Volume 1 - 19 de Abril
FLORESTA PORTUGUESA
Imagens de tempos idos


A floresta em Portugal caracterizou-se, sobretudo durante o último século, por uma sucessão de alterações
que a distinguem claramente das florestas da maioria dos países europeus. O facto de muito ter mudado
no que toca à floresta em Portugal é só por si uma razão fortíssima para nos esforçarmos por tentar conhecer melhor o passado. É esse o objectivo do presente volume ao apresentar o resultado de uma recolha fotográfica realizada ao longo de anos de entusiasmo pela floresta. A pessoa que o fez é um reconhecido apaixonado pela floresta e pela sua história, o engenheiro silvicultor José Neiva Vieira. 

A série de imagens que aqui se apresenta representa um espólio único e inestimável que retrata uma realidade de tempos idos. Os textos, a escolha das imagens e a sua organização em oito temas são da inteira responsabilidade de José Neiva.

O interesse destas imagens transcende largamente o âmbito florestal já que ilustram toda uma série de outros aspectos ligados à realidade portuguesa dos séculos XIX e XX. Por outro lado são aspectos que tocam
as raízes, mais ou menos remotas, de todos nós, na medida em que quase todos temos ligações familiares
com o mundo rural e com a floresta. Nas páginas que se seguem o leitor poderá conhecer, por exemplo,
o trabalho que era feito nas Matas do Estado, o impressionante trabalho de arborização realizado nas dunas
do litoral ou o trabalho da extracção de cortiça, cujas principais características ainda hoje se mantém, apesar
de tudo.

O presente volume é assim um convite a visitar o passado e a conhecer alguns aspectos marcantes da história recente da floresta em Portugal. É essa história, as pessoas que para ela contribuíram e das paisagens florestais que criaram e influenciaram, que convidamos o leitor a descobrir ao longo das páginas deste volume.