
 

1 

Conselho Regulador da Entidade Reguladora para a Comunicação Social 

 

Deliberação 13/OUT-TV/2010 

 

Assunto: Processo de averiguações sobre alegadas interferências dos poderes político 

e/ou económico na suspensão do Jornal Nacional de Sexta 

 

 

I. Introdução 

 

1.  A 13 de Outubro de 2009, o Conselho Regulador da ERC aprovou a Deliberação 

6/OUT-TV/2009, na qual apreciou a suspensão do Jornal Nacional de Sexta (adiante, 

JN6) e consequentes pedidos de demissão da Direcção de Informação da TVI e da 

chefia de redacção. O Conselho Regulador concluiu que a suspensão do JN6 foi 

decidida pela Administração da TVI, Televisão Independente, S.A., com interferência 

na esfera de competências da Direcção de Informação, o que se afigura contrário à lei e 

lesivo da autonomia editorial e dos direitos dos jornalistas. Em sequência, o Conselho 

Regulador deliberou reprovar a actuação da Administração da TVI, e instá-la a, no 

futuro, respeitar escrupulosamente o princípio de separação entre matéria de gestão 

empresarial e matéria editorial.  

2.  Porém, não tendo na mesma ocasião o Conselho Regulador averiguado os 

motivos subjacentes àquela decisão da Administração da TVI, mas apenas a instância de 

onde emanara, e o procedimento por ela adoptado, entendeu ser ainda oportuno iniciar o 

presente processo de averiguações, tendo em vista determinar se existiu, ou não, 

interferência do poder político e/ ou económico na suspensão do JN6. Esta decisão teve 

em atenção as competências da ERC relativas à identificação dos poderes de influência 

sobre a comunicação social e à garantia da liberdade de imprensa, ao abrigo do artigo 

39º, n.º 1, al. c), da Constituição da República Portuguesa, e dos artigos 8º, alíneas a) e 

c), e 24º, n.º 3, alínea q), dos Estatutos da ERC, aprovados pela Lei n.º 53/2005, de 8 de 

Novembro. 



 

2 

3.  No decurso do presente processo, foi tornado público o relatório da Comissão 

Eventual de Inquérito Parlamentar relativa à Relação do Estado com a Comunicação 

Social e, nomeadamente, a actuação do Governo na compra da TVI, que tinha como 

objecto apurar “se o Governo, directa ou indirectamente, interveio na operação 

conducente à compra da TVI e, se o fez, de que modo e com que objectivos”, e “se o 

Senhor Primeiro-Ministro disse a verdade ao Parlamento na sessão plenária de 24 de 

Junho de 2009”. Registando-se, muito embora, que a questão ali tratada não coincide 

com a abordada no procedimento aberto pela ERC, uma vez que este último, à partida, 

não se foca exclusivamente sobre o relacionamento entre o Governo e a TVI, forçoso é 

notar que as conclusões produzidas pela Assembleia da República facultam elementos 

adicionais de percepção dos factos analisados pelas duas entidades. 

 

II. Metodologia e diligências 

 

4.  O Conselho iniciou o processo ouvindo José Eduardo Moniz e Manuela Moura 

Guedes, no pressuposto de que, em virtude das suas funções de responsabilidade 

editorial na TVI, teriam conhecimento directo e privilegiado da evolução do JN6 e de 

eventuais pressões, internas e externas, que sobre o mesmo poderiam recair. Recorde-se 

que José Eduardo Moniz foi o responsável máximo pela informação da TVI até 5 de 

Agosto de 2009 e que Manuela Moura Guedes, além de Subdirectora de Informação, era 

coordenadora editorial e apresentadora do JN6.  

5.  Ouvidos pela ERC, ambos sustentaram que o fim do programa se deveu a 

ingerências dos poderes político e económico. Os depoimentos de José Eduardo Moniz 

e de Manuela Moura Guedes consubstanciaram uma série de denúncias segundo as 

quais o Governo terá influenciado, ilegitimamente, a administração da TVI na sua 

decisão de suspender o JN6, nomeadamente através de contactos com a Prisa ou o 

Governo espanhol e do recurso a mecanismos de natureza económico-financeira.  

6.  Nas diligências seguintes, o Conselho Regulador procurou comprovar tais 

denúncias e, em todos os passos, garantir o contraditório e a recolha máxima de 

informação. Sempre que num depoimento foi referida uma pessoa que, com algum grau 



 

3 

de probabilidade, pudesse trazer ao processo informação útil à averiguação, foi a mesma 

chamada à ERC.  

7.  Foram assim ouvidos membros da actual e anterior Direcção de Informação da 

TVI (Mário Moura, João Maia Abreu e José Carlos Castro), Luís Cunha Velho, 

enquanto Director de Antena, Produção de Programas e Meios de Produção, jornalistas 

da estação que trabalharam para o JN6 e investigam o Freeport (Ana Leal e Carlos 

Enes) e jornalistas que foram referidas em depoimentos como tendo sido contactadas 

pelo Primeiro-Ministro (Beatriz Jalón e Carla Moita).  

8.  Recolhidos todos estes depoimentos, foram então ouvidos o actual Director de 

Informação da TVI, Júlio Magalhães, e o Administrador-Delegado da Media Capital, 

Bernardo Bairrão.  

9.  Foi elaborada uma acta de cada audição, assinada pelos presentes, contendo uma 

síntese das declarações. Apenas o depoimento de Manuela Moura Guedes foi gravado e 

transcrito, a pedido da declarante.  

10. No âmbito deste processo, prestaram depoimento por escrito Manuel Polanco, 

presidente da TVI, S.A., e Juan Luis Cebrián, administrador não executivo da Media 

Capital e Administrador-Delegado da Prisa. 

11. Fechou-se assim o núcleo de depoimentos no seio da TVI e da Media Capital 

que, por corresponderem a leituras directas e vividas relativas ao fim do JN6, poderiam 

sustentar ou rejeitar as denúncias apontadas pelos declarantes. 

12. Com o mesmo fim, afigurou-se necessário, num segundo momento, procurar 

informações externas à estação, pelo que, neste enquadramento, prestaram depoimento 

por escrito o assessor do Primeiro-ministro Luís Bernardo e o dirigente do Partido 

Socialista e advogado comentador da RTP António Vitorino. 

13. Para averiguação dos factos, foram ainda solicitadas, ao longo do procedimento, 

informações às seguintes entidades: Procuradoria-Geral da República, Departamento de 

Investigação e Acção Penal (DIAP) de Aveiro, Turismo de Portugal, IP, Millenium 

BCP, Media Capital, Portugal Telecom e Serviços de Agenda e Planeamento da TVI. 

14. Concretize-se que foi pedida ao Procurador-adjunto do DIAP de Aveiro titular 

do inquérito conhecido por “Face Oculta” a remessa dos elementos do inquérito que 

pudessem ser pertinentes sobre o processo em curso na ERC, nomeadamente aqueles 



 

4 

que indiciassem eventuais interferências dos poderes político e/ou económico na 

cessação do Jornal Nacional de Sexta da TVI. Todavia, o Procurador indeferiu este 

pedido de informação, justificando que se referia a autos sujeitos a segredo de justiça na 

sua dimensão externa e que o fundamental dos elementos probatórios se reconduz à 

intercepção e gravação de conversações e/ou comunicações telefónicas, aplicando-se, 

por isso, a limitação prevista no artigo 187.º, n.º 7, do Código do Processo Penal. 

15. Em relação às informações prestadas pelo Procurador-Geral da República e pela 

Portugal Telecom, verificou-se que as mesmas não tinham a ver com o objecto do 

presente processo. 

16. Foram também considerados na apreciação do processo depoimentos prestados 

em sede da Comissão de Ética, Sociedade e Cultura da Assembleia da República e da 

Comissão Eventual de Inquérito Parlamentar à relação do Estado com a Comunicação 

Social e, nomeadamente, à actuação do Governo na compra da TVI. Na presente 

Deliberação, são citados os depoimentos de Bernardo Bairrão, Juan Herrero e Manuel 

Polanco, na Comissão de Inquérito, e de José Eduardo Moniz, na Comissão de Ética. 

17. Para eventual comprovação de denúncias em concreto de José Eduardo Moniz e 

Manuela Moura Guedes, foi realizado um estudo, por um consultor externo, sobre o 

investimento publicitário do Estado em 2007, 2008 e 2009, em serviços de programas 

televisivos. 

18. Entendeu-se ainda como pertinente obter um conhecimento mais exacto do 

tratamento jornalístico do caso Freeport, pelo que foi efectuada pelos serviços da ERC 

uma análise da cobertura jornalística daquele caso, nos noticiários da noite da RTP1, 

SIC e TVI, entre Janeiro de 2009 e Fevereiro de 2010. 

19. Finalmente, na sequência de novos elementos trazidos ao processo em data 

posterior às suas primeiras audições, foram solicitados esclarecimentos 

complementares, a ser prestados por escrito, a Mário Moura e a José Carlos Castro, 

tendo este último requerido ser ouvido presencialmente. Na sequência da sua audição, 

entendeu-se necessário voltar a ouvir Ana Leal e Carlos Enes, que prestaram novo 

depoimento presencial.  

 

 



 

5 

Em suma, no âmbito do presente processo, foram realizadas as seguintes diligências: 

 

Depoimentos presenciais 

Declarante Qualidade do Declarante Data 

José Eduardo Moniz Anterior Director-Geral da 
TVI 

29 de Dezembro de 2009 

Manuela Moura Guedes Responsável editorial do JN6 29 de Dezembro de 2009 
Mário Moura Membro da Direcção de 

Informação da TVI 
20 de Janeiro de 2010 

João Maia Abreu Anterior Director de 
Informação da TVI 

21 de Janeiro de 2010 

José Carlos Castro Subdirector de Informação da 
TVI 

26 de Janeiro de 2010 

Ana Leal Jornalista da TVI 28 de Janeiro de 2010 
Luís Cunha Velho Anterior Director de Antena, 

Produção de Programas e 
Meios de Produção da TVI 

28 de Janeiro de 2010 

Carlos Enes Jornalista da TVI 1 de Fevereiro de 2010 
Beatriz Jalón Jornalista da TVI 19 de Fevereiro de 2010 
Carla Moita Jornalista da TVI 23 de Fevereiro de 2010 
Júlio Magalhães Director de Informação da 

TVI 
25 de Fevereiro de 2010 

Bernardo Bairrão Administrador-Delegado da 
Media Capital 

8 de Março de 2010 

José Carlos Castro Subdirector de Informação da 
TVI 

14 de Maio de 2010 

Ana Leal Jornalista da TVI 1 de Junho de 2010 
Carlos Enes Jornalista da TVI 1 de Junho de 2010 

 

Depoimentos solicitados por escrito 

Depoente 
Qualidade do 

Depoente 
Data envio ofício Data resposta 

Manuel Polanco 
Presidente da CA da 
TVI, Administrador 
da Media Capital 

9 de Abril de 2010 4 de Maio de 2010 

Juan Luis Cebrián 
Administrador da 
Media Capital 

9 de Abril de 2010 4 de Maio de 2010 

António Vitorino Advogado 9 de Abril de 2010 26 de Abril de 2010 

Luís Bernardo 
Assessor de imprensa 
do Gabinete do 
Primeiro-Ministro 

4 de Maio de 2010 14 de Maio de 2010 

Mário Moura 
Membro da Direcção 
de Informação da TVI 

5 de Maio de 2010 25 de Maio de 2010 

 



 

6 

Prestação de informações 

Entidade Informações 

solicitadas 

Data envio ofício Data resposta 

Procuradoria-
Geral da 
República 

Elementos na sequência 
da publicação, a 5 de 
Fevereiro de 2010, do 
artigo do “Sol” sobre o 
processo “Face Oculta” 

15 de Fevereiro de 2010 17 de Fevereiro de 2010 

Instituto de 
Turismo de 
Portugal, IP 

Distribuição do 
investimento 
publicitário 

11 de Março de 2010 13 de Abril de 2010 

DIAP de 
Aveiro 

Elementos do inquérito 
“Face Oculta” 

18 de Março de 2010 26 de Março de 2010 

Portugal 
Telecom, SA 

Actas das reuniões dos 
órgãos sociais 
relacionadas com a 
decisão de adquirir parte 
da Media Capital  

23 de Março de 2010 19 de Abril de 2010 

Media Capital Actas das reuniões do 
Conselho de 
Administração da Media 
Capital de Abril / Maio 
2009, relacionadas com 
o JN6 

8 de Abril de 2010 27 de Maio de 2010 

Millenium 
BCP 

Informações sobre 
empréstimo do BCP à 
Media Capital 

9 de Abril de 2010 27 de Abril de 2010 

TVI Pedido de informação 
sobre convites dirigidos 
a governantes para irem 
ao Jornal Nacional  

27 de Maio de 2010 21 de Junho de 2010 

 

Estudos 

Entidade Objecto Data de conclusão 

Unidade de Análise 
de Media da ERC 

Relatório sobre a Cobertura 
Jornalística do “Caso Freeport” 

Abril de 2010 

José Dias  Análise dos Investimentos 
Publicitários das Campanhas do 
Estado na Televisão entre 2007 e 2009 

12 de Abril de 2010 

 

III. Factos a apurar 

 

20. Deve salientar-se que, do conjunto de elementos de natureza denunciadora 

expressos nos depoimentos, o Conselho Regulador restringiu a análise aos que 



 

7 

configuravam algum nível de concretização e que se revestiam de incidência para o 

objecto do processo.  

21. Alguns declarantes abarcaram nos seus depoimentos episódios mais antigos, que 

ocorreram ainda antes da entrada da Prisa na Media Capital, designadamente o fim dos 

comentários de Marcelo Rebelo de Sousa em 2004 e a saída do ecrã de Manuela Moura 

Guedes em Dezembro de 2005. Independentemente do interesse das questões 

suscitadas, as mesmas não serão especificamente analisadas nesta sede, uma vez que 

não se constituem como factores explicativos do objecto do actual processo de 

averiguações. Por motivos idênticos, não irão recair na presente análise situações 

relativas a: i) outros programas informativos que não o Jornal Nacional; ii) outros 

projectos e órgãos de comunicação social da esfera do Grupo Media Capital.  

22. Atendendo a esta delimitação do objecto da deliberação, o teor dos depoimentos 

prestados à ERC permitiu reificar um conjunto de questões subsumíveis como alegadas 

ingerências do poder político e/ ou económico.  

23. Assim, na presente Deliberação adoptar-se-á a seguinte sequência de análise, 

sopesados os documentos acima citados: 

a) Ponto prévio; 

b) Reconstrução do fio dos acontecimentos que levaram à suspensão do JN6; 

c) Ponderação dos comentários críticos produzidos pelo Primeiro-Ministro e outros 

responsáveis políticos a respeito do JN6; 

d) Denúncia de interferências directas do poder político;  

e) Sobre a cobertura do caso Freeport; 

f) Sobre os contactos directos do Primeiro-Ministro a jornalistas da TVI; 

g) Sobre a recusa de membros do Governo de José Sócrates a dar entrevistas ou 

prestar declarações ao JN6; 

h) Sobre a ausência de investimento publicitário do Turismo de Portugal, IP, na 

TVI; 

i) Sobre as condições de um financiamento do BCP à TVI / Media Capital. 

 

 

 



 

8 

IV. Análise e fundamentação 

 

a) Ponto prévio 

 

24. A salvaguarda da liberdade e independência dos órgãos de comunicação social, 

nomeadamente perante os poderes político e/ ou económico, constitui uma preocupação 

plasmada na Lei Fundamental (cfr. artigos 38.º e 39.º da CRP), com repercussões na 

legislação infraconstitucional (cfr., nomeadamente, artigo 22.º da Lei de Imprensa e 

artigo 12.º do Estatuto do Jornalista) e nas competências atribuídas à ERC.  

25. Nos termos do artigo 39.º, n.º 1, al. c), da Constituição da República Portuguesa, 

cabe à ERC assegurar “[a] independência perante o poder político e o poder económico” 

dos meios de comunicação social. 

26. Este objectivo é depois expresso no artigo 8.º, al. c), do dos Estatutos da ERC, 

onde se dispõe que “[s]ão atribuições da ERC no domínio da comunicação social” 

“[z]elar pela independência das entidades que prosseguem actividades de comunicação 

social perante os poderes político e económico”.  

27. Por seu turno, o artigo 24.º, n.º 3, al. q), do mesmo diploma, atribui competência 

ao Conselho Regulador para “[p]roceder à identificação dos poderes de influência sobre 

a opinião pública, na perspectiva da defesa do pluralismo e da diversidade”. 

28. A autonomia dos órgãos de informação perante diferentes poderes de influência 

tem estado, efectivamente, presente nas preocupações do Conselho Regulador, uma vez 

que se trata de um valor nuclear da liberdade de imprensa. Como expendido na 

Deliberação 1/IND/2007 [independência dos órgãos de comunicação social à luz do 

artigo “Impulso irresistível de controlar”, da autoria de Nuno Saraiva, publicado no 

jornal Expresso, de 31 de Março de 2007], “[u]m jornalismo na dependência de 

interesses, políticos ou económicos, resulta na eliminação do pluralismo cultural, na 

ausência de possibilidade de expressão e confronto das várias correntes de pensamento e 

na anulação da autonomia individual no processo de formação de opiniões e ideias”.  

 

 

 



 

9 

b) Reconstrução do fio dos acontecimentos que levaram à suspensão do JN6 

 

29. O JN6 foi transmitido entre 9 de Maio de 2008 e 10 de Julho de 2009, com 

coordenação e apresentação de Manuela Moura Guedes, e constituiu o bloco 

informativo de maior audiência da televisão nacional. Com duração aproximada de uma 

hora e trinta minutos, o JN6 tinha uma configuração distinta das restantes edições do 

Jornal Nacional, adoptando uma designação que o distinguia dos demais serviços 

noticiosos. Foi criado para introduzir na grelha da TVI um modelo informativo 

diferente, tendo como objectivo transpor para televisão a lógica do jornal semanário, 

mais vocacionado para “o aprofundamento dos temas, contemplando reportagens 

desenvolvidas, comentários, entrevistas e debates” e “trabalhos de investigação” (cfr. 

relatório anexo à Deliberação 11/CONT-TV/2009). Para além de peças noticiosas, 

integrava um espaço de comentário político com um comentador fixo. 

30. Importa referir que a primeira pronúncia do Conselho Regulador sobre esta 

matéria -Deliberação 11/CONT-TV/2009, de 27 de Maio de 2009 - ocorreu em 

sequência de 13 queixas recebidas na ERC contra conteúdos de três edições do Jornal 

Nacional da TVI, duas delas relativas ao JN6, sobre o caso Freeport e outros que 

envolviam o Primeiro-Ministro, plasmada na já citada Deliberação 11/CONT-TV/2009, 

de 27 de Maio de 2009.  

31. Como se verá infra, essa Deliberação foi várias vezes referida nos depoimentos 

prestados na ERC, tendo alguns declarantes considerado que a mesma influenciou, entre 

outros factores, a decisão de suspender o JN6.  

32. Clarifique-se, no entanto, que a referida Deliberação não reflecte a posição da 

ERC sobre o JN6 no seu todo: estavam em causa peças concretas identificadas para 

análise, sendo que uma parte foi transmitida numa edição de domingo do Jornal 

Nacional.  

33. Observadas 7 peças – emitidas em 3 edições do Jornal Nacional –, o Conselho 

Regulador considerou “verificada, à luz da análise efectuada, a possibilidade de a TVI 

ter posto em causa o respeito pela presunção de inocência dos visados nas notícias (tal 

como resulta do artigo 14.º, n.º 2, alínea c) do Estatuto do Jornalista)” e que a estação se 

afastou de alguns princípios expostos no seu Estatuto Editorial, a cujo cumprimento se 



 

10 

encontra vinculada, e onde se compromete “a observar, nomeadamente, nos seus 

programas de Informação, regras estritas de honestidade, de isenção, de imparcialidade, 

de pluralismo, de objectividade e de rigor”.  

34. Em conformidade, o Conselho Regulador da ERC instou “a TVI a cumprir de 

forma mais rigorosa o dever de rigor e isenção jornalísticos, aqui se incluindo, 

nomeadamente, o dever de demarcar ‘claramente os factos da opinião’ (artigo 14.º, n.º 

1, alínea a) do Estatuto do Jornalista)”. O Conselho Regulador, por último, reafirmou, 

sem prejuízo do antes exposto, a importância do “papel desempenhado pelos órgãos de 

informação nas sociedades democráticas e abertas como instâncias de escrutínio dos 

vários poderes, designadamente políticos, sociais e económicos.” 

35. No processo em que se analisou a suspensão do JN6 (Deliberação 6/OUT-

TV/2009, de 13 de Outubro), determinou-se que esta decisão, nos termos em que foi 

tomada, violou a lei. Na altura, a Administração da TVI, em declarações prestadas por 

escrito à ERC, argumentou que a suspensão do JN6 se deveu à necessidade de 

“homogeneizar e reforçar a consistência do Jornal Nacional ao longo de toda a semana, 

no respeito pelos valores da liberdade de expressão e pelo direito à informação, não se 

pretendendo de forma alguma condicionar a decisão editorial sobre os conteúdos 

jornalísticos a exibir (…), antes pelo contrário, tentando evitar que, sob pretexto de 

novas críticas ao formato deste jornal, se voltasse a questionar o rigor e a isenção do seu 

conteúdo” (cfr. Deliberação, pp. 6-7). Na mesma resposta da Administração da TVI à 

ERC, foi indicado um estudo, realizado em 2005, que suportaria esta orientação.  

36. No presente processo, o Conselho Regulador procurou, ao longo das diligências 

realizadas, e ainda antes de se debruçar sobre as alegadas ingerências políticas e/ou 

económicas, reconstituir os acontecimentos ocorridos nos dias que precederam a 

suspensão do JN6.  

37. O regresso de férias do JN6 estava previsto para o dia 4 de Setembro de 2009 e a 

decisão de suspender o programa foi tornada pública na véspera. Está-se aqui perante 

factos de conhecimento público, que foram reafirmados em todos os depoimentos.  

38. Com base nos testemunhos dos membros da anterior Direcção de Informação e 

dos jornalistas Carlos Enes e Ana Leal, foi apurado que o regresso do jornal estava a ser 



 

11 

preparado, através da elaboração de peças que seriam difundidas e da finalização de 

uma auto-promoção do programa. Os depoimentos são, neste ponto, unânimes. 

39.  Apurou-se também que, no dia 2 de Setembro, João Maia Abreu, Bernardo 

Bairrão e Manuela Moura Guedes tiveram uma conversa no gabinete de Luís Cunha 

Velho, em que Bernardo Bairrão pela primeira vez deu conta à jornalista de que era 

séria a possibilidade de o JN6 não regressar ao ecrã. A ocorrência desta conversa foi 

confirmada pelos seus três intervenientes, sendo que Luís Cunha Velho não estava 

presente na sala. 

40. No seu depoimento, e a propósito dessa conversa, Manuela Moura Guedes 

afirma que Bernardo Bairrão lhe disse que a decisão de suspender o JN6 emanava de 

Juan Luis Cebrián, administrador não executivo da Media Capital e administrador-

delegado da Prisa, e de Manuel Polanco, presidente da TVI e administrador não 

executivo da Media Capital. De acordo com a jornalista, Bernardo Bairrão ter-lhe-á 

dito, a propósito da origem da decisão, que ela provinha dos “espanhóis”, a saber, Juan 

Luis Cebrián e Manuel Polanco, assumindo maior protagonismo Juan Luis Cebrián 

(transcrição, p. 3). 

41. No seu depoimento, também João Maia Abreu referiu que, naquela conversa, 

Bernardo Bairrão lhe disse que a suspensão do JN6 resultou de uma decisão dos 

“administradores espanhóis”, aliás, mais propriamente, de Juan Luis Cebrián (acta, p. 2). 

42. Tanto João Maia Abreu como Manuela Moura Guedes referem que o 

administrador-delegado lhes terá transmitido a ideia de que estaria a tentar ganhar 

tempo junto dos administradores espanhóis para travar a suspensão do JN6. 

43. Bernardo Bairrão terá dito a João Maia Abreu, de acordo com o que este 

testemunhou à ERC, “que estava a envidar esforços para que não se verificasse a 

suspensão do programa informativo” (acta, p. 2). 

44. Segundo o depoimento de Manuela Moura Guedes, Bernardo Bairrão ter-lhe-á 

dito que estaria “a fazer uma última tentativa” para pôr o JN6 no ar. Manuela Moura 

Guedes afirma que Bernardo Bairrão assegurou que estava em conversações com Juan 

Luis Cebrián e Manuel Polanco, mas que Cebrián estaria muito mais renitente que 

Polanco (transcrição, p. 4). 



 

12 

45. Por seu turno, Bernardo Bairrão reitera o que já tinha afirmado anteriormente, no 

primeiro processo sobre a suspensão do JN6, ou seja, que a decisão teria sido tomada 

pelo Conselho de Administração da TVI. Refere que, quando voltou de férias, entrou 

em contacto com os diferentes administradores, nomeadamente com Manuel Polanco, 

para fazer um ponto de situação, “e a questão sobre o futuro do JN6 se colocou”. 

Garante que “já estava prevista uma reavaliação da continuidade do JN6 na nova 

grelha” (acta, p. 3). Segundo Bernardo Bairrão, “o assunto foi sendo discutido durante o 

início da primeira semana de Setembro” e “Polanco queria também ouvir a posição de 

Cebrián”. Segundo o declarante, “[f]eita esta consulta, foi então decidido que o 

programa seria efectivamente suspenso de imediato, por se recear (…) que o programa 

se tornasse um tema da campanha eleitoral” (acta, pp. 2-3). 

46. Foi Bernardo Bairrão perguntado pela ERC sobre o facto de, numa entrevista à 

revista “Sábado”, publicada no dia 20 de Agosto de 2009 (ou seja, pouco antes da 

suspensão do JN6), ter afirmado que não via razões para que o programa não 

continuasse 1 . Perante esta aparente discrepância entre a opinião manifestada 

publicamente e a decisão que se veio a tomar, Bernardo Bairrão explicou, no seu 

depoimento, que há opiniões diferentes dentro dos conselhos de administração, que é 

necessário reconhecer a validade de outros argumentos e que o importante é que a 

decisão final seja o resultado da discussão das diferentes opiniões em presença (acta, p. 

4). 

47. Em síntese, o declarante afirma que assumiu e executou uma decisão, tomada 

colectivamente pelo Conselho de Administração da TVI, tendo, na entrevista, 

manifestado a sua opinião pessoal.  

48. Questionado por escrito sobre este ponto, Manuel Polanco afirma que a decisão 

de suspensão do JN6 “foi tomada pelos membros do Conselho de Administração da 

TVI” e que, na sua qualidade de Presidente da TVI, conversou “sobre esta questão com 

o Administrador Delegado e com os restantes administradores da TVI, com mais 

frequência durante a primeira semana de Setembro.” Manuel Polanco assegura que, 

                                                           
1 “O director que sai da sombra de Moniz”, in “Sábado”, 20/08/2009, pp. 84-86. Aí se lê: “O novo homem forte da 
TVI trabalha da 9h às 21h, quase sempre com a televisão ligada, mas presta mais atenção à informação. Gosta do 
conceito do Jornal Nacional de 6ª, apresentado por Manuela Moura Guedes, acha que o facto de ser um “enorme 
sucesso de audiências” basta para garantir a sua continuação e invoca o Estatuto do Jornalista para não se intrometer 
na informação: ‘As administrações têm um poder muito limitado sobre as redacções’” (p. 86). 



 

13 

dado que se tratou de uma decisão colegial dos administradores da TVI, nela não 

interveio Juan Luis Cebrián, uma vez que não é administrador da TVI.  

49. Juan Luis Cebrián, também solicitado por escrito a esclarecer a sua intervenção 

na decisão de suspender o JN6, afirma não ter tido participação nessa decisão, dizendo o 

seguinte: “não participo, e não participarei, nas decisões de administração e de gestão 

corrente da TVI”. 

50. Por sua vez, as actas das reuniões do Conselho de Administração do Grupo 

Media Capital SGPS, S.A, em que se discutiu o Jornal Nacional da TVI assinalam que 

Juan Luis Cebrián manifestou, em Abril e Maio de 2009, a sua preocupação 

relativamente à informação da TVI.  

51. Assim, na acta de 23 de Abril de 2009, é referido que “o Administrador Juan 

Luis Cebrián deu nota das preocupações relativas às recentes posições face à postura 

editorial de alguns dos jornais da TVI, as quais têm vindo a ser debatidas publicamente 

(…). Por fim, chamou a atenção para o Administrador Delegado acompanhar o respeito 

pelos princípios deontológicos e editoriais da TVI.”  

52. Na acta de 14 de Maio de 2009, lê-se que Juan Luis Cebrián pediu que dela 

constasse a seguinte declaração: “Sem prejuízo da independência dos jornalistas, quem 

gere a empresa é o Conselho de Administração. O Director-Geral da TVI deve gerir a 

empresa de acordo com as directivas estabelecidas pelo respectivo órgão de 

administração no que respeita à gestão. Não se trata pois de qualquer interferência nos 

conteúdos da informação”. Lê-se, ainda, que “todos os membros do Conselho de 

Administração partilhavam e subscreviam a declaração efectuada por aquele 

administrador e que este assunto dever[ia] ser resolvido durante o próximo mês de 

Junho, com o equilíbrio e cautela que se impõe, com o Director-Geral da TVI.” 

53. Assim, as actas identificadas sustentam a ideia de que o JN6 gerava preocupação 

não apenas a Juan Luis Cebrián, mas também à Administração da Media Capital, pelo 

menos desde Abril de 2009, tendo este órgão manifestado vontade de que uma decisão 

sobre o assunto fosse tomada até Junho de 2009. 

54. Por outro lado, é especialmente visível na acta da reunião de 14 de Maio de 2009 

a existência de um conflito latente entre a Administração da Media Capital e o Director-

Geral da TVI, José Eduardo Moniz, sobre o rumo da informação da estação. 



 

14 

55. É, pois, possível inferir, quanto à posição dos Conselhos de Administração da 

Media Capital e da TVI, que partilhavam entre si descontentamento a respeito da 

informação da TVI, em particular, quanto à necessidade de modificar a postura editorial 

do JN6, suspendendo a sua emissão.  

56. No seu depoimento, José Eduardo Moniz confirma a situação, ao afirmar que, 

depois de Março de 2009, Bernardo Bairrão2 “terá começado a tentar sensibilizá-lo para 

o enorme grau de incomodidade que a informação da TVI estava a gerar entre 

accionistas, em particular, o Jornal Nacional de Sexta. Mencionava muito o caso 

Freeport, a multiplicidade de investigações e reportagens envolvendo o Primeiro-

Ministro e o estilo da apresentadora. (…) Confessava que as pressões que incidiam 

sobre ele [Bernardo Bairrão] nas reuniões do Conselho de Administração eram brutais, 

em especial, da parte de Juan Luis Cebrián, o administrador delegado da Prisa, com 

assento no Conselho de Administração da Media Capital, mas também de Manuel 

Polanco. Os dois exigiam a ele – Bernardo Bairrão – uma solução para o problema” 

(acta, pp. 9-10). 

57. João Maia Abreu, no seu depoimento, pronuncia-se no mesmo sentido, referindo 

“que, em uma ou duas ocasiões, em conversas com a Administração, foi mostrada 

preocupação com as notícias que o JN6 iria difundir. Queria a Administração garantir 

que a informação que era veiculada era factual, rigorosa e saber se havia forma de 

comprovar essa informação” (acta, p. 4). O anterior Director de Informação esclareceu 

ainda que “estas preocupações e receios por parte da Administração se limitavam ao 

JN6. Refere que o problema se levantou sempre e exclusivamente em relação ao JN6, 

não a outros programas” (acta, p. 5).  

58. Ana Leal declarou que José Eduardo Moniz “por diversas vezes referiu que a 

administração o convocou para o sensibilizar com os conteúdos das peças sobre o 

Freeport” (acta, p. 2). No seu depoimento, a jornalista adiantou que, sobretudo a partir 

Maio/Junho de 2009, José Eduardo Moniz a chamou diversas vezes ao gabinete, 

“preocupado com as reacções no day after da transmissão de reportagens sobre o 

Freeport” (acta, p. 2). 

                                                           
2 Manuel Polanco deixou de ser administrador-delegado da Media Capital em Março de 2009, na sequência da sua 
nomeação como Director-Geral da Prisa, sendo substituído naquelas funções por Bernardo Bairrão. 



 

15 

59. Perante os depoimentos anteriormente referidos, Bernardo Bairrão declarou que 

não estava a sofrer pressões “brutais” por parte da administração para dar um rumo 

diferente ao JN6, “admitindo, todavia, que havia de facto uma preocupação do CA da 

Media Capital sobre o respeito pelos princípios estabelecidos no Estatuto Editorial da 

TVI” (acta, p. 3). Confirma que, nos Conselhos de Administração da Media Capital, 

“Cebrián levantou algumas vezes reservas quanto ao JN6, no que se refere ao respeito 

pela isenção, rigor e independência que todos os serviços noticiosos da TVI devem ter.” 

Acrescentou que, até ao Verão de 2009, “a administração da Media Capital discutiu 

muito o estilo e a forma de apresentação do JN6, manifestando preocupação pelo facto 

de tais características poderem ser usadas para atacar a credibilidade dos conteúdos” 

(acta, p 2). 

60. Bernardo Bairrão confirma que o assunto foi discutido amplamente entre ele 

próprio e José Eduardo Moniz (acta, p. 2). 

61. Quando questionado, Manuel Polanco, no seu depoimento, refere que “o formato 

adoptado pelo JN6 tinha, desde há algum tempo, deixado de se adequar ao perfil de 

estação líder de mercado e às responsabilidades institucionais daí acrescidas”. Diz ainda 

o Presidente da TVI que, “em virtude de queixas, recomendações e comunicados 

recebidos, principalmente, a partir de Fevereiro de 2009, o Sr. Dr. Juan Luis Cebrián e 

os restantes administradores do Grupo Media Capital SGPS S.A., incluindo [o] próprio, 

[deram], conforme competia, as [suas] opiniões sobre os acontecimentos relativos ao 

JN6 mas sempre no rigoroso âmbito geral da definição da gestão e da estratégia das 

empresas participadas por aquela sociedade”, uma vez que não querem, nem podem, 

“abdicar das [suas] responsabilidades de supervisão e controlo da actividade das 

sociedades por aquelas participadas (…).” Declaração similar foi prestada por Juan Luis 

Cebrián. 

62.  O conjunto das informações prestadas por Bernardo Bairrão e Manuel Polanco 

aponta para que a decisão de suspender o JN6, tomada pela administração da TVI, foi 

discutida e teve o apoio dos administradores da Media Capital, entre os quais Juan Luis 

Cébrian. Parece indiscutível, em todo o processo que conduziu à cessação do JN6, o 

poder de influência exercido por Juan Luis Cebrián, ainda que não tenha tido 

intervenção formal na decisão concreta que veio a ser tomada pela Administração da 



 

16 

TVI, uma vez que, como referiu Manuel Polanco, “é administrador não executivo da 

Media Capital mas não é administrador da TVI e, consequentemente, não interveio 

naquela decisão”. 

63.  Notem-se, porém, os depoimentos de Manuela Moura Guedes e João Maia 

Abreu que, relatando conversas tidas com o Administrador-Delegado, transmitiram à 

ERC a sua convicção de que Cebrián teria tido um papel importante na decisão de 

suspender o JN6, sem que, contudo, tenham identificado em que consistiu esse papel.  

64.  Assim, tendo como base os documentos supra referidos, dá-se como provado 

que o administrador Juan Luis Cebrián foi expressando a sua preocupação relativamente 

à informação da TVI, no que foi secundado, aliás, pelos restantes membros do Conselho 

de Administração da Media Capital, entre os quais, Manuel Polanco, Presidente do 

Conselho de Administração, existindo forte probabilidade de estas tomadas de posição, 

que ocorreram em Abril e Maio de 2009, terem influenciado a decisão tomada em 

Setembro do mesmo ano. Esta asserção decorre, também, do depoimento de José 

Eduardo Moniz à CPI (Relatório CPI, fls. 56). 

65. Em suma, quanto aos factos apurados, os depoimentos acima citados confirmam 

que a suspensão do JN6, em Setembro de 2009, foi uma decisão colegial do Conselho 

de Administração da TVI, discutida e promovida pela Administração da Media Capital, 

tendo sido comunicada ao Director de Informação da TVI pelo Administrador-Delegado 

da Media Capital, Bernardo Bairrão.  

66.  Aqui chegado, o Conselho Regulador propõe-se aprofundar e analisar os 

motivos invocados pelos declarantes como tendo conduzido à suspensão do JN6.  

67. No presente processo, Bernardo Bairrão reitera que a Administração da Media 

Capital, incluindo o Presidente da TVI, Manuel Polanco, pretendia a uniformização dos 

serviços noticiosos. Acrescentou que, nos meses anteriores, aquele órgão foi 

manifestando preocupação pelo facto de as características do JN6 poderem ser usadas 

para atacar a credibilidade dos conteúdos. Relembrou ainda que diferentes 

personalidades e instituições – como a ERC e o Conselho Deontológico do Sindicato 

dos Jornalistas – criticaram publicamente aquele serviço noticioso (acta, p. 2).  

68. Foi então o Administrador-Delegado confrontado, na audição na ERC, com o 

facto de, por regra, não se alterar a grelha a 3 dias de um programa ser retomado, 



 

17 

quando, por exemplo, já estavam feitas auto-promoções e existia uma equipa a trabalhar 

na preparação das peças. 

69. Questionado sobre como se justificava a suspensão de um programa de uma 

forma tão abrupta, Bernardo Bairrão afirmou que foi, de facto, uma decisão 

absolutamente excepcional, mas que a Administração entendeu que não seria racional 

adiar a suspensão por uma semana ou para depois das eleições legislativas, o que teria 

também leituras políticas. Analisando o caso a posteriori, admite que o processo 

poderia ter sido conduzido de outra forma (acta, p. 3). Manuel Polanco, presidente do 

Conselho de Administração da TVI, na sua resposta por escrito à ERC, justifica a 

suspensão daquele serviço noticioso com “importantes razões económicas”, além de 

que, acrescenta, “o formato adoptado pelo JN6 tinha, desde há algum tempo, deixado de 

se adequar ao perfil de estação líder de mercado e às responsabilidades institucionais daí 

acrescidas”. 

70.  Questionado sobre quais as razões urgentes e determinantes que levaram à 

suspensão, apenas a dois dias do seu reinício, de um programa de informação com 

elevado share de audiência, cujo regresso havia sido anunciado, e com conteúdos já 

elaborados, Manuel Polanco respondeu que, “no seguimento das reuniões mantidas nos 

meses anteriores, na última semana de Agosto e primeira semana de Setembro, foi 

definido que importaria tomar uma decisão uma vez que a nova grelha de programas 

teria o seu início ao longo do mês de Setembro”, acrescentando que, “quando o director 

de Informação regressou de férias, na primeira semana de Setembro, Bernardo Bairrão, 

que, na altura, dadas as condições excepcionais pela saída do antigo Director-Geral 

acumulava interinamente essas funções, comunicou no dia 3 de Setembro ao Director de 

Informação que o formato particular do JN6 deveria ser alterado, com efeitos imediatos, 

passando a ser uniformizado e a ter o mesmo formato ao longo de toda a semana”. 

71.  Sobre o mesmo assunto, no Relatório da Comissão Parlamentar de Inquérito 

(fls. 58 e 59) pode ler-se a transcrição de parte do depoimento de Bernardo Bairrão e 

Juan Herrero, administrador da Media Capital, no qual o primeiro refere igualmente que 

“[q]uando se decidiu pela uniformização do Jornal Nacional ao longo da semana, 

ponderaram-se, obviamente, diversas alternativas. Desde suspender durante o período 

eleitoral, para que não fosse, de alguma forma, entendido como uma forma de pressão” 



 

18 

(…) “Por exemplo, interrompê-lo até ao final da campanha eleitoral. Se fosse um 

problema de formato, tão simples quanto uma alteração da própria apresentadora, do 

pivot, e manter o Jornal Nacional tal e qual existia. Havia muita forma de contornar, de 

facto, o assunto, se se não quisesse acabar com o Jornal Nacional de sexta” (…) 

“Portanto, aquela pareceu, à administração, ser a forma que mais claramente dava 

cumprimento ao que vinha sendo alvo de críticas por parte da Entidade Reguladora” 

(Idem, fl. 58). 

72.  Por seu turno, Juan Herrero, questionado pelos deputados da CPI (Idem, fl. 59) 

sobre as alternativas discutidas pela Administração, respondeu, referindo-se à 

uniformização do JN6 com o Jornal Nacional dos restantes dias da semana, “era isso 

que sempre seria feito”. 

73. Sistematizando, são apresentados como argumentos para o fim do JN6: i) a 

necessidade de uniformizar o formato do Jornal Nacional ao longo de toda a semana; ii) 

a constatação de que o formato do JN6 tinha “deixado de se adequar ao perfil de estação 

líder de mercado e às responsabilidades institucionais daí acrescidas”; iii) as críticas da 

ERC e do Conselho Deontológico do Sindicato dos Jornalistas; e iv) “importantes 

razões económicas”.  

74. No que respeita à estratégia de uniformização do formato do Jornal Nacional, 

cabe notar que o JN6 foi criado, em Maio de 2008, assumidamente como um formato de 

semanário, apresentado por Manuela Moura Guedes, com um conjunto de profissionais 

que trabalharia, na prática e sobretudo, para aquele bloco informativo e com uma 

agenda de temas que se distinguiria da agenda do quotidiano.  

75. O estudo referido por Bernardo Bairrão em que se defende a necessidade de 

uniformização de conteúdos e programas – que sustentou, em parte, a resposta da 

Administração da TVI à ERC, no âmbito do processo anterior – data, segundo o mesmo 

declarante, de 2005. Ou seja, o JN6 foi lançado em Maio de 2008, aparentemente, ao 

arrepio das recomendações de um estudo que, depois, veio a ser invocado na 

justificação da Administração para suspender aquele mesmo programa.  

76. No que respeita à invocada desadequação do formato ao perfil da estação líder, 

que terá justificado o fim do JN6, há que reiterar que se tratava do bloco informativo 

que tinha a liderança da audiência da televisão portuguesa. A situação de líder de 



 

19 

audiências da estação é, aliás, uma das razões invocadas pelo Presidente da TVI, 

Manuel Polanco, para justificar a necessidade de alteração do formato do JN6, como se 

lê no depoimento que prestou à ERC: “o formato adoptado pelo JN6 tinha, desde há 

algum tempo, deixado de se adequar ao perfil de estação líder de mercado e às 

responsabilidades institucionais daí acrescidas”.  

77. Foram também referidos em vários depoimentos (maxime, depoimento escrito de 

Manuel Polanco) razões económicas que teriam contribuído para a decisão de cessação 

do JN6. Porém, tais razões não foram desenvolvidas ou explicitadas, pelo que este 

argumento deve merecer a devida relativização na análise efectuada pelo Conselho 

Regulador. 

 

c) Ponderação dos comentários críticos produzidos pelo Secretário-Geral do 

Partido Socialista e outros responsáveis socialistas a respeito do JN6 

 

78. No congresso do Partido Socialista de 2009, ocorrido entre 27 de Fevereiro e 1 

de Março, são dirigidas acusações à TVI de que está a contribuir para uma “campanha 

negra” contra o partido. Naquele evento, o Secretário-Geral do PS fez referência a “um 

director de jornal” e a uma “televisão”. Arons de Carvalho, em declarações no final do 

Congresso do PS, clarificou que o Secretário-Geral do PS se referia ao JN6 da TVI e ao 

“Público”, tendo identificado, em particular, uma reportagem da jornalista Ana Leal 

sobre o Freeport. Posteriormente, surgiram outras declarações de dirigentes socialistas, 

como de José Lello, de que a TVI estaria a perseguir o PS. A 21 de Abril de 2009, numa 

entrevista à RTP, o Primeiro-Ministro adjectivou o JN6 de “telejornal travestido” e de 

“espaço noticioso que tem como único objectivo o ataque pessoal feito de ódio e 

perseguição pessoal”. 

79. Cabe, por conseguinte, aferir da influência que tais tomadas de posição críticas 

poderão ter exercido na decisão de cessação do JN6. 

80. Manuel Polanco, no seu depoimento por escrito, afirma quando questionado pela 

ERC que “nunca segui[u] motivações políticas no exercício das [suas] funções na 

administração da TVI” e que a decisão de suspensão do JN6 nunca teve em conta “a 

finalidade de manter um bom relacionamento com o poder político” (depoimento 



 

20 

escrito). Porém, esta preocupação foi levantada na reunião do Conselho de 

Administração do Grupo Media Capital de 23 de Abril de 2009. De facto, a acta da 

referida reunião reproduz a preocupação, manifestada pelo administrador Juan Luis 

Cebrián, de que “alguma falta de rigor profissional de alguns dos trabalhos dos 

jornalistas” da TVI possa “pôr em causa a credibilidade da estação televisiva e as 

relações com as entidades governativas”3.  

81. Por outro lado, parece claro, à luz das declarações do Administrador da Media 

Capital, Juan Herrero, na CPI, que a Administração da TVI foi sensível às críticas 

manifestadas pelo poder político, nomeadamente por parte do Primeiro-Ministro, em 

relação ao JN6. Com efeito, ouvido na Comissão de Inquérito Parlamentar a 23 de Abril 

de 2010, Juan Herrero disse que decisões com a natureza da suspensão do JN6 “não se 

tomam só por um motivo, tomam-se por vários motivos e ponderam-se todas as coisas 

que aconteceram durante muitos meses”. Questionado sobre se a contestação do 

Primeiro-Ministro de Portugal ao JN6 e à TVI seria um factor que faria parte deste 

conjunto de motivos, Juan Herrero respondeu: “Provavelmente, sim”.  

82. Em suma, se vários factores terão estado na origem da decisão de suspender o JN6 

– razões económicas, estratégia de uniformização do formato do Jornal Nacional ao 

longo da semana –, os elementos trazidos ao processo permitem também concluir que a 

Administração da TVI não foi indiferente às reacções públicas, especialmente do 

Primeiro-Ministro, de crítica ao JN6. Em particular, os depoimentos de Manuel Polanco 

e de Juan Herrero na CPI confirmam que as preocupações eram partilhadas e subscritas 

“por todos os membros do Conselho de Administração da Media Capital e da TVI” (cfr. 

acta de 14 de Maio de 2009, do Conselho de Administração da Media Capital), 

consubstanciando preocupação quanto às relações da TVI com entidades governativas.  

83. Tal verificação não admite, porém, uma inferência de que o poder político tenha 

actuado sobre a administração da Media Capital, socorrendo-se de mecanismos 

                                                           
3
 Atente-se ainda que as reuniões do Conselho de Administração da Media Capital, em que se reflectiu sobre a 

informação da TVI, ocorreram em data prévia ao pronunciamento da ERC sobre peças transmitidas no Jornal 
Nacional, cuja deliberação foi aprovada a 27 de Maio de 2009. Ou seja, não colhe inteiramente o argumento de que 
foi precisamente aquele pronunciamento, assim como o do Conselho Deontológico do Sindicato dos Jornalistas, que 
data da mesma altura, que motivavam o conjunto de preocupações que foram sendo expressas pela Administração do 
Grupo Media Capital. 
 



 

21 

ilegítimos, com o objectivo de pressionar a decisão de suspender o JN6. Este aspecto 

será objecto de averiguação autónoma no ponto seguinte. 

 

d) Denúncia de interferências directas do poder político 

 

84. Neste ponto, cumpre identificar os elementos trazidos ao processo relativos à 

alegação de que a decisão da Administração de suspender o JN6 foi determinada por 

interferências directas do poder político. De acordo com os depoimentos de Manuela 

Moura Guedes, José Eduardo Moniz e Carlos Enes, citando terceiros, o Governo 

português teria procurado influenciar a Administração da Prisa, directamente ou por 

intermédio do Governo espanhol, para que esta actuasse no sentido de suspender o JN6. 

Neste contexto, no entender dos depoentes, a decisão de suspender o JN6 tinha partido 

dos administradores “espanhóis”, ou seja, dos administradores da Prisa, Manuel Polanco 

e Juan Luis Cebrián. 

85. Especificamente no seu depoimento à ERC, Manuela Moura Guedes, após 

conversa com Bernardo Bairrão, deduziu que o Governo português terá estabelecido 

contactos com a Prisa através do advogado António Vitorino. Manuela Moura Guedes 

referiu à ERC que, nessa conversa, que decorreu no gabinete de Luís Cunha Velho, a 2 

de Setembro, quando Bernardo Bairrão lhe terá dito que a decisão de suspender o JN6 

foi de Juan Luis Cebrián e de Manuel Polanco, a jornalista terá replicado: “Mas então, 

espere lá, se isso é o Cebrián, então isso quer dizer que é o Sócrates.” Ao que Bernardo 

Bairrão terá respondido que, dessa vez, não se trataria de José Sócrates, mas de António 

Vitorino (transcrição, p. 4). 

86. Desta afirmação, alegadamente proferida pelo Administrador-Delegado, 

Manuela Moura Guedes depreendeu que António Vitorino estaria a “tratar directamente 

aqui de Lisboa para que o Jornal não fosse para o ar. Directamente com o Cebrián” 

(transcrição, p. 4). 

87. José Eduardo Moniz, no seu depoimento, refere que, em meados de 2009, 

“ouviu mesmo falar do nome de António Vitorino como sendo o, ou um dos, 

interlocutor(es) entre os gabinetes dos dois primeiros ministros [português e espanhol]. 

Foi matéria escutada dentro da própria Media Capital”. O anterior director-geral 



 

22 

“[a]dmitiu que o propósito de tais diligências fosse a criação de condições que 

facilitassem o negócio da venda parcial da empresa, tendo como pressuposto uma 

alteração de comportamento informativo da TVI” (acta, p. 13).  

88. João Maia Abreu, questionado sobre a alegada referência feita por Bernardo 

Bairrão a António Vitorino, afirmou “que não fazia ideia do que se tratava, não se 

recordando desta referência a António Vitorino” (acta, p. 2). 

89. Questionado sobre este ponto, veio Bernardo Bairrão desmentir 

“categoricamente que, numa conversa com João Maia Abreu e Manuela Moura Guedes, 

no dia 2 de Setembro, tenha feito qualquer referência a Vitorino. Diz que ‘é impossível’ 

ter feito essa referência” (acta, p. 5). 

90. A este respeito, o Administrador-Delegado refere que, noutro contexto, ouviu 

em terceira mão, em conversa informal “de corredor”, que António Vitorino teria 

comentado a um administrador que “achava mal” o JN6. Bernardo Bairrão disse não 

valorizar este rumor, entendendo que “Vitorino estaria apenas a manifestar a sua 

opinião pessoal sobre o programa” (acta, pp. 4-5). 

91. Tendo António Vitorino sido mencionado em depoimentos prestados à ERC, e 

posteriormente na Comissão de Ética da Assembleia da República, não poderia o 

Conselho Regulador deixar de realizar o contraditório, ainda que, na sua apreciação, não 

pudesse dar como admitida a factualidade dos elementos apresentados por Manuela 

Moura Guedes e José Eduardo Moniz, uma vez que os mesmos foram desmentidos 

pelos seus dois interlocutores, Bernardo Bairrão e João Maia Abreu. No demais, as 

referências a António Vitorino são qualificadas pelos declarantes como rumores.  

92.  Notificado para se pronunciar por escrito, António Vitorino veio reiterar o 

desmentido que produziu à Lusa, na sequência dos depoimentos que Manuela Moura 

Guedes e José Eduardo Moniz prestaram perante a Comissão de Ética da Assembleia da 

República. Assim, António Vitorino nega que tenha “exercido a esse propósito qualquer 

tipo de pressão, fosse junto de quem fosse, tanto directamente quanto em nome de quem 

quer que fosse.” Acrescenta que os referidos depoimentos prestados no Parlamento 

foram contraditados na mesma sede por Bernardo Bairrão4.  

                                                           
4 António Vitorino proferiu as seguintes declarações à Lusa, no dia 4 de Março de 2010, 11h06m: 
“Desminto categoricamente que tenha feito qualquer tipo de pressão sobre a Prisa, em meu nome ou em 



 

23 

93. Face ao exposto, não foram apresentados elementos que demonstrem o 

envolvimento de António Vitorino, por qualquer forma, como suposto autor de pressões 

políticas sobre a Prisa ou o Governo espanhol. 

94. Não tendo ficado demonstrada a interferência do poder político na decisão de 

suspender o JN6 através de António Vitorino, passa-se a analisar as outras denúncias 

apontadas nos depoimentos que indiciariam a existência de pressões políticas e/ ou 

económicas em relação ao JN6. 

 

e) Sobre a cobertura do caso Freeport 

 

95. O tratamento jornalístico do caso Freeport pela TVI foi um dos temas 

recorrentemente apontados como estando na origem da suspensão do JN6. Nas audições 

realizadas pela ERC os declarantes foram interpelados sobre se, com a suspensão do 

JN6, se registou alteração dos critérios editoriais na abordagem deste tema.  

96. A questão da alegada alteração dos critérios editoriais surge na sequência do 

depoimento à ERC de Manuela Moura Guedes, em que a jornalista denunciou que “há 

documentos do caso Freeport que estão parados na TVI” e que, sobre este caso, “só têm 

saído umas historiazinhas” (transcrição, p. 27). 

97. Sobre esta matéria, afiguram-se relevantes os depoimentos de Ana Leal e Carlos 

Enes, os jornalistas mais directamente envolvidos na investigação do Freeport, e dos 

membros da Direcção de Informação da TVI nomeada em Setembro de 2009, 

especificamente Júlio Magalhães, José Carlos Castro e Mário Moura. Ao ser-lhes 

solicitado que se pronunciassem sobre o tratamento do caso Freeport a partir de 

Setembro de 2009, estes dois grupos de declarantes apresentaram visões 

substancialmente diversas quanto a este assunto.  

98. Em sequência, decidiu o Conselho Regulador solicitar aos serviços técnicos da 

ERC um relatório sobre a cobertura jornalística do Caso Freeport (Anexo 1), com a 

finalidade de obter um melhor conhecimento da evolução da cobertura jornalística 

                                                                                                                                                                          

nome de quem fosse”; “As acusações [de Manuela Moura Guedes] não foram consubstanciadas, não 
encontram correspondência na fonte que é citada, mas constituem um ataque ao meu bom nome 
profissional que repudio totalmente”. 



 

24 

daquele caso. O referido documento constitui-se, assim, como elemento complementar 

de análise dos depoimentos.  

99. Deve salientar-se, desde logo, que a análise realizada não teve por finalidade 

uma pronúncia ou validação da ERC quanto à orientação editorial da nova ou da 

anterior direcção de informação da TVI mas, apenas, apreciar comparativamente a 

cobertura do caso Freeport nos principais blocos informativos da RTP1, SIC e TVI – 

Telejornal, Jornal da Noite e Jornal Nacional –, desde Janeiro de 2009 a Fevereiro de 

2010. Adicionalmente, a análise da cobertura é aprofundada num sub-intervalo temporal 

de seis meses, que decorre desde a suspensão do JN6 e a tomada posse da nova 

Direcção de Informação até 28 de Fevereiro de 2010. 

100. No corte temporal do estudo, a divulgação das primeiras notícias associando o 

nome de José Sócrates ao caso Freeport data, precisamente, do início de 2009.  

101. Entre Janeiro de 2009 e Fevereiro de 2010, constatou-se que o Jornal Nacional 

da TVI (incluindo neste o JN6) foi o serviço noticioso que emitiu maior número de 

peças jornalísticas sobre o Freeport e mais tempo dedicou ao caso (290 peças, que 

totalizaram uma duração de 13h20m), seguido do Jornal da Noite da SIC (270 peças, 

com duração total de 8h52m) e do Telejornal da RTP1 (237 peças, que contabilizaram 

uma duração de 7h44m). 

102. A mediatização do caso teve o seu pico máximo, nos três blocos informativos, 

em Janeiro de 2009, com destaque para o Jornal Nacional da TVI. A intensidade da 

cobertura diminui depois progressivamente nos três blocos informativos, ainda que 

mantendo níveis muito expressivos até ao final de Maio de 2009, sendo que o Jornal 

Nacional da TVI apresenta sempre índices de cobertura mais elevados em número de 

peças e, principalmente, na sua duração. 

103. A partir de Junho, a presença do Freeport nos três blocos informativos sofre 

uma quebra de intensidade assinalável, que se mantém nos restantes meses. Ou seja, 

Junho foi, no período analisado, o mês que marcou uma diminuição de peças sobre 

aquele tema.  

104. Apontando, agora, a análise apenas à TVI, conclui-se que as peças sobre o 

Freeport se concentravam no JN6, o que é sobretudo observável na duração da 

cobertura dedicada ao tema. Por exemplo, em Abril e Maio de 2009, mais de metade do 



 

25 

tempo dedicado ao Freeport no Jornal Nacional ocorreu à sexta-feira, ou seja, no JN6. 

Estes dados são confirmados pela jornalista Ana Leal no seu depoimento à ERC, ao 

afirmar que “as peças sobre o Freeport saíam nas várias edições da semana do Jornal 

Nacional, estando, porém, concentradas no JN6.” 

105. A intensidade da cobertura do caso continua a declinar nos 6 meses após a 

suspensão do JN6. Entre Setembro de 2009 e Fevereiro de 2010, o Jornal da Noite da 

SIC foi aquele que mais se dedicou ao Freeport, quer em número de peças (35), quer na 

duração total (1h29m). Refira-se que, neste período, o relatório integra a cobertura 

jornalística da própria suspensão do JN6 como tópico a ser atendido na delimitação do 

tema Freeport, o que contribui para explicar a amplitude do  resultado do serviço 

noticioso da SIC. 

106. O Telejornal da RTP1 foi o segundo bloco informativo na cobertura do caso, 

mas apenas em número de peças (33), não em duração (53m). Inversamente, o Jornal da 

Noite da TVI dedicou 30 peças ao Freeport, com uma duração de 1h16m.  

107. Da análise constante do relatório resulta que o Jornal Nacional da TVI foi, de 

Setembro de 2009 a Fevereiro de 2010, o único bloco informativo dos três serviços de 

programas a apresentar informação procedente de investigação própria, com 7 peças: i) 

duas peças exibidas na edição de 4 de Setembro de 2009, elaboradas ainda sob 

orientação de Manuela Moutra Guedes, para exibição no dia em que o JN6 retomaria a 

emissão no formato habitual após o período de férias; ii) uma peça a 8 de Outubro; iii) 

uma peça a 19 de Outubro; iv) uma peça a 29 de Outubro; e v) duas peças a 6 de 

Novembro. 

108. O relatório não identificou a emissão de qualquer outra peça de investigação 

própria no Jornal Nacional a partir de 6 de Novembro. 

109. É, por último, de referir ter-se concluído que o Jornal Nacional da TVI, em 

virtude da divulgação de peças próprias sobre o Freeport, foi aquele que mais marcou a 

agenda jornalística dos três blocos informativos analisados. 

110. Em suma, do relatório sobre a cobertura do caso Freeport podem extrair-se 

quatro principais conclusões: 1) o caso começou a perder peso nas agendas informativas 

do Jornal Nacional da TVI e nas agendas dos serviços de programas seus congéneres a 

partir de Junho de 2009; 2) na TVI a cobertura do “caso Freeport” concentrou-se, em 



 

26 

duração e número de peças, no JN6; 3) após a suspensão do JN6, o caso Freeport 

continuou a ter cobertura na TVI, sendo este o serviço de programas que mais marcou a 

agenda com peças exclusivas sobre o Freeport; 4) o arquivamento do caso Freeport em 

Inglaterra, pelo SFO, coincidiu com o abaixamento do número de notícias exclusivas na 

TVI. 

111. Posto isto, passa-se a resumir aquela que é a visão dos declarantes quanto à 

cobertura do Freeport pela TVI após a suspensão do JN6. 

112. Manuela Moura Guedes afirmou à ERC que “[h]á documentos do caso Freeport 

que estão parados na TVI e que não foram para o ar”. Segundo a depoente, ao todo 

foram emitidas “duas coisas sobre o Freeport (…) e mais uma que foi a Ana Leal que 

foi lá, chamada pelos procuradores”. Noutro passo do seu depoimento, afirma ainda que 

as fontes arriscavam porque confiavam no JN6 e por isso este “tinha tanta informação”. 

Segundo Manuela Moura Guedes, essa informação “não era desmentida” porque “era 

verdadeira”, mas, a partir da altura em que as fontes “vêem que as coisas mudaram, têm 

medo” (depoimento de Manuela Moura Guedes, pág. 27). 

113. Ana Leal entende que se verificou uma mudança quanto à estratégia editorial da 

cobertura do caso Freeport e que este caso passou a ser “um problema” com a nova 

Direcção de Informação. Na sua perspectiva, actualmente o Freeport é tratado “com 

pinças” e é muito mais complicado e demorado concluir e difundir uma peça. A 

jornalista diz que tem mais material sobre o caso, documentos que, em seu entender, 

mereceriam até ser abertura do Jornal Nacional. Concretizou, declarando que, desde 

final de Setembro/princípio de Outubro, tem documentos que envolvem o Primeiro-

Ministro e provas directas documentais e testemunhais que, na sua perspectiva, 

credibilizam e sustentam as notícias anteriores e dão um passo em frente na 

investigação. Ana Leal afirma que a Direcção de Informação pede mais documentos, 

argumentando que necessita de elementos adicionais de comprovação. A jornalista 

referiu que, mais do que nunca, se pretende retirar desta investigação – sendo que já 

tinha feito este pedido a Manuela Moura Guedes e também a Júlio Magalhães, assim 

que este assumiu funções de director de Informação –, até porque o ritmo de difusão 

tem tido como consequência o afastamento gradual de fontes (acta, p. 4).  



 

27 

114. Carlos Enes, no seu depoimento, acompanha o sentido das declarações de 

Manuela Moura Guedes e Ana Leal, assegurando que há na TVI material sobre o 

Freeport que, pelo seu critério editorial, garantiria várias notícias, afiançando que os 

documentos sobre o caso “permitiriam fazer peças em poucos dias” (acta, p. 11). Na sua 

perspectiva, este material tem relação com o Primeiro-Ministro, traz dados novos sobre 

o caso e é sustentado em fontes credíveis.  

115. O jornalista nota que a Direcção de Informação não terá o mesmo entendimento 

sobre a relevância informativa do material que existe na TVI relativo ao Freeport. 

Concretiza que a Direcção de Informação “tem defendido que, para voltar a dar notícias 

sobre o caso, é preciso dar um salto qualitativo em frente, com provas mais definitivas e 

que consistiriam na demonstração cabal do envolvimento, ou não envolvimento, no 

processo do PM [Primeiro-Ministro] ou outro titular do governo” (acta, p. 11). 

Considera que é “novo o detalhe com que a actual Direcção de Informação escrutina as 

peças, fazendo uma análise detalhada, pormenorizada, linha a linha, solicitando mais 

documentos de suporte, o que não acontecia antes” (acta, p. 12). Carlos Enes acrescenta 

que “actualmente há, de facto, uma posição menos agressiva em relação ao poder 

político”. 

116. Mais adiante no seu depoimento, quando questionado sobre se está a ser 

incentivado pela Direcção de Informação a continuar a investigação sobre o Freeport, 

referiu que, actualmente, “nada sai sobre o caso Freeport (…) para muitas fontes 

importantes, o que aconteceu à TVI foi uma machadada importante na credibilidade da 

estação. Tais fontes pensarão que agora não vale a pena procurar os jornalistas, uma vez 

que a TVI se tornou “mansinha”. Se as notícias não saem, se se dá menos visibilidade 

ao caso, é natural que as fontes desconfiem”. 

117. Carlos Enes salvaguarda, contudo, que a Direcção de Informação tem direito a 

adoptar os seus critérios, bem como os jornalistas o de deles discordarem. 

118. José Carlos Castro, membro da Direcção de Informação responsável pela 

coordenação da investigação jornalística do caso Freeport, Júlio Magalhães e Mário 

Moura salientaram, nos seus depoimentos, que, com a sua designação, não houve uma 

mudança da linha editorial da TVI, o que mudou foram as pessoas, com visões 



 

28 

diferentes. Asseguram que o caso Freeport não desapareceu de antena ou deixou de ser 

investigado e que foram divulgadas várias peças desde que assumiram funções.  

119. No momento em que prestou o primeiro depoimento, José Carlos Castro 

confirmou que havia na TVI informação ou documentação sobre aquele caso que estava 

a ser objecto de investigação e que ainda não havia sido difundida. Garantiu, contudo, 

que “não há documentos sobre o Freeport parados na redacção desde Setembro do ano 

passado” (acta, p. 3). No entender do Subdirector de Informação, no que foi secundado 

por Mário Moura, o caso Freeport é tratado com as exigências que impendem sobre 

qualquer outro caso, embora este seja um processo particularmente complexo, que exige 

o cruzamento de fontes e a verificação da informação. 

120. José Carlos Castro notou, ainda, que nem todos os documentos sobre o Freeport 

são considerados “notícia”, sendo necessário seleccionar o que é matéria informativa 

relevante, e que a actual Direcção de Informação privilegia as “grandes notícias”. Disse 

ainda que, desde a suspensão do JN6, as peças difundidas sobre o Freeport referiram os 

documentos que estiveram na sua base, documentos esses depois disponibilizados pela 

TVI na Internet, tal como as perguntas colocadas ao Primeiro-Ministro e a que este não 

acedeu responder. 

121. Para José Carlos Castro, “estes procedimentos não eram habituais anteriormente, 

mas a nova Direcção sentiu necessidade de os adoptar, por razões de rigor e de 

transparência” (acta, p. 2).  

122. O Subdirector de Informação confirmou que nem sempre é pacífico na sua 

equipa o ritmo de difusão de notícias sobre o Freeport e a exigência do cruzamento de 

dados e de documentação, mas que as conversas com os jornalistas que realizam a 

investigação ocorrem numa base de colaboração.  

123. Júlio Magalhães, no seu depoimento, concordou que o “caso Freeport é, de 

facto, tratado com pinças, defendendo que não poderia ser tratado de outra forma. A 

nova Direcção de Informação contactou com um processo que conhecia mal e não quis 

divulgar notícias que não estivessem devidamente fundamentadas. Assegura que a 

Direcção de Informação decidiu que se continuasse a investigar o Freeport e que, assim 

que houvesse ‘notícia’ sobre o caso, esta seria divulgada em qualquer dia da semana” 

(acta, p. 2-3). Disse ainda que, “desde a suspensão do JN6, a TVI divulgou 8 peças 



 

29 

sobre o Freeport, algumas muito polémicas, que foram retomadas por outros meios de 

comunicação. (…) Conclui que a TVI é a única estação que continuou a fazer 

investigação sobre o Freeport e a colocar peças próprias no ar” (acta, p. 3).  

124. Júlio Magalhães corroborou que não há qualquer intenção da Direcção de 

Informação em cercear ou bloquear a investigação do Freeport.  

125. Note-se, por outro lado, que, na sequência da audição de Manuela Moura 

Guedes na Comissão de Ética da Assembleia da República, a 3 de Março de 2010, a 

Direcção de Informação da TVI emitiu um comunicado com três pontos em que afirma 

que i) TVI divulgou oito notícias próprias sobre o processo Freeport desde Setembro de 

2009; ii) naquele momento, não existia qualquer peça pronta sobre o “caso Freeport”; 

iii) e os jornalistas da estação tinham declarado, a 17 de Fevereiro, não sentirem 

qualquer constrangimento no desempenho do seu trabalho (in: 

http://www.tvi24.iol.pt/geral/tvi-manuela-moura-guedes-freeport/1144224-4147.html). 

126. No seu depoimento à ERC, o Director de Informação aceitou que a actuação da 

Direcção de Informação pode ser interpretada como uma forma de atrasar a 

investigação, considerando, porém, tal interpretação incorrecta, uma vez que é 

necessário atender às responsabilidades que impendem sobre o órgão que dirige no caso 

de ser divulgada uma peça com erros factuais. “Quando a matéria é mais sensível e 

suscita dúvidas, o procedimento é verificar a informação, o que imporá, por exemplo, a 

exibição de um documento original, e não da sua cópia.” Em seu entender, “o jornalista 

deve esgotar as possibilidades de obter esses mesmos documentos” (acta, p. 5).  

127. Os segundos depoimentos prestados por José Carlos Castro, Ana Leal e Carlos 

Enes vêm reforçar a ideia de que persistem – e até se acentuaram – pontos de vista 

diferentes entre os dois jornalistas referidos por último e a actual Direcção de 

Informação. 

128. Tudo ponderado, comece-se por destacar que os depoimentos confirmam que 

existiu uma mudança na orientação da nova Direcção de Informação da TVI no 

tratamento jornalístico do Freeport, designadamente, quanto à avaliação da relevância 

informativa de factos e documentos e à verificação da informação obtida. Ainda assim, 

deve sublinhar-se, como exposto supra, que a diminuição de intensidade da cobertura 



 

30 

deste caso se verificou a partir de Junho de 2009, meses antes da suspensão do JN6 (cfr. 

Anexo 1).  

129. Os depoimentos dos membros da Direcção de Informação são convergentes na 

ideia de que actualmente são postos em prática critérios editoriais distintos dos da 

anterior Direcção, com maior selecção noticiosa das matérias qualificadas como 

relevantes, como também no plano metodológico, com cuidados acrescidos na 

verificação dos factos e documentação. As declarações dos jornalistas Ana Leal e 

Carlos Enes vão no sentido de confirmar, pela sua experiência quotidiana, essa alteração 

na cobertura do caso Freeport. 

130. O Conselho Regulador considera que os critérios adoptados pela actual Direcção 

de Informação se enquadram na liberdade que lhe assiste de conduzir uma orientação 

editorial própria, adoptando as práticas que melhor se adequem a essa orientação.  

131. Ademais, os depoimentos citados acima, bem como a análise comparativa da 

cobertura jornalística do caso Freeport, confirmam que os blocos informativos da TVI 

foram os únicos a difundir peças próprias sobre esse caso, marcando inclusivamente a 

agenda de outros serviços de programas. 

132. Saliente-se, ainda, que os membros da actual Direcção de Informação ouvidos 

pela ERC asseguram unanimemente terem plena liberdade e autonomia editoriais, tendo 

sido essa a condição para aceitarem o desempenho das funções.  

133. Cumpre ainda averiguar um episódio relacionado com o tratamento jornalístico 

do Freeport, suscitado inicialmente no depoimento de Ana Leal, a qual relata que, 

“numa conversa espontânea e informal com um membro da Direcção de Informação, 

este lhe desabafou que recebera um contacto telefónico do assessor do Primeiro-

Ministro, Luís Bernardo, dando-lhe um “puxão de orelhas” pelo facto de a TVI ter 

exibido as duas peças sobre o Freeport, em Novembro de 2009”. 

134. A jornalista adianta que um membro da Direcção de Informação lhe disse “que o 

eng.º Rui Gonçalves – que poderia ser um dos secretários de Estado referidos num dos 

documentos que motivaram uma das peças sobre o Freeport – se disponibilizou para ser 



 

31 

entrevistado no Jornal Nacional mas acabou por recuar pois o Primeiro-Ministro não 

terá autorizado por ter ficado zangado com a exibição das duas peças” (acta, p. 5)5.  

135. Carlos Enes acompanha as afirmações de Ana Leal, declarando que, já com a 

nova Direcção de Informação, a TVI difundiu duas peças “cujo conteúdo suscitou 

reacções duras por parte do Gabinete do Primeiro-Ministro, exercidas em relação à 

Direcção de Informação” (acta, pp. 12-13). Acrescentou que, depois dessas peças, não 

foram emitidas mais reportagens sobre o caso Freeport com origem em informação 

recolhida por ele próprio e Ana Leal.  

136. Júlio Magalhães nega, contudo, que tenha tido uma conversa com Luís Bernardo 

em que o assessor do Primeiro-Ministro o tenha pressionado. O Director de Informação 

acrescenta que “Luís Bernardo o contactou, sim, a propor a presença no Jornal Nacional 

de um ex-Secretário de Estado visado numa peça da TVI sobre o Freeport, pedido a que 

acedeu, por considerar que tal permitiria o exercício do contraditório. No entanto, logo 

no dia seguinte, (…) foi confrontado com um recuo desta proposta por parte do 

assessor” (acta, p. 4). 

137. José Carlos Castro afirmou, no seu segundo depoimento à ERC, que houve um 

contacto, da iniciativa da TVI, “com o gabinete do Primeiro-Ministro, através de um 

telefonema de Júlio Magalhães – e posteriormente, através do envio de um fax –, 

relativamente às notícias divulgadas no dia 19 de Outubro”6. A TVI estava interessada 

em ouvir o Primeiro-ministro, o anterior Secretário de Estado Rui Gonçalves ou o 

Ministro Silva Pereira. Mais tarde, no mesmo dia, Luís Bernardo terá contactado Júlio 

Magalhães, dizendo-lhe que, por si, Rui Gonçalves poderia ir à TVI, vindo, porém, a 

desmarcar essa participação no dia seguinte, uma vez que a estação continuava, na 

perspectiva do staff do gabinete Primeiro-Ministro, a difundir mentiras (acta, p. 2). 

                                                           
5 Apesar de a acta do primeiro depoimento de Ana Leal poder levar à conclusão de que a declarante se referiu a duas 
conversas distintas (uma em que teria havido um “puxão de orelhas” por parte de Luís Bernardo pela emissão de 
peças sobre o Freeport e uma outra relacionada com o cancelamento da ida de Rui Gonçalves à TVI), a declarante, no 
seu segundo depoimento, esclareceu que se tratou de uma só conversa, em que os membros da Direcção de 
Informação José Carlos Castro e Júlio Magalhães a informaram da recusa do ex-Secretário de Estado em dar uma 
entrevista à TVI, a qual foi por si interpretada como sendo um “puxão de orelhas” pela emissão de peças sobre o 
Freeport envolvendo o Primeiro-Ministro. 
6 No Jornal Nacional de 19 de Outubro foi difundida uma peça sobre o Freeport, com duração aproximada de 6 
minutos, sobre um fax que revela que administradores da empresa Freeport sabiam de subornos que estavam a ser 
pagos e que estavam preocupados com o facto de o Governo PS ter apresentado demissão, em Dezembro de 2001, e 
com a eventual saída de José Sócrates do Ministério do Ambiente.  



 

32 

138. Luís Bernardo, no seu depoimento por escrito, confirma a existência dessa 

proposta ao Director de Informação da TVI, bem como do recuo no dia seguinte de uma 

eventual ida de Rui Gonçalves à estação. Diz o assessor que este episódio terá 

acontecido no dia 6 de Novembro (e não no dia 19 de Outubro, contrariamente ao 

afirmado por José Carlos Castro)7. O declarante assegura que tal decisão partiu do 

próprio ex-Secretário de Estado, que optou por desistir da ida ao Jornal Nacional. Luís 

Bernardo qualifica, por isso, de “falsa e fantasiosa” a versão de que alguma vez tenha 

referido que tal recuo se deveu ao facto de “o Primeiro-Ministro não [ter] autorizado por 

ter ficado zangado com a exibição das duas peças.”  

139. Registe-se, antes de mais, que os depoimentos são convergentes relativamente à 

existência de uma conversa entre o assessor do Primeiro-Ministro e a Direcção de 

Informação da TVI acordando a ida de Rui Gonçalves à estação. Todavia, há neles 

discrepâncias quanto à data em que a conversa decorreu e quanto aos motivos que 

levaram o ex-Secretário de Estado a recuar no seu intento de prestar declarações à TVI. 

Quanto aos motivos do recuo, recorde-se que Luís Bernardo refere que não estava em 

causa qualquer directiva do Primeiro-Ministro no sentido de travar a ida de Rui 

Gonçalves à TVI. Por seu turno, nos termos do depoimento de José Carlos Castro, o 

assessor justificou o recuo da proposta com o facto de, no entender do staff do gabinete 

Primeiro-Ministro, a TVI continuar a difundir mentiras. Ainda assim, rejeita 

liminarmente a leitura de Ana Leal de que esse recuo terá consubstanciado um qualquer 

“puxão de orelhas”, ou seja, uma represália por a estação continuar a difundir notícias 

sobre o Freeport, posição que já tinha sido assumida por Júlio Magalhães.  

140. Havendo divergências entre os depoimentos no que respeita às razões de Rui 

Gonçalves não dar uma entrevista à TVI, e aos termos concretos em que tal ocorreu, não 

tendo sido sequer possível clarificar a data em que esta conversa teve lugar, não se 

poderá retirar qualquer conclusão deste episódio. 

 

                                                           
7
 Na abertura da edição de 6 de Novembro do Jornal Nacional foram divulgadas 2 peças sobre o Freeport, com 

duração global de 11 minutos. A primeira dizia respeito ao facto de os investigadores do Freeport irem ouvir um 
primo de José Sócrates. Na segunda peça a TVI revelava documentos em que uma sociedade de advogados garantia 
conseguir alterar a decisão do Governo de indeferir o estudo de impacto ambiental do projecto Freeport, assinada 
pelo Secretário de Estado Rui Gonçalves. 



 

33 

141. Assim, face aos elementos que foi possível recolher e às divergências detectadas, 

não ficou demonstrado que a ausência de divulgação de peças de investigação própria, a 

partir de 6 de Novembro, tenha sido condicionada por qualquer entidade externa à TVI, 

designadamente, pelo Gabinete do Primeiro-Ministro. Ficou, todavia, claro nos 

depoimentos dos jornalistas responsáveis pela cobertura do caso Freeport que a 

suspensão do JN6 e a orientação imprimida à informação da TVI pela nova Direcção de 

Informação retiraram visibilidade ao caso Freeport, desencorajando as fontes de 

procurarem os jornalistas. 

142. Por outro lado, no seu depoimento, Júlio Magalhães afirmou que, no momento 

em que foi convidado a liderar a nova Direcção de Informação, “a Administração 

expressou a intenção de ver normalizadas as relações da TVI com o Governo. Mas não 

apenas com o Governo, uma vez que a normalização das relações deveria abranger 

outras instituições, como seja o Benfica, que cortou relações com a estação” (acta, pp. 

4-5). O declarante referiu concordar com a posição da Administração e afiançou que 

esta não interfere no trabalho editorial. 

143. Ora, este objectivo da Administração de normalização das relações da TVI com 

o Governo – que já encontra eco na acta da reunião do Conselho de Administração do 

Grupo Media Capital de 23 de Abril de 2009 –, e que foi subscrito pelo Director de 

Informação, poderá, de facto, resultar numa diferente abordagem jornalística da 

actuação do poder político. Porém, como o Conselho acima afirmou e aqui reitera, os 

critérios adoptados pela actual Direcção de Informação enquadram-se na liberdade que 

lhe assiste de conduzir uma orientação editorial própria, adoptando as práticas que 

melhor se adequem a essa orientação 

 

f) Sobre os contactos directos do Primeiro-Ministro a jornalistas da TVI 

 

144. Manuela Moura Guedes sustenta, no seu depoimento, que era prática o Primeiro-

Ministro telefonar para jornalistas, ainda antes da emissão de peças, com a finalidade de 

adaptar o seu conteúdo “mais ao jeito dele”. Estes contactos directos do Primeiro-

Ministro a jornalistas da estação indiciariam, em seu entender, um animus de 

condicionar a liberdade editorial da TVI. 



 

34 

145. Manuela Moura Guedes referiu os nomes de Carla Moita e Beatriz Jálon como 

tendo sido estas as jornalistas directamente contactadas pelo Primeiro-Ministro.  

146. Em sentido similar, João Maia Abreu refere que, enquanto Director de Informação, 

tinha conhecimento de que o Primeiro-Ministro contactava jornalistas e conta ainda o 

seguinte episódio: enquanto correspondente em Bruxelas, foi contactado 

telefonicamente, em 2007, pelo Primeiro-Ministro, depois de uma conferência de 

imprensa, mas ainda antes da divulgação de uma peça, com vista a esclarecer alguns 

aspectos. Conta que esse contacto não redundou em qualquer alteração ao curso da 

peça.  

148. Note-se, desde já, que não existe uma relação directa entre estas revelações sobre 

alegados contactos directos do Primeiro-Ministro a jornalistas da TVI e a suspensão do 

JN6, desde logo, porque as jornalistas referidas em depoimentos de terceiros como 

tendo sido contactadas pelo governante não faziam parte da equipa mais afecta ao JN6. 

João Maia Abreu, na altura do contacto do Primeiro-Ministro, era correspondente, e não 

Director de Informação.  

149. Ainda assim, atendendo à recorrência com que a questão foi abordada, o Conselho 

Regulador entendeu aprofundar a mesma, no pressuposto de que se poderia revelar um 

padrão de relacionamento entre o Primeiro-Ministro e os jornalistas da TVI, o que seria 

eventualmente pertinente no presente procedimento.  

150. Tendo sido chamadas a prestar declarações, Carla Moita e Beatriz Jalón 

confirmaram que receberam contactos directos do Primeiro-Ministro. Nenhum dos 

outros declarantes ouvidos pela ERC, conforme resulta dos seus depoimentos, foi 

contactado pelo Primeiro-Ministro. 

151. Porém, ao contrário do sustentado por Manuela Moura Guedes, Beatriz Jalón 

esclareceu que a última vez que falou por telefone com o Primeiro-Ministro foi há cerca 

de três anos, à saída de um local de reportagem, sobre um assunto não relacionado com 

a peça a ser divulgada. Acrescentou que “nunca se sentiu pressionada pelo Primeiro-

ministro” (acta, p. 1).  

152. Também Carla Moita confirmou que “efectivamente chegou a falar com o 

Primeiro-Ministro ao telefone, assim como fala com regularidade com outros agentes 

políticos.” A jornalista não revelou à ERC o teor da conversa tida com o governante, 



 

35 

mas garantiu que o diálogo “nada tinha a ver com publicar a peça ‘mais ao jeito’ do PM. 

Adianta que não lhe foi dirigido qualquer pedido, recomendação ou ameaça durante 

essa conversa.” Ainda assim, considerou “que a realização do telefonema foi insólita, 

tendo sido essa a razão por que informou da sua ocorrência os seus superiores”, 

designadamente, a editora de política e o director-geral da altura. Garantiu que nunca se 

sentiu pressionada pelo Primeiro-Ministro (acta, p. 2) 

153. Por estes depoimentos, afigura-se como plausível que o Primeiro-Ministro, 

naqueles casos, tenha contactado directamente jornalistas da TVI, só num deles a 

propósito de trabalhos jornalísticos. Contudo, os jornalistas que confirmaram ter sido 

contactados consideram que tais conversas não consubstanciaram uma forma de pressão 

nem se repercutiram numa alteração ao trabalho que estava em preparação. Também, 

pelo teor das declarações daquelas jornalistas, nenhum desses telefonemas se relacionou 

com a cobertura do caso Freeport. 

154. O Conselho Regulador entendeu já “pode[r] admitir-se, em tese, que a uma 

tentativa de intervenção sobre a esfera de decisão do jornalista corresponderá sempre 

algum grau de afectação ou condicionamento da sua liberdade individual” (cfr., a este 

propósito, Deliberação 1/IND/2007). Porém, a relação entre os jornalistas e as suas 

fontes pressupõe contactos e questionamentos recíprocos, por vezes negociação entre as 

partes, quase sempre do interesse de ambas, como aliás ficou patente nos depoimentos 

prestados à ERC, não sendo suposto que o trabalho jornalístico se desenvolva sem 

algum grau de conflitualidade, nomeadamente, quando estão em causa graves acusações 

contra o Primeiro-Ministro.  

 

g) Sobre a recusa de membros do Governo de José Sócrates a dar entrevistas ou 

prestar declarações ao JN6 

 

155. Um aspecto que é apresentado por alguns declarantes como indiciador da 

incomodidade do JN6 para o poder político prende-se com o facto de todos os membros 

do Governo convidados a ir e a prestar declarações àquele bloco informativo terem 

recusado, de forma sistemática, aceder a tais convites. Manuela Moura Guedes advoga, 

até, que havia uma diferença de atitude do Governo em relação ao JN6 e aos restantes 



 

36 

serviços noticiosos da TVI, dado que estes últimos teriam contado, ainda que muito 

excepcionalmente, com a presença de responsáveis ministeriais.  

156. João Maia Abreu secunda Manuela Moura Guedes no que se refere à ausência de 

governantes no JN6, notando, porém, que estes protagonistas também não constituíam 

presença frequente no Jornal Nacional de toda a semana. Mário Moura também não 

acompanha a distinção entre o JN6 e as restantes edições da semana do Jornal Nacional, 

concretizando não ter memória de algum ministro dos governos de José Sócrates ter 

estado, em estúdio e em directo, em qualquer serviço noticioso da TVI. Recorda apenas 

a presença de três ministros (Educação, Trabalho e Agricultura) no programa “Cartas na 

Mesa”, de Constança Cunha e Sá. Em suma, na perspectiva deste declarante, a 

informação da TVI – e não exclusivamente a do JN6 – seria incómoda para o Governo, 

sentimento que faria expressar através dessa recusa. 

157. Na sequência das declarações antes referidas, foi solicitada à TVI informação sobre 

os convites dirigidos a membros do Governo para participarem no Jornal Nacional de 

Sexta entre Maio de 2008 e Setembro de 2009. Os dados em questão foram, 

subsequentemente, remetidos à ERC, embora acompanhados de ressalvas quanto à sua 

abrangência, uma vez que parte significativa dos elementos comprovativos dos convites 

se terá, entretanto, perdido, por “mudanças de telefone, bem como actualizações do 

sistema informático”. 

158. Essa documentação é de dois tipos: i) relação de nomes de membros do Governo (e 

outras entidades) que terão sido “convidados” pelo JN6 e ii) cópias de faxes e de emails 

enviados e recebidos de assessorias de departamentos ministeriais. Do primeiro tipo - 

relação de nomes - não é possível extrair qualquer informação para além do nome ou 

cargo da pessoa a quem se dirigia o convite, a data da edição do JN6 na qual devia 

comparecer e a aceitação ou recusa, desconhecendo-se quais os objectivos, os temas a 

propósito dos quais as pessoas citadas foram convidados e o formato da participação 

(entrevista, debate, comentário). Já nos faxes e emails é possível identificar, em alguns 

casos, as razões dos convites e o tema e tipo de participação. Assim, embora com as 

limitações inerentes aos factos supra-referidos, da documentação fornecida à ERC 

podem extrair-se as seguintes ilações: 

 



 

37 

Ano de 2008: 

a) Os contactos documentados iniciam-se em Junho de 2008 e terminam em 

Dezembro desse ano. Nesse espaço temporal há registo de convites a 

governantes nos meses de Junho, Outubro e Novembro (recorda-se que o 

JN6 teve início em Maio desse ano). 

b) Nesses três meses há menção de convites para sete edições do JN6 – 5 e 27 

de Junho, 24 e 31 de Outubro, 7, 14 e 21 de Novembro, envolvendo nove 

ministros e um Secretário de Estado. 

c) Em três casos, os registos mostram que para a mesma edição do JN6 foram 

convidados sucessivamente, após recusas dos anteriores, vários ministros. 

Estão nesta situação a edição do JN6 de 24 de Outubro, para a qual foram 

convidados sucessivamente três ministros, a edição de 14 de Novembro, para 

a qual foram convidados sucessivamente dois ministros. Para a edição de 27 

de Junho foi convidado um ministro ou, “em sua substituição”, a secretária 

de Estado. Por seu turno, a ministra da Educação foi convidada 

sucessivamente para as edições do JN6 de 31 de Outubro, 14 de Novembro e 

21 de Novembro. 

d) Todos os convites foram recusados, havendo registo de justificação da recusa 

de três ministros que alegaram ausência de Lisboa ou do País. 

e) Num dos casos, há registo do tipo de participação solicitada ao convidado. 

Trata-se da edição do JN6 de 7 de Novembro, em que foi convidado um 

secretário de Estado para um debate com “o Dr. João Cordeiro”. No mesmo 

registo encontra-se mencionado o tema do debate: “preço dos 

medicamentos”. 

f) Os registos disponibilizados mostram ainda que três convites foram feitos 

por email, um por fax, sendo que dos quatro restantes não existe registo 

sobre o meio utilizado. 

g) Nos convites enviados por email é possível identificar a data e hora de envio 

do convite, verificando-se que varia entre um e três dias de antecedência. 

h) Como elemento de contextualização, os registos mostram que, no mesmo 

período, se encontram igualmente assinaladas recusas de outros titulares de 



 

38 

altos cargos públicos - Presidente do Governo Regional da Madeira, 

Presidente do Tribunal de Contas o Presidente da Entidade de Contas e 

Financiamentos Políticos - e de um dirigente político-partidário, Manuela 

Ferreira Leite.  

i) Não existe na documentação enviada à ERC registo de convites ao Primeiro-

Ministro nos meses de Maio a Dezembro de 2008 

 

Ano de 2009: 

j) No ano de 2009, os registos enviados à ERC abrangem os meses de Janeiro a 

Setembro. Nesse período, registam-se convites para cinco edições do JN6: 9 

de Janeiro, 6 de Fevereiro, 20 e 27 de Março e 4 de Setembro. 

k) Para as cinco edições do JN6 os registos mencionam que quatro convites se 

dirigiram a quatro ministros de pastas diferentes. 

l) Para uma das edições do JN6 - 6 de Fevereiro - foram convidados, 

sucessivamente, após recusa do anterior, dois ministros. 

m) Nas cópias dos emails enviados à ERC pela TVI, identificam-se contactos 

com assessores do Primeiro-Ministro nas seguintes datas:  

- 27 de Março de 2009, 19:41 - a TVI coloca-se “à disposição para recolher 

qualquer comentário” sobre o DVD em que o primeiro Ministro era acusado 

de “corrupto” que seria emitido no mesmo dia.  

- Existe registo de resposta do assessor do Primeiro-Ministro às 21:08 

enviando um “comunicado de José Sócrates”. 

n) Os documentos enviados à ERC incluem cópia de um e-mail datado de 4 de 

Setembro de 2009 às 15:44, no qual a TVI envia seis perguntas sobre o “primo” 

do Primeiro-Ministro, relativas a uma peça que seria emitida no JN6 desse 

mesmo dia. Não há registo, na documentação enviada, de eventual resposta. 

o) Note-se que o dia 4 de Setembro de 2009 corresponde à data em que o JN6 se 

reiniciaria após o período de férias, caso não tivesse sido suspenso.  

 

159. Como elemento de contextualização dos dados, recorda-se que o JN6 teve início 

em Maio de 2008 terminando em Setembro de 2009. Por outro lado, Janeiro de 2009 foi 



 

39 

o mês em que o JN6 iniciou a cobertura do “caso Freeport”, tendo a primeira notícia em 

que o Primeiro-Ministro é directamente envolvido sido emitida no JN6 no dia 22 desse 

mês. 

160. Em suma, como demonstram os registos enviados à ERC, durante o ano de 2008, o 

JN6 dirigiu convites a membros do Governo para sete das suas edições, nenhum tendo 

sido aceite. Nenhum dos convites documentados se dirigiu, porém, ao Primeiro-

Ministro.  

161. No que se refere a 2009, há registo de apenas cinco edições do JN6 a requererem a 

presença de membros do Governo, nenhuma das quais do Primeiro-Ministro. Como 

referido supra, o Primeiro-Ministro apenas foi solicitado a comentar uma peça contendo 

um DVD (em que era acusado de “corrupto”) que seria emitida nesse mesmo dia e de 

cujo conteúdo não lhe foi dado conhecimento prévio pela TVI, como se prova 

confrontando o registo da hora de envio do email com a hora de emissão no JN6 do 

citado DVD. Por outro lado, encontra-se registado na documentação fornecida pela TVI 

o envio de um “comunicado” contendo a posição do Primeiro-Ministro sobre as 

acusações de que vinha sendo alvo.  

162. A documentação fornecida à ERC mostra, por outro lado, que enquanto os convites 

a membros do Governo se processavam com um a três dias de antecedência, os dois 

únicos contactos registados dirigidos ao Primeiro-Ministro realizaram-se no próprio 

dia da emissão das peças, poucas horas antes do início do Jornal em que as peças 

seriam emitidas.  

163. Assim, quanto aos convites a membros do Governo, face aos documentos 

fornecidos à ERC pela TVI, e não obstante as limitações apontadas pelo operador, 

constata-se que em 2008 e 2009 o JN6 tentou obter, com insistência e sem êxito, a 

presença no JN6 dos ministros dos Transportes e Obras Públicas, do Trabalho, da 

Saúde, da Educação, da Economia e do Ambiente (esta apenas em 2009), tendo 

igualmente todos sido recusados. Os documentos disponíveis não permitem conhecer os 

objectivos dos convites realizados, salvo num caso (ao Secretário de Estado da Saúde 

para participação num debate). 

164. Os dados obtidos da TVI não permitem, porém, alargar a asserção ao Primeiro-

Ministro, não apenas por não existir registo de “convites” para ele “estar presente” no 



 

40 

JN6, como também porque, na única vez em que foi solicitado, sobre a hora, a comentar 

um DVD que não lhe foi disponibilizado para que lhe fosse possível responder ao 

comentário que lhe era pedido, respondeu ao JN6 através do envio de um comunicado 

(divulgado pelo JN6 nessa edição e distribuído também a todos os meios de 

comunicação social).  

165. Não obstante este facto, que se regista devidamente, a ausência presencial 

sistemática de membros do Governo nos serviços ou programas informativos da TVI 

indicia uma estratégia por parte do Governo de desvalorização e descredibilização da 

informação daquele operador, do mesmo modo que transmite a ideia de poder 

comportar, eventualmente, um acto de represália contra este. 

166. Não ignora o Conselho Regulador que o Primeiro-Ministro e outros membros do 

Governo podiam sentir-se vítimas de actos jornalísticos, menos rigorosos ou até 

contrários à ética profissional e às próprias leis sectoriais, adquirindo, por essa via, um 

capital de queixa contra os seus autores. No caso concreto do Jornal Nacional de Sexta, 

o Conselho deu mesmo como verificadas, em processo anterior, tais ocorrências 

relativamente ao Primeiro-Ministro, em duas edições concretas daquele Jornal 

(conforme Deliberação 11/CONT-TV/2009). 

167. E, se é de reconhecer o direito de recusar ser entrevistado por um jornalista a quem 

se imputem comportamentos difamatórios, pouco éticos ou violadores de regras 

deontológico-jurídicas, deve no entanto o Regulador exprimir a sua reserva 

relativamente a comportamento que consista em, com carácter sistemático, recusar 

participar, de forma directa ou indirecta, em todos os serviços noticiosos de um 

operador de televisão – por, no limite, poder vir a gerar discriminação do operador face 

aos demais serviços de programas. 

 

h) Sobre a ausência de investimento publicitário do Turismo de Portugal, IP, na 

TVI 

 

168. No seu depoimento à ERC, José Eduardo Moniz referiu a existência de factos 

susceptíveis de serem interpretados como pressões ou tentativas de condicionamento da 

orientação editorial da TVI ou como mecanismos de retaliação. Referiu que chegavam à 



 

41 

área comercial da estação, “de tempos a tempos, rumores segundo os quais, de círculos 

governamentais, nomeadamente ligados ao Ministério da Economia, existiram pressões 

sobre anunciantes para não investirem na TVI ou para reduzirem o volume dos seus 

investimentos”. Relatou ainda um episódio passado com ele próprio. Um dia, que não 

soube precisar, “recebeu o telefonema do responsável de uma entidade relevante do 

mercado publicitário informando-o de que estava prevista uma grande campanha 

governamental sobre o turismo português e que a TVI estaria, à partida, excluída” (acta, 

p. 14). 

169. Na Comissão de Ética da Assembleia da República, a 9 de Março de 2010, José 

Eduardo Moniz concretizou as informações prestadas à ERC, referindo que uma 

campanha do Turismo de Portugal não foi contratada à TVI. Esta informação já tinha 

sido veiculada na comunicação social. 

170. Também Bernardo Bairrão, no seu depoimento, se pronunciou sobre conversas que 

lhe chegavam relacionadas com discriminações da TVI no investimento publicitário do 

Estado. Referiu que elaborou um mapa dos investimentos do Estado na TVI nos três 

anos anteriores e que, segundo as suas contas, a TVI tem uma quota de 49% do mercado 

total da publicidade televisiva e uma quota de 35% da publicidade do Estado. Clarificou 

que adopta uma definição macro da publicidade de Estado, que inclui as autarquias e as 

empresas participadas. Concluiu o declarante que, das campanhas publicitárias que não 

passaram pela TVI em 2009, houve uma única, do Turismo de Portugal, que fez 

diferença. Diz que questionou a agência de meios sobre esta ausência, tendo esta 

alegado que se tratava de questões de mercado e de negociação com as outras estações. 

171. Afirmou o declarante que, de facto, a TVI é a estação mais cara, uma vez que tem 

capacidade para impor preços e que dificilmente um grande anunciante abdica da 

estação. Conclui Bernardo Bairrão que “a solução mais simples seria duvidar da 

racionalidade da decisão do Instituto do Turismo, mas (…) não quer pronunciar-se 

sobre se havia outras razões para a explicar, para além daquelas alegadas pela agência, 

uma vez que gosta de se limitar aos factos” (acta, p.6). 

172. Perante a denúncia de que teria havido uma exclusão deliberada da TVI no 

investimento publicitário do Turismo de Portugal, e atendendo ainda ao facto de 

competir ao Conselho Regulador a fiscalização da “conformidade das campanhas de 



 

42 

publicidade do Estado, das Regiões Autónomas e das autarquias locais com os 

princípios constitucionais da imparcialidade e isenção da Administração Pública” (cfr. 

art. 8º, al. i), dos Estatutos da ERC), o Conselho Regulador entendeu solicitar a um 

consultor externo um estudo sobre investimentos publicitários das campanhas do Estado 

na televisão, em 2008 e 2009. 

173. Desse estudo conclui-se que o Turismo de Portugal, I.P., investiu, nos anos 

referidos, nos serviços de programas RTP1 e SIC – assim como, residualmente, em 

canais por cabo –, tendo excluído do seu investimento publicitário a TVI. Em 2007, 

aquela instituição não fez qualquer investimento publicitário nos serviços de programas 

generalistas em sinal aberto. 

174. Tendo em conta os dados constantes do referido estudo, entendeu-se solicitar ao 

Turismo de Portugal, IP, que prestasse os esclarecimentos considerados pertinentes 

sobre os critérios que levaram à exclusão da TVI dos seus investimentos publicitários.  

175. O Turismo de Portugal veio, em resumo, alegar o seguinte: 

a) O público-alvo das campanhas de promoção do turismo interno é, 

prioritariamente, constituído pelos indivíduos com mais de 25 anos das classes 

alta, média alta e média (A, B e C1), predominantemente das regiões de Lisboa e 

Porto. 

b) Tendo em conta as características da sua audiência e o tipo de programação 

(privilegiando programas de cultura geral/conhecimento e informação), o canal 

generalista com maior aptidão para alcançar o público-alvo das campanhas do 

Instituto é a RTP1, seguida da SIC, ficando a TVI em terceiro. 

c) Os preços de tabela da TVI são significativamente mais elevados do que os 

praticados pela RTP1 e pela SIC, sendo que estes serviços de programas 

propuseram descontos de 90% em 2009. 

d) Adicionalmente, a contratação da SIC em 2008 está directamente associada à 

realização do Allgarve, programa de eventos cuja promoção requeria um acordo 

com um parceiro que explorasse um conjunto de meios, desde a televisão à 

imprensa generalista e à especializada em artes e espectáculos, tendo sido 

seleccionada a Impresa. 



 

43 

e) Uma parte significativa do investimento em media no ano de 2009 foi realizada 

através de uma agência de meios, a Carat, cuja análise de mercado publicitário 

coincidiu com a do Instituto. 

f) Em 2010, a agência de meios contratada (a OMD) definiu um plano de media do 

qual não consta igualmente a TVI. 

176. Passando-se à análise, cabe chamar à colação o artigo 27.º do Código da 

Publicidade, que determina que “a publicidade do Estado é regulada em diploma 

próprio.” 

177. O Decreto-Lei n.º 231/2004, de 13 de Dezembro, veio estabelecer as regras 

aplicáveis à distribuição das acções informativas e de publicidade do Estado (Governo, 

administração central e institutos públicos), em território nacional, pelas rádios locais e 

pela imprensa regional, em suporte de papel ou em suporte electrónico. Este diploma 

estabelece critérios que devem ser seguidos na elaboração do plano das acções 

publicitárias que serão adjudicadas às rádios locais e imprensa regional, impondo, para a 

selecção dos suportes publicitários, que se atenda ao volume da tiragem e periodicidade 

das publicações, à proximidade geográfica do suporte em relação aos destinatários 

visados pela mensagem e à qualidade gráfica da publicação, sempre que a mesma seja 

determinante para a melhor receptividade da mensagem junto dos destinatários. 

178. Ora, se, durante muitos anos, a publicidade de Estado foi entendida pela 

comunicação social local e regional como um efectivo apoio financeiro àqueles media, 

actualmente o legislador privilegia a óptica da eficácia para a difusão da mensagem 

institucional, reforçando o dever do Estado de utilizar com eficiência, adequação e 

parcimónia os recursos financeiros à sua disposição para satisfazer as suas necessidades 

de comunicação, através de acções informativas e de publicidade.  

179. Para além do citado diploma – que tem tão-somente como objecto a distribuição 

das acções informativas e de publicidade do Estado pelas rádios locais e pela imprensa 

regional –, não existiam, à época da adjudicação das campanhas publicitárias em 

análise, regras específicas sobre os critérios de distribuição da publicidade do Estado 

pelos órgãos de comunicação social nacionais. Recentemente foi publicada a Resolução 

do Conselho de Ministros n.º 47/2010, de 25 de Junho, que fixa “orientações para a 

colocação de publicidade institucional” do Estado, institutos públicos e das empresas 



 

44 

públicas concessionárias de serviços públicos, relativamente às respectivas obrigações 

de serviço público (cfr. ponto 1). 

180. A inexistência de normas de direito ordinário não poderia, todavia, significar que a 

distribuição de publicidade de entidades públicas pelos órgãos de comunicação social 

nacionais fosse discricionária. Também neste plano, deve exigir-se que o Estado 

respeite o seu dever geral de actuar com transparência, igualdade e eficiência, bastando 

relembrar o disposto no artigo 266.º da Lei Fundamental, que estabelece que “os órgãos 

e agentes administrativos estão subordinados à Constituição e à lei e devem actuar, no 

exercício das suas funções, com respeito pelos princípios da igualdade, da 

proporcionalidade, da justiça, da imparcialidade e da boa-fé.” 

181. Regressando, agora, ao tópico em análise, e como referido, o Turismo de Portugal, 

I.P., apresenta uma série de dados que, na sua perspectiva, justificam e legitimam a 

exclusão da TVI dos seus investimentos publicitários.  

182. Indica, nomeadamente, que a “selecção dos canais generalistas para veicular as 

mensagens promocionais” se funda “na capacidade que os mesmos evidenciam de 

alcançar o público-alvo das campanhas de promoção do turismo interno”, o que é 

analisado “em função da audiência de cada um dos canais nos factores mais relevantes 

de afinidade com o público-alvo, a saber: classe social, faixa etária, região de residência 

e tipo de programação (programas de cultura geral/conhecimento e informação)”. 

183. Tendo em conta as características identificadas, o Turismo de Portugal afirma que  

o canal generalista com maior aptidão para alcançar o público-alvo das campanhas do 

Instituto é a RTP1, seguida da SIC, ficando a TVI em terceiro. 

184. Confrontando os critérios alegados pelo Turismo de Portugal com os dados da 

MediaMonitor e dos Relatórios de Regulação da ERC, relativos aos anos de 2007, 2008 

e 2009, verifica-se que em 2009, quanto ao critério tipo de programação, a RTP1 é dos 

três serviços de programas abrangidos o que, no período em análise, emite mais 

programas de cultura geral/conhecimento e informação.  

185. Quanto à SIC e à TVI, numa caracterização global, não se assinalaram diferenças 

significativas no plano da transmissão de programas informativos quanto ao seu número 

e duração. Contudo, no que se refere a programas de cultura geral/conhecimento, a TVI 

foi efectivamente o serviço de programas que exibiu menos programas desse género: em 



 

45 

2008, a SIC transmitiu 275 programas e a TVI 125; em 2009, a SIC transmitiu 218 

programas e a TVI 82 programas culturais/conhecimento.  

186. As mesmas tendências de programação foram observadas em 2008. 

Salvaguardadas as diferenças decorrentes de uma alteração no plano metodológico na 

análise da programação a partir de 2008, poder-se-á ainda assim aduzir que em 2007 se 

verificou o mesmo quadro geral na caracterização das grelhas dos quatro serviços de 

programas generalistas. 

187. Já quanto ao argumento do Turismo de Portugal de que os preços de tabela da TVI 

são significativamente mais elevados do que os praticados pela RTP1 e pela SIC e que 

as condições negociais propostas por estes serviços de programas foram mais 

favoráveis, ter-se-á que considerar que o mesmo assenta num pressuposto de carácter 

económico, decorrente das práticas normais de mercado. 

188. Face ao exposto, o Conselho Regulador não dá por demonstrado que a exclusão da 

TVI no investimento publicitário do Turismo de Portugal tenha resultado de uma 

tentativa de condicionamento da orientação editorial ou como um mecanismo de 

retaliação pelos conteúdos difundidos. 

189. Cabe ainda notar que o padrão do investimento do Turismo de Portugal é definido 

já em momento anterior ao do lançamento do JN6 e de se terem iniciado as polémicas 

em torno deste programa, o que fragiliza a denúncia apresentada por José Eduardo 

Moniz. 

190. No que respeita aos restantes dados constantes do estudo, refira-se que foram 

identificadas outras situações de distribuição atípica do investimento publicitário de 

entidades públicas, quando se têm como referência os padrões globais do mercado 

publicitário. Foram identificados casos em que, por exemplo, o anunciante público 

concentrou a quase totalidade do investimento na TVI. Dado que tais situações não 

foram objecto de denúncia e que esta problemática é objecto de um procedimento 

autónomo em curso na ERC, que analisará o investimento publicitário do Estado nos 

diferentes órgãos de comunicação social nacionais, não se justificam, na presente 

deliberação, considerações adicionais a este respeito. 

 

 



 

46 

i) Sobre as condições de um financiamento do BCP à TVI / Media Capital 

 

191. Em vários depoimentos, foi defendida a tese de que a difícil situação financeira da 

Prisa tornaria o grupo vulnerável perante entidades externas.  

192. José Eduardo Moniz declarou que, a partir de finais de 2008 e sobretudo em 2009, 

as pressões da administração que sobre si recaíam a propósito da informação da TVI ter-

se-ão agravado de forma significativa porque a crise económica afectou gravemente a 

Prisa. “As pressões dos espanhóis da Administração da TVI para se enviarem sinais 

para o exterior recrudesceram” (acta, p. 9). Fortemente endividada, a Prisa precisava de 

apoios para as suas diligências visando encontrar soluções para os problemas que 

enfrentava em Espanha, nomeadamente, nos meios bancários. José Eduardo Moniz 

salienta que, em simultâneo, estavam em causa, em Portugal, projectos dependentes, de 

uma forma ou de outra, de actos ou boas vontades do Governo (por exemplo, o 5º 

Canal, o concurso da TDT ou a venda da RETI à PT) – acta, p. 9.  

193. Manuela Moura Guedes sustenta que a Prisa estava com graves dificuldades 

financeiras. Segundo o seu depoimento: “Ninguém emprestava dinheiro [à Prisa], 

ninguém… Como sabem, há um problema em Portugal, que é o Governo controlar mais 

ou menos a banca, e portanto a Prisa tinha algum problema em conseguir empréstimos” 

(transcrição, pp. 4-5). 

194. Depreende-se do seu testemunho que a jornalista considera que o Governo estaria a 

utilizar este alegado controlo como “forma de pressão” sobre a Prisa para esta dar 

orientações no sentido de alterar a linha editorial da TVI. 

195. Neste âmbito, foi reportado por Ana Leal um episódio relacionado com um 

empréstimo do BCP à Media Capital.  

196. Referiu a jornalista que, a determinada altura, Bernardo Bairrão terá vindo ao seu 

encontro e de Carlos Enes, perguntando se tinham datas das escutas do processo “Face 

Oculta”, para saber se as mesmas coincidiam com o agravamento das condições de um 

empréstimo do BCP à TVI.  

197. Este episódio foi relatado no mesmo sentido por Carlos Enes, que contou que 

Bernardo Bairrão o indagou sobre as escutas do caso Face Oculta e, em concreto, sobre 

o timing em que Armando Vara e o Primeiro-Ministro teriam falado sobre a aquisição 



 

47 

de parte do capital social da Media Capital pela Portugal Telecom. O administrador terá 

dito ao jornalista que “estava desconfiado de que tal conversa coincidia com o período 

em que estava a decorrer a renegociação de um empréstimo do BCP, na qual o banco 

estaria a impor condições gravosas à Media Capital” (acta, p. 5). 

198. Tendo Bernardo Bairrão sido questionado, na ERC, sobre se a TVI ou a Media 

Capital têm empréstimos com o BCP, se se verificaram alterações das taxas de juro, 

sobre quem, no BCP, negociou este financiamento, e se indagou os jornalistas Carlos 

Enes e Ana Leal sobre as escutas da Face Oculta, o administrador-delegado adjectivou 

estas informações sobre o conteúdo das escutas como “conversas de corredor”, ainda 

que, neste caso, tivesse considerado importante clarificar se as mesmas teriam qualquer 

fundamento. 

199. Bernardo Bairrão referiu “que houve, de facto, uma negociação sobre um contrato 

de crédito com o BCP que foi complicada e que envolveu um aumento de taxas de juro, 

mas que tal se verificou também com as restantes instituições financeiras, o que se 

deveu a ter sido tornado pública a situação financeira da Prisa. De qualquer modo, 

procurou clarificar qual o fundo de verdade no boato dos timings das escutas, tendo 

concluído que o agravamento das taxas de juro era, na altura, justificado por uma 

situação transversal de escassez de crédito no mercado” (acta, p. 5). 

200. Tendo a ERC solicitado ao BCP esclarecimentos sobre as questões suscitadas nos 

depoimentos supra referidos, a instituição financeira, salvaguardando que a revelação 

de alguns dados poderia implicar a violação do segredo profissional a que se encontra 

obrigada (artigo 78.º do Regime Geral das Instituições de Crédito), afiançou que 

“nenhum desvio foi detectado em relação às condições normais de negociação 

envolvendo a TVI.” 

201. Perante os dados que foram recolhidos junto de Bernardo Bairrão e do BCP, o 

Conselho Regulador não dá por demonstrado que a instituição financeira tenha imposto 

à TVI ou à Media Capital condições de crédito com outros fundamentos que não sejam 

os decorrentes das práticas normais de mercado.  

 

 

 



 

48 

V. Deliberação 

 

  Tendo o Conselho Regulador da ERC decidido, no dia 13 de Outubro de 2009, 

abrir um processo de averiguações sobre alegadas interferências dos poderes político 

e/ou económico na suspensão do Jornal Nacional de Sexta da TVI; 

 

  Considerando que a salvaguarda da liberdade e independência dos órgãos de 

comunicação social, nomeadamente perante os poderes político e económico, constitui 

um valor nuclear da liberdade de imprensa; 

 

  Tendo presente que as situações escrutinadas na presente Deliberação não 

esgotam as possíveis configurações que as interferências podem assumir; 

 

  Reconhecendo que a manifestação de interferências é sempre dificilmente 

comprovável, atendendo-se ademais aos poderes de investigação que o Conselho 

Regulador da ERC detém; 

 

  Tendo o Conselho Regulador promovido todas as diligências ao seu alcance para 

atingir o máximo grau de factualidade da informação recolhida, 

 

O Conselho Regulador delibera, ao abrigo das suas atribuições e competências previstas 

no artigo 39º, n.º 1, al. c), da Constituição da República Portuguesa, e nos artigos 8º, 

alíneas a) e c), e 24º, n.º 3, alínea q), dos Estatutos da ERC, aprovados pela Lei n.º 

53/2005, de 8 de Novembro, o seguinte: 

 

1. Reiterar o conteúdo da Deliberação 6/OUT-TV/2009, que considerou ilegal a 

decisão da Administração da TVI de, à revelia do Director de Informação, suspender o 

Jornal Nacional de Sexta; 

 

2. Não dar por demonstrado que: 

 



 

49 

- A decisão da Administração da TVI de suspender o JN6 tenha sido determinada por 

interferências do poder político; 

- A exclusão da TVI de uma campanha publicitária do Turismo de Portugal tenha 

consubstanciado uma tentativa do Governo de condicionamento da orientação editorial 

ou um mecanismo de retaliação dos conteúdos difundidos; 

- O BCP tenha imposto à Media Capital condições de crédito com outros fundamentos 

além dos das práticas normais de mercado. 

 

3. Considerar que: 

 

- As alterações introduzidas no jornal televisivo das sextas-feiras foram defendidas 

pelas Administrações da TVI e, a título principal, da Media Capital, entre outras razões, 

na expectativa da regularização das relações entre o operador e o Governo; 

- Este objectivo do operador, subscrito pelo Director de Informação, poderá, 

naturalmente, resultar numa diferente abordagem jornalística em geral e, mais em 

concreto, da actuação do poder político; 

- Os critérios adoptados pela actual Direcção de Informação se enquadram na liberdade 

que lhe assiste de conduzir uma orientação editorial própria, adoptando as práticas que 

melhor se adeqúem a essa orientação e à preservação da sua independência; 

- Em face de comportamentos violadores da Ética e do Direito, um membro do 

Governo, como a qualquer lesado tem o direito de recusar ser entrevistado pelo 

jornalista que os tenha adoptado; 

- No entanto, justifica reserva a recusa de participação de membros do Governo, com 

carácter sistemático, de forma directa ou indirecta, em todos os serviços noticiosos de 

um determinado operador de televisão – por, no limite, poder vir a gerar discriminação 

do operador relativamente aos demais serviços de programas. 

 

4. Dar, finalmente, por demonstrado que: 

 

- As situações de contactos do Primeiro-Ministro com jornalistas da TVI, como 

confirmado pelos próprios, não se relacionaram com o processo em curso, 



 

50 

nomeadamente, com a cobertura jornalística do caso Freeport, nem se 

consubstanciaram em pressões ilegítimas; 

- Entre os vários factores que estiveram na origem da decisão de suspender o Jornal 

Nacional de Sexta, se encontram o peso e impacto das reacções públicas de crítica ao 

programa provenientes de responsáveis do Partido Socialista, nomeadamente, o seu 

Secretário-Geral; 

- Para a decisão em causa, concorreram igualmente as reservas formuladas, a respeito de 

algumas edições do mesmo programa, por este Conselho Regulador e pelo Conselho 

Deontológico do Sindicato dos Jornalistas; 

- Na sua decisão de suspender o JN6, a Administração da TVI foi significativamente 

influenciada pelos Administradores da Media Capital, especialmente os que aí 

representavam o grupo Prisa. 

 

Lisboa, 28 de Julho de 2010 

 

O Conselho Regulador 
 

José Alberto de Azeredo Lopes 
Elísio Cabral de Oliveira (com declaração de voto) 

Maria Estrela Serrano (com declaração de voto) 
Rui Assis Ferreira 

Luís Gonçalves da Silva (voto contra com declaração de voto) 


