Singularidades de uma antologia

Não, o Natal não é — como um ditado popular português apregoa — quando o homem quiser. Assim também o conto de Natal, ou a literatura à volta do Menino Deus.

Ao poeta Vasco Graça Moura, começámos por pedir um número reduzido de contos. A resposta do tradutor foi de vinte e quatro contos. A poucos dias de se fechar a antologia, surgia mais um conto — o do Nobel da Literatura, José Saramago, “História de um muro branco e de uma neve preta”.
“Gloria in Excelsis — Histórias Portuguesas de Natal” é o livro que a Colecção Mil Folhas do PÚBLICO lança este Natal, numa edição exclusiva e limitada no mercado editorial português.
A nossa prenda de Natal para 2003 reúne 28 contos de 22 autores portugueses – uma gostosa e saborosa selecção com estrelas literárias de primeiro plano.

De Eça de Queirós a Jorge de Sena, de Alexandre O'Neill a Maria Judite de Carvalho, de José Eduardo Agualusa a José Rodrigues Miguéis, de Miguel Torga a Manuel da Fonseca. São de quase todas as correntes literárias os grandes cometas das letras portuguesas que “escreveram” o Natal.

Uns cépticos outros optimistas, são variações mais terrenas que celestes — meditações morais, utilizando a expressão de Vitorino Nemésio. As grandes linhas em que se “contam” o Natal na ficção portuguesa são, nota Vasco Graça Moura, “a festividade religiosa (do presépio à Missa do Galo) e a sua paralela celebração secular e jubilante quase sempre no plano da família”.

Mas, também, “o contraste mais ou menos chocante entre Graça e desgraça, ou entre grupos e condições sociais, o regresso de alguém que, regra geral, estava ausente havia muito”. Ou, ainda, “a evocação do tempo e das vivências do passado; a reconciliação entre os homens; por vezes o sofrimento, a tragédia ou a violência numa quadra que não deveria comportá-los; quase sempre a ruralidade do meio em que a acção decorre”.

Pode, desde já, deixar um lugar na sua árvore de Natal ou para o seu presépio para a prenda que o PÚBLICO lhe deu. Com “Gloria in Excelsis — Histórias Portuguesas de Natal” estamos também a dar outra prenda à Associação Ajuda de Berço, uma instituição de solidariedade social que apoia crianças dos 0 aos 3 anos.

Bom Natal com boas leituras! Com mais um volume da Colecção Mil Folhas.


     

    
   

 
Vasco Graça Moura