Colecção Mil Folhas Já Chegou a Muitas das Mil Instituições e Escolas de Todo o País

Até ao fim de Maio, mil instituições de todo o país vão receber uma Colecção Mil Folhas pelo correio. A Ajuda de Mãe, uma associação que acolhe mulheres grávidas, já recebeu os livros e teve que fazer uma lista de requisições

Por Marisa Torres de Silva

21.05.2003 - Na sede da Ajuda de Mãe, em Lisboa, os telefones não páram de tocar. Ao longe, na sala dos bebés, ouvem-se choros a várias vozes. Alinhados em cima da prateleira, estão os primeiros 32 títulos da Colecção Mil Folhas. Uma mulher, com uma barriga de peso, espreita-os com curiosidade. "Elas andam sempre a mexericar nos livros, não páram quietas. Não tínhamos quase nenhuns", diz Maria Flor Mendonça, da direcção do centro.

Quando receberam a colecção, o entusiasmo foi tal que teve de ser criada uma lista de requisições para que os livros chegassem para todas. "Ao princípio, começaram a tirá-los indiscriminadamente, mas depois houve necessidade de fazer um inventário de pedidos." Durante esta semana, cada mulher terá nas mãos um livro para ler.

A Ajuda de Mãe é uma instituição de solidariedade social que acolhe mulheres grávidas, independentemente da sua condição social, cultural ou religiosa. Tudo começou em 1991, com a linha telefónica SOS Grávida. "Com o passar do tempo, chegámos à conclusão de que as pessoas precisavam mais do que uma chamada. Por isso, formou-se uma associação onde, às mulheres grávidas, adolescentes e adultas, lhes fosse aberto um mundo que nunca tiveram e que vão poder passar aos filhos", explica Maria Flor Mendonça.

A vida destas mulheres divide-se entre aulas (costura, culinária, Internet, assistência à criança), incluindo cursos de formação profissional equivalentes ao 9º ano de escolaridade. Aprendem de tudo um pouco, para serem posteriormente inseridas na vida profissional activa. No dia em que o PÚBLICO as visitou, estavam a ter uma aula de cozinha francesa, com um chefe de culinária do hotel Ritz. "Hoje estamos em França, a semana passada estivemos em Itália!"

"Estes livros da colecção são para ficar connosco, fazem parte da nossa casa. Agora, já são nossos filhos. É uma forma de oferecer cultura a pessoas que nunca teriam possibilidade de a ter", diz Maria Flor Mendonça.

A Ajuda de Mãe foi uma das primeiras associações a receber o conjunto de livros, no âmbito da iniciativa "I love Colecção Mil Folhas". Até ao fim do mês, o PÚBLICO oferece a primeira fase da colecção a mil instituições, com o apoio do Correio Azul dos CTT e com o patrocínio dos Ministérios da Educação e da Segurança Social e do Trabalho. "É a primeira vez que aderimos a um projecto desta dimensão", diz um dos responsáveis pelo Gabinete de Comunicação e Imagem dos CTT, que se encarrega da deslocação e transporte dos 32 mil livros a todo o país, um investimento de 25 mil euros.