Do Objecto Reinventado
à Cidade Reinventada


29 de Junho 2016 às 09h30.
No Terminal de Cruzeiros de Leixões.

Players

Maria Milano

Curadora
Licenciada em Arquitetura pela Università degli Studi di Palermo (Itália), é Mestre em Projeto do Ambiente Urbano pela Faculdade de Arquitectura e pela Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto e doutoranda em Património Arquitetónico pela Faculdade de Arquitectura da Universidade do Porto.

Paolo Deganello

Arquitecto e Designer
Paolo Deganello nasceu em Este (Pádua) em 1940. Depois de se formar pela Faculdade de Arquitectura de Florença, em 1966, abriu o estúdio Arquitectura Radical Archizoom Associati nesse mesmo ano, juntamente com Andrea Branzi, Gilberto Corretti e Massimo Morozzi. Lecciona desde 2006 na ESAD em Matosinhos (Porto) e desde 2008 na Faculdade de Arquitectura em Alghero (Itália)...

João Mendes Ribeiro

Arquitecto
Licenciou-se na Faculdade de Arquitectura da Universidade do Porto, tendo aqui leccionado entre 1989 e 1991. Recebeu vários prémios nacionais e internacionais.

Guilherme Pinto

Presidente da Câmara Municipal de Matosinhos
Guilherme Manuel Lopes Pinto nasceu em Matosinhos a 21 de abril de 1959. Licenciado em Direito pela Universidade de Coimbra, foi professor do ensino secundário e exerceu a profissão de advogado. A nível político, foi deputado quer na Assembleia da República quer na Assembleia Municipal de Matosinhos.

Rui Moreira

Presidente da Câmara Municipal do Porto
Rui de Carvalho de Araújo Moreira nasceu no Porto a 8 de Agosto de 1956. É empresário.Frequentou o Colégio Alemão do Porto, o Liceu Nacional Garcia de Orta e licenciou-se em gestão de empresas em 1978, pela Universidade de Greenwich (Londres, Inglaterra), tendo obtido, nesse ano, o prémio de melhor aluno do curso.

Programa

Sinopse Conferência

O Design está no centro de um conjunto vasto e profundo de reconfigurações que marcam o nosso tempo. Da escala do objecto à escala da cidade, as transformações tecnológicas e culturais, os desafios suscitados por um conjuntura de crise económica e pela redefinição dos valores que alicerçam a nossa sociedade, requisitam o design como disciplina cada vez mais determinante na intervenção crítica sobre o presente e no projectar sustentável de um futuro.

Promovida pelo jornal Público em parceria com a ESAD – Escola Superior de Artes e Design de Matosinhos coincidindo com a participação de Portugal na XXI Trienal de Milão, a conferência Do Objecto Reinventado à Cidade Reinventada reúne um conjunto de destacados especialistas nas áreas do design, arquitectura e sociologia para debaterem as formas de produção, mediação e comunicação que nas suas interligações ao design nos suscitam uma nova agenda de questões e propostas futuras.

Abertura

10:00 Guilherme Pinto (Presidente da Câmara de Matosinhos)

10:15 Bárbara Reis (Diretora do Público)

Painel da manhã

10:40 José Bártolo,

11:00 Maria Milano

11:20 João Mendes Ribeiro

11:45 Coffee Breack

12:00 Apresentação Porto

12:20 Apresentação Matosinhos

13:00 Almoço no Terminal de Cruzeiros

Painel da tarde

14:30 Álvaro Domingues

15:00 Paolo Deganello

16:00 Debate José Bragança Miranda, Nuno Valentim, Paolo Deganello e Rui Moreira (Presidente da Câmara do Porto)

Moderação de José Bártolo e Maria Milano

Encerramento

Visita ao Terminal de Cruzeiros e Cocktail

Notícias Design & Arquitectura by Lexus

Da cidade "ovo estrelado" à cidade "ovos mexidos"

O presente e o futuro da cidade foi debatido na conferência Do Objecto Reinventado à Cidade Reinventada, promovida pelo PÚBLICO no Terminal de Cruzeiros de Leixões.

Quando se pensa na ideia de cidade, o mais habitual é limitar o seu significado às suas fronteiras geográficas demarcadas pelo território municipal, à regulação jurídica e às suas tradições, como sendo algo oposto à noção de ruralidade. Aos olhos do geógrafo Álvaro Domingues, um dos oradores da conferência Do Objecto Reinventado à Cidade Reinventada, promovida pelo PÚBLICO em parceria com a Escola de Artes e Design (ESAD), que decorreu esta quarta-feira no Terminal de Cruzeiros de Leixões, Matosinhos, esta é uma noção redutora.

Um Olhar Italiano Sobre Portugal na XXI Trienal de Milão

Agora, com o suporte de entidades, da escola, do estado e das indústrias de Portugal, é possível conhecer a elevada qualidade projetual intrínseca do Depois Design Português, numa visão futura

Milão, 2 de abril de 2016: voltou, depois de uma longa interrupção, a Trienal, a XXI Trienal, e voltou em grande. Não é que nestes anos não se tenha feito cultura projetual em Milão, mas entretanto multiplicaram-se os eventos durante a sempre mais intensa Semana do Design. A Trienal voltou a propor e a confrontar-se com as várias relações do design na lógica da “nova dramaturgia do projeto”.

XXI Trienal de Milão: “O Grande Número” e a ideia de Escola

O programa da Representação Portuguesa na XXI Trienal de Milão é em grande medida construído em torno da ideia de Escola e da sua reflexão crítica

Portugal vai estar representado oficialmente na XXI Trienal de Milão que, entre 2 de abril e 12 de setembro, se desenvolve sob o conceito geral "21st Century. Design After Design". Em dois artigos de opinião vou procurar enquadrar esta edição, do ponto de vista do conceito geral e do programa da representação portuguesa, e evidenciar porque, em minha opinião, a ideia de Escola nos surge como central.

Objects after Objects: o design e a arquitectura portuguesa na trienal de Milão

O habitar, expressão da nossa forma de estar no mundo, representa o fio condutor do conjunto de exposições presentes no pavilhão português para a XXI Trienal de Milão.

Habitar entendido como valor a redescobrir na sua essência, expressão da relação intrínseca entre arquitetura e design, hoje esquecida em prole de um processo de especialização das disciplinas de projeto. Este processo tem conduzido, por um lado, ao progressivo entendimento do design como disciplina complementar da arquitetura, por outro, leva a considerar a arquitetura em função das suas qualidades espaciais e não como lugar e espaço para ser habitado.

Lexus anuncia equipa vencedora dos Lexus Design Awards

“AGAR PLASTICITY”, CONCEBIDO PELA EQUIPA “AMAM” VENCE O CONCURSO DESTE ANO DOS PRÉMIOS CONSAGRADOS AO DESIGN - LEXUS DESIGN AWARD

Mais uma edição do “Lexus Design Award” premeia em Milão novos talentos e criadores de todo o mundo.
Como parte integrante da Milan Design Week 2016 o jury especializado anunciou no espaço Lexus os vencedores do Lexus Design Award 2016 a AGAR PLASTICITY concebido pela equipa AMAM.
Em Portugal, a venda do primeiro Lexus híbrido foi também um RX 400h em Maio de 2005, e até hoje circulam mais de 1500 Lexus híbridos nas estradas Portuguesas.

Lexus atinge a marca de 1 milhão de veículos híbridos

Desde a venda do primeiro veículo de luxo híbrido o RX 400h em Abril de 2005 até hoje, a Lexus colocou nas estradas 1 milhão de Lexus híbridos.
Em Portugal, a venda do primeiro Lexus híbrido foi também um RX 400h em Maio de 2005, e até hoje circulam mais de 1500 Lexus híbridos nas estradas Portuguesas.

Lexus marca novamente presença na maior exposição de design do mundo

LEXUS RENOVA O COMPROMISSO COM O DESIGN E REVELA EM ITÁLIA O ESPAÇO DENOMINADO “LEXUS – UM ENCONTRO COM ANTECIPAÇÃO” PARA ALÉM DE REVELAR OS VENCEDORES DOS LEXUS DESIGN AWARD 2016

Mais uma edição do “Lexus Design Award” premeia em Milão novos talentos e criadores de todo o mundo.
Formafantasma cria espaço emblemático para expor o Concept a pilha de combustível o Lexus LF-FC no Milan Design Week 2016 (Salone del Mobile)
“Lexus – Ao Encontro da Antecipação” interpreta os valores da marca Lexus de Superior Design e Qualidade de Construção dos modelos da Gama Lexus.

SENSE-WEAR VENCEDOR DO PRÉMIO DE DESIGN LEXUS 2015

A LEXUS ANUNCIOU O PROJETO VENCEDOR DO PRÉMIO DE DESIGN 2015 APELIDADO DE SENSE-WEAR, DA AUTORIA DE EMANUELA CORTI E IVAN PARATI (GRUPO CARAVAN).

A Lexus anunciou o projeto vencedor do Prémio de Design 2015 apelidado de Sense-Wear, da autoria de Emanuela Corti e Ivan Parati (Grupo Caravan). A revelação do vencedor e a entrega do prémio foi entregue por Tokuo Fukuichi, Presidente da Lexus Internacional, durante a cerimónia realizada no espaço Lexus, na Semana de Design de Milão.
Sense-Wear é uma coleção de vestuário e acessórios concebidos para melhorar e reforçar a personalidade. Alguns artigos ajudam a disfarçar algumas linhas físicas, enquanto outras ajudam a realça-las, permitindo que os utilizadores experimentem o mundo sensorial a partir de uma nova perspectiva. Os designers tiveram como mentor Robin Hunicke no desenvolvimento de um protótipo exibido no espaço Lexus em Milão.

LEXUS CRIA PRANCHA SEM RODAS E QUE RECORRE À LEVITAÇÃO

DESAFIANDO CONCEITOS, ALIANDO AO DESIGN À TECNOLOGIA, RESULTOU NUMA CRIAÇÃO ÚNICA E FANTÁSTICA PARA A NOVA CAMPANHA "AMAZING IN MOTION" DA LEXUS

Desafiando conceitos, aliando ao Design à Tecnologia, resultou numa criação única e fantástica para a nova campanha "AMAZING IN MOTION" da LEXUS
A marca de automóveis Premium Lexus, em parceria com os líderes mundiais em tecnologia super condutora criou uma das mais avançadas pranchas alguma vez desenvolvida. A Hoverboard é uma espécie de skate mas que não tem qualquer roda e que recorre a levitação.