Uma Prenda para Os 20 Anos da Secundária de Esmoriz

Por Sandra Silva Costa

21.05.2003 - Os 32 primeiros livros da Colecção Mil Folhas estão alinhados na última prateleira de um armário encostado à janela. "Fizemos a primeira série mas depois não continuámos", explica Manuel Monteiro, professor de Português responsável pela biblioteca da Escola Secundária de Esmoriz, no concelho de Ovar.

Por estes dias, deverá chegar à escola, de 800 alunos, uma segunda colecção e a escola, que está a comemorar o 20º aniversário, agradece a prenda. "É uma oferta muito simpática e que virá enriquecer o nosso espólio", diz Manuel Monteiro.

É uma biblioteca escolar normal, a da secundária de Esmoriz. "Não estamos muito ricos, é verdade, mas também não sou grande adepto de bibliotecas recheadas e prontas. Construir uma biblioteca deve ser uma tarefa paulatina e adaptada aos sinais dos tempos."

"Temos uma boa frequência deste espaço, mas a verdade é que nem sempre os alunos vêm para ler", diz Monteiro. Um exemplo: os computadores instalados numa sala adjacente à biblioteca fazem concorrência aos volumes arrumados nos armários. "Os avanços tecnológicos, nomeadamente no campo da informática, fazem com que não se dê tanta importância aos livros." Nem mais: Estela Tomé, presidente do conselho executivo da escola, revela que este ano lectivo muito do material bibliográfico, entre dicionários e enciclopédias, já foi comprado em CD-ROM.