"Traffic" de
Steven Soderbergh
Vasco T. Menezes
Um fascinante mosaico de histórias à volta
do mundo da droga vencedor de quatro Óscares. A série
Y Parte III não podia começar melhor
Algures
na fronteira entre o México e os EUA, perto de
Tijuana, dois polícias, Javier Rodriguez (Benicio Del
Toro) e Manolo Sanchez (Jacob Vargas), tornam-se membros de uma
força de combate à droga dirigida com mão
de ferro pelo general Salazar (Tomas Milian). No entanto, depressa
se apercebem que a perseguição impiedosa movida
pelo novo chefe ao poderoso cartel se deve ao facto de o
general trabalhar para o seu maior rival.
Entretanto, em San Diego, na Califórnia, Helena Ayala
(Catherine Zeta-Jones) vê o ma rido (Steven Bauer) ser
preso e descobre que ele é um barão da droga. Grávida
confrontada com as dívidas de Carlos resolve assumir ela
o controlo do negócio...
"Traffic - Ninguém Sai Ileso" (2000), de Steven Soderbergh, é o
primeiro título da série Y Parte III e o começo
da nova colecção de DVD PÚBLICO dificilmente
poderia ser melhor. Um monumental e ambicioso épico construído à volta
do mundo da droga, põe em cena uma multiplicidade de personagens,
através de três histórias separadas que a
dado momento se interligam e tocam. Inspirado na minissérie
televisiva inglesa "Traffik" (1989), o filme mantém alguns
dos temas da matriz original - como a corrupção
política ou a desintegração da unidade familiar -,
aos quais acrescenta ainda as preocupações habituais
na obra de Soderbergh: as dificuldades de comunicação
e a quebra da confiança, pessoal e profissional.
Vencedor de quatro Óscares (melhor realizador, argumento
adaptado, actor secundário - um fabuloso Benicio Del Toro,
também premiado no Festival de Berlim - e montagem), "Traffic" mostra
um cineasta no controlo total dos seus talentos, comandando de
forma exímia um elenco de luxo e produzindo uma síntese
perfeita entre classicismo e experimentação, as
duas vertentes que têm composto desde sempre o seu cinema.
Resultado: a consagração em Hollywood de um realizador
esquecido desde a meteórica estreia de "Sexo, Mentiras
e Vídeo" (1989), que é também o culminar
de um processo de "ressurreição" iniciado com o
notável "Romance Perigoso" (1998). |