250 quilómetros, desenvolvido conjuntamente pelo grupo francês Matra e pelo grupo britânico BAe Systems e utilizado pela primeira vez na actual campanha militar no Iraque) e os mísseis ar/ar.

O seu armamento padrão, modernizado ao longo dos anos, é composto também por bombas orientadas laser Paveway, por mísseis anti-radar ALARM (Air-Launched Anti-Radar Missile) e por projecteis antitanques Brimstone. O Tornado está igualmente equipado de um canhão de 27 mm Mauser.

Dos meios de propulsão fazem parte dois reactores Turbo Union RB199 de 7,9 toneladas de impulso. O Tornado GR4 é capaz de atingir uma velocidade máxima de 2 333 km/hora (duas vezes mais que a velocidade do som) a 36 000 pés (12 000 metros).

Em 1979, foi desenvolvida uma versão intermédia do Tornado para responder às necessidades específicas da RAF.

Baptizado F3, alguns centímetros mais longo que o GR4, este modelo de Tornado está equipado por um radar Foxhunter, que lhe alonga o "nariz", e de tubagens de pós-combustão mais sofisticadas para maior potência.

Alguns exemplares do Tornado F3 foram comprados pela Arábia Saudita e outros 20 foram alugados pela Força Aérea italiana que está à espera dos primeiros Eurofighter.

O F3 está normalmente equipado com quatro mísseis ar-ar de porte médio AMRAAM (Advanced Medium Range Air-to-Air Missile) e de porte curto ASRAAM (Advanced Short-Range Air-to-Air Missile).

Características técnicas
Função: Caça bombardeiro
Construtor: Consórcio Panavia
Motores: Dois reactores Turbo Union RB199
Comprimento: 16,72 metros
Altura: 5,95 metros
Envergadura: 13,91 metros
Velocidade: 2 338 km/hora
Altitude: 15,240 metros
Peso: 14,1 ton. (vazio); 27,9 ton. (máx.)
Raio de acção: 1 390 km
Tripulação: Dois pilotos
Custo unitário: 1,2 mil milhões de euros
Início da actividade: 1999
Unidades disponíveis: 142