|
Por apenas
4,20
+
jornal
|
"Guia de Leitura",
último Livro da Colecção Mil Folhas
O conto que dá o título ao livro
"O Crime de Lord Saville" conta a história
de um jovem aristocrata londrino do final do século
XIX, Artur Saville, que está noivo da bela Sibila Merton.
Tudo começa quando Lorde Artur conhece Septimus Podgers,
um quiromante que Lady Windermere convida para mais uma das
suas festas.
Mais de 600 páginas de textos críticos, entrevistas e biografias sobre os 89 escritores da Colecção.
A Colecção Mil Folhas ainda não terminou. O verdadeiro fim é amanhã, uma semana depois da publicação do número 100, "Os Insolentes", de Marguerite Duras. Porque amanhã sai o "Guia de Leitura".
O PÚBLICO decidiu compilar quase dois anos de Colecção Mil Folhas em texto. Como? Republicando todos os documentos sobre a Colecção nesse "Guia de Leitura" que sairá amanhã (4,20 euros + jornal): são mais de 600 páginas de textos críticos, entrevistas, biografias completas (às vezes perfis, às vezes cronologias) sobre os 100 livros dos 89 escritores da Colecção.
Quando, em Fevereiro, o PÚBLICO perguntou a Lídia Jorge que balanço fazia da Colecção Mil Folhas, a escritora disse que as entrevistas aos autores portugueses eram uma das mais-valias dos textos de quarta-feira. "Foi uma chamada de atenção para a divulgação de autores portugueses que saíram numa colecção ao lado de estrangeiros, que têm normalmente o selo do êxito. O nosso nome ao lado de nomes estrangeiros é muito importante para a divulgação da literatura portuguesa", disse a autora de "A Costa dos Murmúrios", o número 10 da Colecção Mil Folhas.
Ora, esse é, sem dúvida, o ponto forte do "Guia de Leitura": todas as entrevistas aos escritores serão republicadas neste livro. Conversas com os escritores de língua portuguesa, como o angolano José Eduardo Agualusa ou o moçambicano Mia Couto, e os portugueses Mário de Carvalho, Luísa Costa Gomes, Lídia Jorge, Clara Pinto Correia ou João de Melo. Mas autores como a uruguaia Carmen Posadas ou o norte-americano Paul Auster foram também entrevistados e publicados à quarta-feira. E também estão no "Guia"...
Também há as caricaturas - primeiro começámos com Vasco (do número 1, Umberto Eco, ao número 30, Franz Kafka), depois houve um interregno (do 31 ao 60) e depois voltámos aos desenhos dos autores com o caricaturista André Carrilho. E foi exactamente a Carrilho que o PÚBLICO pediu, inéditas para este "Guia", as caricaturas de 30 escritores, de Agustina Bessa-Luís a Mário Vargas Llosa. Há, por isso, caricaturas que o leitor nunca viu, como Raul Brandão, Albert Camus, Simone de Beauvoir, Miguel Torga ou Charles Burkowski.
A verdade da mentira?
O PÚBLICO disse que eram 100 livros.
Não é verdade: são 100 livros + 1.
|