Liceu Camões, a Escola de Escritores Célebres

Por Marisa Torres da Silva

21.05.2003 - Os volumes da Colecção Mil Folhas estão em cima da mesa da biblioteca da Escola Secundária de Camões, em Lisboa. Chegaram há cinco minutos, não foram ainda arrumados na estante. No intervalo grande da manhã, os alunos entram aos grupos e olham curiosos para os livros.

"Não tínhamos a Colecção Mil Folhas, por isso ela é muito bem-vinda. Daqui a dois ou três dias, os livros serão postos à disposição dos alunos - têm de ser catalogados primeiro - e vamos colocar um cartaz à entrada da biblioteca a anunciar que já os temos", diz Rosário Reis, professora responsável pela biblioteca.

Segundo um inquérito feito pela escola no ano passado, a biblioteca é o espaço preferido dos 1675 alunos do Liceu Camões, por onde passaram, na qualidade de professores ou alunos, escritores como Vergílio Ferreira, Mário Dionísio, Mário de Sá Carneiro, Fernando Namora, Jorge de Sena, José Cardoso Pires e António Lobo Antunes. Tem cerca de 21 mil títulos, onde predominam obras de generalidades ou de linguística portuguesa, embora os livros de ficção, bastante requisitados, também marquem presença.

Carolina Martins, Carla Teixeira e Carla Marques, do 10º ano, dizem, com um ar tímido e desconfiado, que costumam ler, "de vez em quando", livros de aventura ou romances. Levantam-se e observam os títulos da colecção. "Eu não li nenhum destes", confessa Carla Marques. "Eu também não", dizem as colegas.