“Gloria in Excelsis – Histórias Portuguesas de Natal” na Colecção Mil Folhas

A antologia organizada por Vasco Graça Moura, exclusiva e limitada, reúne 28 contos de autores portugueses sobre o Natal. Na compra do livro, 10 cêntimos revertem para a Ajuda de Berço

"Glória in Excelsis - Histórias Portuguesas de Natal" é uma antologia de contos de autores portugueses organizados, seleccionados e apresentados pelo poeta Vasco Graça Moura, que a Colecção Mil Folhas publica amanhã. E também porque é Natal, na compra deste livro (4,20 euros), 10 cêntimos revertem para a Ajuda de Berço, associação que apoia crianças dos 0 aos 3 anos em situações de risco, abandono e exclusão social.

Na antologia, uma edição rara no mercado editorial português, há 28 histórias de Natal de 23 nomes cimeiros da literatura portuguesa - "O Suave Milagre", de Eça de Queiroz, "A Noite que Fora de Natal", de Jorge de Sena, "Natal" de Miguel Torga, "Natal dos Pobres", de Raul Brandão, "Conto do Natal", de José Régio, "O Natal do Dr. Crosby" ou "Natal Branco", ambos de José Rodrigues Miguéis, "Noite de Natal", de Manuel da Fonseca, "A Noite em que prenderam o Pai Natal", José Eduardo Agualusa...

Mas ainda há mais nomes, como José de Andrade Ferreira, Ramalho Ortigão, João da Câmara, Abel Botelho, Fialho de Almeida, Aquilino Ribeiro, Ferreira de Castro, Vitorino Nemésio, Domingos Monteiro, Maria Judite de Carvalho, Natália Nunes, José Saramago, Urbano Tavares Rodrigues, Alexandre O`Neill e Altino do Tojal.

Como é, então, o Natal em português? Numa entrevista que publicaremos amanhã (juntamente com uma surpresa "natalícia"), Vasco Graça Moura explica que os autores portugueses são "sobretudo sensíveis a um certo clima social, em que convergem a crença, as tradições, a afectividade, as coordenadas culturais ligadas à quadra do Natal, a própria ideia de paz entre os homens que hoje não é necessariamente um valor de matriz religiosa".

E o poeta a quem foi pedida a selecção dos textos para "Gloria in Excelsis" diz também que se deparou com algumas surpresas - a principal foi verificar que quase todos os grandes nomes da ficção portuguesa não deixou de abordar o tema.

Contos laicos ou religiosos, Natal à lareira, à volta da consoada ou do presépio, da Virgem Maria ou do Menino Jesus, da Missa do Galo ou da peregrinação dos Reis Magos, "o confronto com os azares da vida, a desgraça, a amargura, uma certa implacabilidade do destino" são temas recorrentes na literatura portuguesa de Natal, diz Graça Moura.

Devido à introdução de "Gloria in Excelsis - Histórias Portuguesas de Natal" no sapatinho do leitor, a lista dos próximos livros da Colecção Mil Folhas será reorganizada em função desta publicação.


     

    
   

 
Vasco Graça Moura