Diário da guerra

Tropas norte-americanas começaram a avançar no início do dia de ontem do Kuwait para o Iraque, entrando na zona desmilitariazada.

Ao longo de todo o dia o movimento de tropas não parou.

A meio da tarde há notícias de ataques da artilharia dos Estados Unidos da América a alvos militares iraquianos junto da fronteira com o Kuwait.

Dezessete soldados iraquianos renderem-se às forças dos EUA que tinham entrado na zona desmilitarizada junto ao Kuwait.

Ao romper do dia de hoje no Iraque, começaram os bombardeamentos sobre Bagdad. Momentos mais tarde, o Presidente norte-americano George W. Bush anunciava o início da ofensiva militar contra o Iraque. 0 Pentágono especificava, de seguida, que o ataque tinha como alvo Saddam Hussein e não era ainda o início real da ofensiva militar maciça.

Foi ouvido fogo de artilharia perto da fronteira Iraque-Kuwait

Governo alemão exprime "grande inquietude" e "consternação" na sequência do início da guerra contra o Iraque

Em Israel, os civis foram aconselhados a trazer consigo máscaras de protecção para os proteger de um possível ataque iraquiano com armas químicas ou biológicas. 0 primeiro-ministro Ariel Sharon tinha sido avisado pelos Estados Unidos da iminência do ataque

0 líder iraquiano apelou à resistência do seu povo e prometeu a vitória num discurso à nação, transmitido pela televisão iraquiana, pouco depois dos primeiros bombardeamentos sobre Bagdad. "Vamos resistir aos invasores".